Steve Jobs e Nossa Vida Espiritual [14 Lições]






]Fonte[

INTRODUÇÃO:
Creio que com todas as pessoas podemos aprender algo de muito bom, quanto muito não seja: “Não vás pelo mesmo caminho que te matas”.
Quem não sabe olhar para fora de si mesmo, jamais terá a capacidade de melhorar ou mesmo pensar que existe algo melhor do que aquilo que ele é ou da forma como faz.
Não são todas as pessoas que conseguem fazer isso, mas as que as faz conseguem atingir voos muito altos na vida e espera-se na vida espiritual.

"E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz." (Luc 16:8)

Muitos internautas após a morte de Steve Jobs (5 de Outubro de 2011) começaram quase que numa disputa em algumas redes sociais, afim de chegarem a uma conclusão se ele era cristão ou não.
Eu sinceramente fico fora destes debates e o meu interesse aqui não é chegar a alguma conclusão de foro religioso ou espiritual quanto a Steve Jobs, mas aproveitar algumas coisas que ele afirmou que creio ser de muito interesse, havendo uma óptima aplicabilidade à minha/nossa vida como cristão/s.


1) ATÉ O MAL PODE CONTRIBUIR PARA O BEM:
Steve Jobs:
"Ser demitido foi a melhor coisa que me aconteceu. O peso do sucesso foi tirado dos meus ombros, e substituído pela leveza de ser, de novo, um iniciante, sem muitas certezas a respeito de nada. Foi duro, como um soco no estômago, porém me libertou. Entrei no período mais criativo da minha vida"

"De novo, você não consegue conectar os fatos olhando para frente. Você só os conecta quando olha para trás. Então tem que acreditar que, de alguma forma, eles vão se conectar no futuro. Você tem que acreditar em alguma coisa – sua garra, destino, vida, karma ou o que quer que seja. Essa maneira de encarar a vida nunca me decepcionou e tem feito toda a diferença para mim."

Se muitas vezes ouvimos algumas pessoas, não-cristãs dizerem: "NADA ACONTECE POR ACASO”, quanto mais o cristão deveria ter isto em mente.
"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rom 8:28)
"Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus." (2Cor 1:4) Ler também: 2Tim 2:9, Filip 1:13,14, Filem 1:10
De vez em quando é preciso olhar para trás(não no sentido da desistência ou saudosismo da velha vida), para podermos ligar “os pontos” afim de podermos ir construindo o puzzle de nossa vida espiritual.
Coisas negativas só serão prejudiciais, se tivermos uma mente conformista e não aproveitarmos as oportunidades para crescimento pessoal, "dando a volta" por cima. Muitas vezes precisamos ser empurrados para fora do ninho para aprendermos a bater as asas.


2) NÃO SE ALIMENTE DAQUILO QUE OS OUTROS SÃO:
Steve Jobs:
"Seu tempo é limitado, portanto não o desperdice vivendo a vida de alguém. Não caia na armadilha do dogma – que é viver com os resultados dos pensamentos de outras pessoas.

Entre muitas coisas que poderíamos dizer, podemos destaco a importância de sermos nós mesmos.
Quem criou a individualidade(não o individualismo) foi Deus, por esta razão alguém afirmou: "Todos diferentes, todos iguais".
Eu posso imitar algumas coisas que alguém faz, mas jamais poderei ser esta pessoa. Mesmo o camaleão procura enquadrar-se ao ambiente onde está, mas ele jamais deixará de ser aquilo que é.
Paulo fala desta multi-diversidade quando fala e representa a Igreja e cada um de nós, como membros de um só corpo, no qual Cristo é o cabeça. (Rom 12.4-8, 1Cor 12.12-31)
Não nos podemos alimentar da vida, da fé e das experiências dos outros, embora elas possam ser um incentivo a prosseguirmos determinados caminhos. Temos necessidade de desenvolver nossa própria experiência com Deus e isso faz-se diariamente; Assim espera-se.
Querer ser o que o outro é, como Steve Jobs afirmou é uma armadilha. Infelizmente muitos crentes sentem-se frustrados porque não conseguem ser aquilo que outros são. Não sejamos loucos, isso jamais acontecerá. Uma regra: Seja aquilo que Deus quer que sejas. Se formos aquilo que os outros são, que contributo diferente traremos a este mundo?


