Casa Sem Segredos, Big Brother & Cia - Dramas da Televisão




INTRODUÇÃO:
Não foi há muito tempo que terminou de ser transmitido na televisão portuguesa o programa casa dos segredos.
Bom... eu não tenho nada que criticar o canal televisivo ou a grelha de suas programações, pois até hoje eles jamais me obrigaram a assistir, verdade seja dita e posta.
A minha crítica, vai para todos aqueles que a aceitarem como algo construtivo e reflexivo e principalmente para todo aquele que se considera cristão.
Escrevo este artigo porque infelizmente apercebo-me que muitos(cristãos) também ficam agarradinhos à tela para ver tal programa e outros que seguem o mesmo formato, como por exemplo o BigBrother.
Gostaria de o levar a pensar no seguinte:

ATÉ ONDE VAI TUA LIBERDADE, IRMÃO ?
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam."  (1Cor 10:23)
Creio que a questão aqui não passa por ter ou não liberdade, claro que temos esta liberdade, mas convém ? Não sei quanto tempo demora tal programa, mas creio que ao domingo é transmitido a emissão mais longa do tal programa. Perante isso fico pensando em todo o cristão que vai no Dies Domine, dia do Senhor, encher sua alma da Palavra e depois supostamente quando volta ao lar vem preencher o restante que falta das "baterias" diante de tais programas
"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor." (Gál 5:13)
Pois é isso mesmo! Atente para as obras praticadas e imagens exibidas em tais programas e tente perceber se não existe realmente muita carne, ou melhor, muita carnalidade. E tu irmão, vais usar a liberdade em Cristo, para dar vazão à carne'

UM PROGRAMA DE FAMÍLIA? NÃO!
Não é um programa para o indivíduo(cristão), quanto mais para reunir toda a família. Hoje é muito complicado poder reunir toda a família à volta deste aparelho. Não é impossível, mas requer muita concentração e muito poder de auto-crítica e análise.
Eu mesmo posso dizer que durante a época de natal, passou vários filmes e por vezes até gravo alguns., para ver posteriormente. Numa destas gravações quando passei revista, dei de caras com um filme que passou em horário nobre e que era supostamente um filme para ver em família e o próprio nome sugeria isso, porém deparei-me com cenas de sexo explícito. Pensei logo: Imagine só se reunimos a família para ver tal filme ! Bom... verdade seja dita, há crentes que já nem isso lhes comove ou envergonharia e falo com conhecimento de causa.
Isto é apenas um exemplo de como hoje se quisermos ser puros de olhos, temos que os fechar ante muita coisa que entra casa-a-dentro
Não tenho qualquer problema em afirmar: A televisão está no maligno!
Mas eu sei que muitas mentes já estão tão cauterizadas que isso a chocará mas no sentido de me criticarem.


O PARADOXO DA FALTA DE TEMPO
Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Ef 5:16
Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. Cl 4.5
Os dias que vivemos é uma correria, pouco tempo há para nos consagrarmos a Deus, lermos a Palavra, virmos aos cultos, ter tempo com a família, etc.
No entanto tudo isso deixa de ser uma realidade quando nos sentamos na sala a ver programas deste calibre. Muitos até deixam que o marido/esposa se vão deitar e ficam pela noite dentro a ver o que por lá se passa.. Não será isto um paradoxo?
Outros para acalmarem sua consciência dizem: “Tenho que relaxar”, “tenho que tirar tempo para aquilo que gosto” !
O problema não está no descansar ou no relaxar, mas na forma ou meios que se utiliza.
Na verdade ele é considerado pela mídia como: “Programa de entretenimento”, no entanto acaba por ser um ladrão de muita coisa, principalmente um ladrão de tempo bem aproveitado.
"Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus." (1Ped 4:2)

NÃO COMA E FALE MAL... É FEIO
Não vale a pena criticar se não deixa de ver, entende! Há pessoas(cristãos) que falam mal, mas vêem.
Sobre as cenas de sexo, a Endemol confirma que estas não são sujeitas a qualquer tipo de censura. Já a PT recorda que o canal ‘Secret Story 2’, do Meo, pode ser bloqueado pelo próprio utilizador. (1)
O que eles estão dizendo é que cada pessoa vê se quer, se não quiser que desligue. Percebeu?
Deixe-me que lhe diga: Concordo inteiramente com eles! Então, perante isso não vale a pena ver e depois criticar que "Este mundo está perdido;  "já não há vergonha; Já não há respeito".
Até já há cristão a comentarem online determinadas coisas que vão acontecendo no(s) dito(s) programa(s) com determinadas personagens. Às vezes até com grande revolta. Que tristeza!
Outros(cristãos) ligam para votarem em quem deve ou não sair da casinha. Sinceramente!

