DEUSES FALSOS E O DEUS VERDADEIRO [Parte 1]



]Fonte[


O QUE É UM DEUS?
Segundo o Dicionário Priberan (1):
1. Ser supremo. (Nesta acepção, grafa-se geralmente com inicial maiúscula.)
2. Relig. Catól. Cada um dos membros da Trindade. (Nesta acepção, grafa-se com inicial maiúscula.)
3. Divindade do culto pagão ou de qualquer religião não derivada do mosaísmo
4. Fig. Homem heróico ou de superioridade incontestável
5. Objecto que exerce grande influência ou grande poder


DEUSES COMUNS
Podemos perceber que qualquer coisa que ocupe o lugar de Deus, constitui-se um Deus. Quanto a isso a Bíblia nos revela que o Espírito Santo tem ciúmes:
4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 5 Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? (Tg 4.4,5)
A Palavra de Deus mostra e coloca isso ao nível de uma traição de um adultério espiritual


a) FAMÍLIA
"E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna." (Mt 19:29)
"E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho," (Mc 10:29)
"Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo." (Lc 14:26)

b) DINHEIRO
21 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. 22 Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. (Mc 10.21,22)

c) A RELIGIÃO
"Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga." (Jo 12:42)

d) A GLÓRIA DOS HOMENS
E não quereis vir a mim para terdes vida. 41 Eu não recebo glória dos homens; (Jo 5.40,41) Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus. (Jo 12.43)
"E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados;" (1Tess 2:6)

e) HOMENS
14 E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós. 15 E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles; (Act 14:11,15)

f) IDOLATRIA
Porventura fará um homem deuses para si, que contudo não são deuses? (Jr 16.20)
Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém. (1Jo 5.21)


ALGUNS FALSOS DEUSES QUE A BÍBLIA FALA
A Bíblia não fala apenas do Deus verdadeiro, mas apresenta outros falsos deuses. Entre eles:


ASTAROTE ou ASTARTE [deusa dos fenícios] (Jz 2.13; 10.6, 1Sm 7.3; 31.10, 1Rs 11.33, 2Rs 23.13)

BAAL [deus da fenícia e das tribos cananéias](Jz 2.11; 8.33, 1Rs 16.32; 18.19; 19.18, 2Rs 10.18,28; 21.3, 2Cron 24.27, Jr 2.8; 7.9, Os 2.8)

BAAL-PEOR [deus dos moabitas] (Nm 25.3, Dt 4.3, Js 22.17, Slm 106.28, Os 9.10)

CAMOS [deus dos moabitas] (Nm 21.29, Jz 11.24, 2Rs 23.13, Jr 48.7)

DAGOM [deus dos filisteus] (Jz 16.23, 1Sm 5.2, 1Cron 10.10) DIANA [deusa dos Efésios] (At 19.24,28,35)

MOLOQUE [deus dos amonitas] (Lv 18.21, 2Rs 23.10, Jr 32.35, Am 5.26, At 7.43) 


QUALQUER FALSO DEUS DEVERÁ SER DESTRUÍDO (VISÍVEL OU INVISÍVEL)
"Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme às suas obras; antes os destruirás totalmente, e quebrarás de todo as suas estátuas." (Êx 23:24)
"Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que por natureza não são deuses." (Gál 4:8)
Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes. (Gn 35.2)
As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao SENHOR teu Deus. (Dt 7.25)
Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. (Is 42.8)


(1) Dicionário Priberam

0 comentários:

Enviar um comentário

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.