3) QUERENDO AGRADAR QUEM?
Steve Jobs:
Não deixe que o barulho da opinião dos outros cale a sua própria voz interior. E o mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e intuição. Eles de alguma maneira já sabem o que você realmente quer se tornar."

"Porventura, procuro eu agora o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo" (Gl 1.10).
MacArthur em seu livro “Com vergonha do Evangelho” diz o seguinte: O fato de ter sido [Paulo] apedrejado e deixado como morto, de ter sido açoitado, aprisionado e finalmente morto por amor à verdade deveria demonstrar que Paulo não adaptou sua mensagem para agradar os ouvintes!
Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto. (At 14.19)
"Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens." (Act 5:29)


4) A VIDA CRISTÃ ESTÁ ISENTA DE DE APOSENTAÇÃO
Steve Jobs:
"Não tenho planos de me aposentar. Eu não vejo a minha trajetória como uma ‘carreira’. Eu faço coisas. Eu respondo a coisas. Isso não é uma carreira – é uma vida."

Uma pessoa que vive e trabalha somente com o objectivo: "REFORMA, APOSENTAÇÃO", não será com certeza feliz.
Devemos olhar para a vida cristã, não apenas visualizando o descanso de um dia, o céu, mas devemos começar a gozar do céu, do descanso eterno já nesta vida. Jesus prometeu descanso, paz, alegria para o tempo presente:
"Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus." (At 20:24 comp. At 13.25)
"Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." (2Tim 4:7 comp. Heb 12.2)


5) AME QUEM LHE CHAMOU:
Steve Jobs:
"Quando contrato alguém, competência é fundamental. Mas a verdadeira questão, na hora de contratar alguém, é: essa pessoa aqui na minha frente vai se apaixonar pela Apple? Porque, caso se apaixone, tudo fica fácil."
"A única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz. Se você não encontrou, continue procurando. Não se acomode."

Jesus como líder, Mestre que foi, sempre procurava pessoas que não apenas estariam interessadas naquilo que Ele fazia, mas naquilo que Ele era e acima de tudo O amassem.
É necessário lembrar que acima de cumprirmos os mandamentos de Jesus, deverá estar nosso amor a Ele. Funciona quase como premissas - Uma conduz à outra.
Fazer o que alguém gosta é apenas um reflexo do amor que se tem a esta pessoa. Não é possível ser-se cristão se não se ama este modo de vida:
10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. 15 Se me amais, guardai os meus mandamentos. 21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." (Jo 14:10,15,21)


6) SER UM RICO DIFERENTE:
Steve Jobs:
"Ser o mais rico do cemitério não é o que mais importa para mim... Ir para a cama à noite e pensar que foi feito alguma coisa grande. Isso é o que mais importa para mim."

Uma coisa é ser um homem rico, outra um rico homem. Uma fala de algo material, outra fala ao nível do carácter que nem mesmo o dinheiro pode dar.
"Mas ai de vós, ricos! porque já tendes a vossa consolação." (Luc 6:24)
"Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus." (Luc 12:21)
"Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?" (Mat 16:26 comp 1Tim 6 :9,17)

A riqueza não deve ser o alvo, mas a consequência. Ser abençoado por Deus, não deve ser o meu alvo, mas uma consequência. Muitos pessoas estão atrás de Cristo, supostamente seguindo-o afim de poderem alcançar aquilo que eles mais amam: Este mundo e o que no mundo há. (1Jo 2.15)


7) A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE NA CONSTRUÇÃO
Steve Jobs:
"Quando um carpinteiro constrói um belo armário, ele não usa madeira ordinária no forro. Para dormir tranquilo, usa madeira boa. Isso o deixa feliz. É a estética e a qualidade que o movem. Eu sou acima de tudo um artesão."