É HORA DE ABANDONAR O VÍCIO
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. (1Cor 6.12)
Há pessoas(cristãos) que estão completamente viciados em programas do gênero e isso para não falar nas novelas.
Costume sempre a dizer: Descobre-se que é vício quando não se consegue dizer: NÃO; BASTA.
É preciso muitas vezes passar por um processo de desintoxicação, mas vale a pena o esforço e sacrifício, por uma vida mais saudável.

TEM UM LUGAR PARA JESUS SE SENTAR?
Não se esqueça ... Jesus está ao seu lado. Será que sim?!
"... O Senhor está perto..." (Filip 4.5)
Lembre-se do poema: “Se Jesus viesse a tua casa”(Leia Aqui)
Será que já perdemos a vergonha, que éramos capazes, por não sermos hipócritas, de ver tais cenas ou tais programas, sem ao menos ficarmos com vergonha, diante de Jesus?
Será que já chegamos a este ponto?
"Porventura envergonham-se de cometerem abominação? Não; de maneira nenhuma se envergonham, nem sabem que coisa é envergonhar-se; portanto cairão entre os que caem e tropeçarão no tempo em que eu os visitar, diz o SENHOR."  (Jer 8:12)

TRABALHANDO COM OBJECTIVOS
Eles, na televisão, trabalham para as audiências e não se importam de colocar na tela tudo aquilo que resulta em audiências e converte-se em €uros.
Mas e nós(cristãos), quais são os nossos objectivos? Mesmo os que entram neste tipo de programas, o seu único objectivo é ganharem dinheiro e para isso eles assinam um contracto que irão obedecer a todas as regras impostas pelo programa.
Muitas até dos relacionamentos amorosos e sexuais são ditados pela produção do programa, ou seja, sujeitam-se a todo o tipo de baixaria por causa da ganância.
Estamos contribuindo em favor do amor que supostamente devemos demonstrar ao próximo?
E não é que já existe supostos cristãos a participarem de tais programas, não deixando contudo de afirmarem que irão dar bom testemunho. Como está acontecendo no BigBrother do Brasil em que duas meninas que se dizem evangélicas irão participar. Em programas desta estirpe eu não encontro lugar para dar bom testemunho.

ELES ESTÃO DENTRO DA LEI E VOCÊ (CRISTÃO) ESTÁ DENTRO DA LEI (DE DEUS) ?
José Fragoso, director-geral de Conteúdos da TVI, assegura que a estação cumpre "escrupulosamente" a legislação. (1)

Se você(cristão) vê este programa, isso pode revelar seu nível espiritual, não tenha dúvida disso. Para qual lei vc se está inclinado? A lei da carne? A lei do mundo?
22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 25 Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado." (Rom 7:22,25)
"Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei." (1Cor 9:21)

ENCHENDO A CABEÇA E A MENTE DE QUÊ?
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filip 4:8)
Estamos entulhando literalmente nosso coração e mente de pedras. O desejo de ver este tipo de coisas pode ser um indicador de falta de algo nos corações(cristãos) ou mesmo falta de consagração pessoal. Isto é algo que nos deveria preocupar(cristãos)
Há um desejo muito grande da mídia em trazer uma certa normalidade em tudo o que se passa ali dentro.
O objectivo é que com o passar do tempo aquilo que antes era repugnável e sujo acabe por se tornar até suave em nossa mente. Os valores que antes eram rejeitados sem qualquer tipo de oscilação acaba por ser depois aceitável.

