DEUSES FALSOS E O DEUS VERDADEIRO [Parte 2]







COMO POSSO CONHECER O DEUS VERDADEIRO
A palavra religião surgiu da tentativa de “re-ligar” as pessoas a Deus. Deus não é algo ou alguma coisa. Deus não deve ser considerado de forma indiferente:

E há de ser que, naquele tempo, esquadrinharei a Jerusalém com lanternas, e castigarei os homens que se espessam como a borra do vinho, que dizem no seu coração: O SENHOR não faz o bem nem faz o mal. (Sf 1.12)

Pelo pecado o homem se distanciou de Deus, não podendo mais desfrutar de uma forma integra comunhão com o Criador. A partir daí o Homem de muitas formas tem procurado estabelecer comunhão com Deus. Deus sempre desejou e deseja que este mesmo Homem, pecaminoso, caído, miserável tivesse comunhão com Ele. Para isso Deus utiliza-se de várias formas afim de se comunicar e dar-se a conhecer. Eis algumas:


a) PELA NATUREZA
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; (Rm 1.20)

1 OS céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. 2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. 3 Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz. 4 A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol (Slm 19.1-4)

Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim. (Ecl 3.11)

b) PELAS ESCRITURAS
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; (Jo 5.39)

O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio. (Act 3:21)

c) POR JESUS
1 HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, 2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. (Hb 1.1,2)

9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. (Jo 14.9,10)

Disseram-lhe, pois: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai. (Jo 8.19)

O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; (Cl 1.15)

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. (1Jo 5.20)


2 RAZÕES PORQUE NEM TODOS CONHECEM O DEUS VERDADEIRO

1) IGNORÂNCIA
Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; (At 17.4)
"E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes." (Act 3:17)
Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; (1Pd 1.14)

2) REBELDIA E REJEIÇÃO
E, todavia, dizem a Deus: Retira-te de nós; porque não desejamos ter conhecimento dos teus caminhos. (Jó 21.14)

11 Eles, porém, não quiseram escutar, e deram-me o ombro rebelde, e ensurdeceram os seus ouvidos, para que não ouvissem. 12 Sim, fizeram os seus corações como pedra de diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o SENHOR dos Exércitos enviara pelo seu Espírito por intermédio dos primeiros profetas; daí veio a grande ira do SENHOR dos Exércitos. (Zc 7.11,12)

E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; (Rm 1.28)

Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. (2Cor 4.4)

E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos. (2Tess 3.2) 

Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; (Ef 4:18)

Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste. (2Pd 3.5)


DEUS QUEIXA-SE PORQUE O POVO NÃO O CONHECE
E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao SENHOR, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel. (Jz 2.10)

Deveras o meu povo está louco, já não me conhece; são filhos néscios, e não entendidos; são sábios para fazer mal, mas não sabem fazer o bem. (Jr 4.22)

Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o grou e a andorinha observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR. (Jr 8.7)

E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim. (Jo 16.3) 


DEVEMOS DEMONSTRAR INTERESSE EM CONHECER A DEUS
Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR. (Jr 9.24)

E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. (Jr 31.34)

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. (Os 6.3)


A BÍBLIA FALA DO VERDADADEIRO DEUS
Geralmente se houve, muitas pessoas dizerem: "Só existe um Deus". Esta afirmação está 50% correcta. Por um lado se quisermos diser que só existe um Deus verdadeiro, então podemos concordar em 100% Se quisermos abranger as coisas então não podemos dizer que existe apenas um Deus, mas muitos deuses. 

"Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores)," (1Cor 8:5)

"E Israel esteve por muitos dias sem o verdadeiro Deus, e sem sacerdote que o ensinasse, e sem lei." (2Crôn 15:2,3)

"E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (Jo 17:3)

"Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro," (1Tess 1:9)

"E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna." (1Jo 5:20)

"Aquele que aceitou o seu testemunho, esse confirmou que Deus é verdadeiro." (Jo 3:33)

"De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado." (Rom 3:4)

0 comentários:

Enviar um comentário

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.