Steve Jobs queria dormir descansado. Aquilo que estava fazendo, desejava ter a certeza para si mesmo era algo positivo e bom. E nós?
11 Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 12 E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14 Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. (1Cor 3.11-15)

Creio que para quem tem o mínimo de conhecimento da Palavra de Deus, e tem consciência que não está construindo bem seu edifício, sua casa(espiritual), não consegue dormir descansado com isso. A qualquer momento ele sabe que poderá ser chamado à presença de Deus. Devemos pensar na qualidade da nossa vida.


8) SEDE AGRADECIDOS E RECONHECIDO:
Steve Jobs:
"Eu achava que seria um delinquente. Se não fosse por três ou quatro pessoas, que investiram tempo e atenção extra em mim, certamente teria ido parar na cadeia. Uma dessas pessoas foi Mrs. Hill, minha professora do primário"

Há pessoas que facilmente se esquecem do bem que lhes fazem ainda achando isso um dever. Quem não consegue ser agradecido para com os outros dificilmente terá um coração agradecido para com Deus.
"O SENHOR conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias." (2Tim 1:16)
Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho. (Filip 1.7)
Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. (Filip 4.10)


9) JAMAIS DESISTA
Steve Jobs:
"Quando você examina um problema e acha que ele é simples, você não se deu conta de quão complexo ele é. Depois que você mergulha no problema... percebe que ele é complicado e começa a encontrar muitas soluções rebuscadas. É aí que a maior parte das pessoas pára. Mas alguém realmente bom vai continuar, vai descobrir o problema que está por trás de tudo e encontrar uma solução elegante que funcione em todos os níveis"

É nas tribulações que muitos desistem e voltam atrás. Acima de tudo pede-se firmeza a todo aquele que deseja alcançar grandes vitórias:
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (1Cor 15:58)
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. (Ef 6:11,13)
"Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus." (Col 4:12)
"Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo." (1Ped 5:9)


10) SEJA PERFECCIONISTA NAQUILO QUE FAZ PARA DEUS:
Steve Jobs, disse:
"Seja uma referência em qualidade. Algumas pessoas não estão habituadas a um ambiente onde a excelência é o esperado."

Há pessoas para as quais o mais ou menos é excelente. Gosto de pensar que Deus não merece menos do que faria para um patrão. A casa de Deus não merece menos cuidado do que a minha casa.
"(Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?);" (1Tim 3:5)


11) ESTEJA DISPOSTO A PERDER PARA GANHAR:
Steve Jobs, disse:
"Eu sou a única pessoa que sei que perdeu um quarto de bilhão de dólares em um ano …. Isto constrói muito o caráter."

Temos a capacidade de perder, para que nosso carácter cristão seja mais puro, mais limpo, mais agradável ao Senhor?
Jesus mostra que a vida cristã é feita de perdas, mas perder aquilo que se interpõe entre nós e Deus, não é perder, é ganhar.
"Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á." (Mat 10:39)
"Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á." (Mat 16:25)
E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. (Mat 19.29 comp.: Marc 8.35, Luc 9.24)

4 Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: 5 Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; 6 Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. 7 Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. 8 E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, 9 E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; (Filp 3.4-9 comp.: 1Cor 9.25, Apoc 2.5)


12) NÃO OLHE PARA TRÁS, NÃO SE DISTRAIA:
Steve Jobs:
"O segredo está em dizer 'não' para mil coisas, e assim não sair da trilha e se dispersar. Nós estamos sempre pensando em que novos mercados podemos entrar, mas é ao dizer 'não' que nos concentramos no que realmente importa. Eu tenho tanto orgulho do que fiz quanto do que deixei de fazer."