FALANDO DO QUÊ
"O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca." (Luc 6:45)
Entristece-me ver pessoas(cristãs) tão embebidas no assunto que até tiram tempo para comentar com os outros as cenas que por lá se passam. Talvez não são capazes de falarem das coisas do Senhor com tanta veemência e frequência. É no mínimo lamentável !
Não consigo perceber que ao ver programas deste teor, consiga-se elevar nosso coração a Deus e encher nosso coração de desejo para depois de assistir a isso termos um bom momento de oração e consagração.
"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem."  (Ef 4:29)
4 Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. 12 Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe."  (Ef 5:4,12)

FAÇA AS SEGUINTES PERGUNTAS A SI MESMO
O QUE EU APRENDO?
“Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus! (Gal 5.17-21) 
A maior parte destas obras estão constantemente sendo divulgadas por estes programas.
  • Cenas pornográficas
  • Imoralidade / Promiscuidade
  • Infidelidade conjugal
  • Baixo calão
  • Rebelião
  • Agressões físicas


Nós não concordamos com elas, mas chega-se à hora do programas não temos capacidade de dizer: Não!
Se não fazemos mas consentimos, estamos incorrendo no mesmo pecado:
"Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem." (Rom 1:32)

Alguém descreveu este tipo de programas como:

“... a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.” (2)

Sei, porque circulou nas redes sociais e na imprensa online, que antes de terminar o programa "explodiu" um escândalo sexual sendo transmitido cenas menos próprias e "dignas" dentro da casinha, como se o próprio programa no seu todo fosse mais digno do que tais cenas.
Outros há que se conseguem deslumbrar-se com a beleza dos homens ou das mulheres seminus/nuas que por lá andam.
Ainda vamos assistir em Portugal, o que está acontecendo no Brasil, homossexuais entrando em tais programas e sendo protagonistas de cenas de sexo. Isso vos admira?!
Há muitos que sabem a vida toda daqueles personagens, e outros até compram as revistas ou dão uma vista de olhos para saberem as novidades de última hora. Sabem mais destes personagens do que dos personagens bíblicos.

QUE SENSAÇÃO LHE FICA NO FINAL ?
Tenho também feito, por vezes, más escolhas televisivas, e a sensação que fico no fim é de ... vazio interior. O mesmo não acontece quando a escolha é boa.
Se nossas consciência está pautada pelos princípios divinos facilmente nós somos advertidos pela mesma de não aproveitar nosso tempo para destruir nossa própria alma.

O CONTEÚDO É DE BOA FAMA ?
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filip 4:8)

O QUE ESTOU PONDO À FRENTE DOS OLHOS?
Não porei coisa má diante dos meus olhos..." (Salm 101:3a)
"Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno." (Mat 5:29)
22 "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; 23 Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!" (Mat 6:22,23)
Muitas cristãos ainda não perceberam que assim como Sansão perdeu a força e tornou-se cego, muitos estão perdendo a força e a oportunidade e estavam ficando cegos e enfraquecidos diante do que estão pondo diante de seus olhos.

ONDE ESTÁ SEU PRAZER?
Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade. 2Tess 2.12
1 BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. (Slm. 1.1-3)
Talvez não estejas crescendo na Palavra, na vida cristã porque os teus prazeres estão trocados.
24 Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros. 143 Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer. 174 Tenho desejado a tua salvação, ó SENHOR; a tua lei é todo o meu prazer. (Slm 119:24,143,174)

PARA ONDE ESTOU CONDUZINDO MINHA FAMÍLIA?
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." (Prov 22:6)
Infelizmente muitos pais estão se sentando com os filhos e com seus cônjuges a verem este tipo de programas, mas não têm tempo, coragem, ousadia para se sentarem à mesa, na sala, na cama a ler a Palavra de Deus. Ou se fazem não "gastam" o mesmo tempo que aquando destes programas.
"E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te." (Deut 6:7)
Como pai de família para onde está conduzindo sua família ao ver programas deste tipo?
Como espera que seja seus relacionamentos dentro de casa entre pais-filhos; esposo-esposa?
Podem os pais ensinarem muito sobre pureza, castidade, bom comportamento.Mas de que adianta se permite que programas imorais entrem casa a dentro?

Pense Nisso!


Fontes:
(1) cmjornal
(2) alyssonbfilemon

Nota:
Agradeço à minha amiga Debora Flores sua paciência na edição da imagem
Receba nossos artigos em seu email:


Delivered by FeedBurner

2 comentários:

  1. achei muito interesante,mas você acha que um filme de ação ou aventura também é ruim?na sua opnião

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maisa.
      Mandei uma mensagem através do google+ afimde falarmos sobre as outras dúvidas que me tem colocado.
      Abraço.

      Eliminar

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.