Será que nós conseguimos dizer que não a muitas coisas pequenas, que são impedimentos para atingirmos outros objetivos maiores?
Lembremo-nos pedras no sapato, não nos incomodam por ser grandes, mas por serem pequenas e mesmo assim nos impedem de caminhar de forma confortável. Livre-se destas pedrinhas, diga NÃO!
A mulher de Ló
"Lembrai-vos da mulher de Ló." (Luc 17:32)

Marta andava distraída
"Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude." (Luc 10:40)

Jesus advertiu contra o perigo de nosso coração se carregar com tantas coisas
E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. (Luc 21.34)


13) PENSAR NAQUILO QUE A VIDA É
Steve Jobs:
"Quando eu tinha 17, eu li uma frase 'Se você viver cada dia como se fosse o último, um dia você estará certo'. Isso me marcou, e desde então, pelos 33 anos seguintes, me olho no espelho toda manhã e me pergunto 'Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu iria querer fazer o que tenho que fazer hoje?' Sempre que a resposta foi 'Não' muitos dias seguidos, eu sabia que tinha que mudar algo."
Ainda assim, a morte é o destino que todos nós compartilhamos. Ninguém nunca conseguiu escapar. E assim é como deve ser, porque a morte é muito provavelmente a principal invenção da vida. É o agente de mudança da vida. Ela limpa o velho para abrir caminho para o novo.”
Nesse momento, o novo é você. Mas algum dia, não muito distante, você gradualmente se tornará um velho e será varrido. Desculpa ser tão dramático, mas isso é a verdade."
"Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a tomar grandes decisões. Porque quase tudo — expectativas externas, orgulho, medo de passar vergonha ou falhar — caem diante da morte, deixando apenas o que é apenas importante. Não há razão para não seguir o seu coração."

A vida é breve! Mas se assim é, deveríamos eliminar de nossa vida aquilo que é secundário e colocar na devida prateleira. Se a vida é breve, como deixamos que os dias passem por nós?
Que transformação temos permitido que o dia de ontem, que passou, melhorasse nosso carácter?
Mesmo aquilo que é importante em nossas vidas diárias pode se tornar fútil comparando com os valores eternos.
"Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios." (Salm 90:12)
10 E o rico em seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. 11 Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos." (Tiago 1:10,11)
"Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor;" (1Ped 1:24)
"Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;" (Col 3:2)

Ele morreu com 56 anos e fez muito em favor da tecnologia, nós com a idade que temos qual o contributo que temos dado para que o mundo seja diferente? Temos a convição que podemos morrer hoje?

Steve dizia:
'Se hoje fosse o último dia da minha vida, eu iria querer fazer o que tenho que fazer hoje?' Sempre que a resposta foi 'Não' muitos dias seguidos, eu sabia que tinha que mudar algo."


Quantos dias passam por nós e também respondemos que não voltaríamos a fazer as mesmas coisas e continuamos a fazer? Falta-nos uma coisa: Vontade de Mudança.
Se não estamos felizes com aquilo que temos sido (espiritualmente) e com o que temos feito, necessitamos de MUDANÇA.


14) “SEJAM TOLOS, SEJAM FAMINTOS”
Esta foi das expressões mais conhecidas de Steve Jobs
Que outra forma mais radical poderíamos utilizar para descrever nossa relação com Deus e Seu Filho Jesus Cristo?
Sim , devemos ser radicais no nosso amor a Deus.

Paulo não se importava que as pessoas o considerassem louco:
18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. 23 Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. (1Cor 1:18,21,23)
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. (1Cor 2:14)
Nós somos loucos por amor de Cristo, e vós sábios em Cristo; nós fracos, e vós fortes; vós ilustres, e nós vis. (1Cor 4:10)
Quem tem problemas de se parecer como um tolo aos olhos do mundo dificilmente será um bem sucedido.


Nota: Todas as situações foram recolhidas a partir de uma pesquisa em vários sites

1 comentário:

  1. Prezado amigo e irmão em Cristo Duarte; Graça e Paz.
    Obrigado por seu comentário e por ter nos seguido. Parabéns pelo seu blog.
    Deus vos abençoe ricamente.
    Josiel Dias
    Rio de Janeiro

    ResponderEliminar

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.