O Problema é das crianças? A Educação dos adultos!

Esta menina é a Abigail. É minha sobrinha.
Agradeço aos pais a cedência da foto.

“Educa a criança no caminho em que deve andar ...”
(Provérbios 22:6)

Geralmente, as crianças são muitas vezes conduzidas a perguntas pela grande curiosidade que possuem em descobrir e conhecerem como as coisas funcionam. Elas estão atentas a tudo e a todos e nada as escapa.
Neste desejo de aprendizagem, os adultos acham que as crianças tornam-se demasiadamente chatas, pelos seus muitos porquês.
Nestas sucessivas e chatas interrogações a melhor forma e tática que nós os adultos temos, para não responder às suas interrogações é afirmar:
“Ainda és muito pequeno para compreender ...”.
Isso, por vezes, é o melhor método que o apelidaria de anticoncecional (não permite que a capacidade e mente da criança seja fertilizada/fecundada com as conversa e trocas de ideias), que os adultos podem e sabem fazer diante daquilo que têm como sendo a curiosidade “irritável” das crianças.

No entanto, há três coisas que gostaria de destacar:
1. Como adultos temos perdido a capacidade de usar os porquês, quiçá achando que já sabemos muito.
Enquanto as crianças fazem perguntas para saber e conhecer mais e mais, nós deixamo-las de as fazer para não parecermos demasiadamente ignorantes e estúpidos aos outros. E assim, desta feita, a nossa verdadeira estupidez permanece. As crianças não são possuidoras desta barreira mental – Aprendamos pois com elas.


2. Não temos, talvez desde que somos adultos, a capacidade de conversar com as crianças:
Conversar com uma criança é uma arte e isso por si só não constitui uma tarefa fácil pois exige dos adultos algum “trabalho de casa”. Todavia, nem todos os adultos estão dispostos a serem reeducados a falar ao nível de uma criança, levando-a a aprender mais e mais. Há toda uma arte didática quando um adulto dirige-se a uma criança.
Temos a necessidade de confessar que não possuímos, grande parte das vezes, a capacidade de baixar ao nível delas a fim de explicarmos as coisas. Não nos falta as palavras, falta-nos a sabedoria necessária quando nos dirigimos às crianças.


3. A inversão dos papéis:
Enquanto as crianças permanecem crianças, os adultos estão à espera que elas cresçam para que, agora sim, ensinarmos determinadas coisas.
O problema que eu vejo em tudo isso é que, à medida que as crianças crescem, nós envelhecemos e, chegará ao dia, em que, estando senis, e as crianças de outrora, agora adultos, talvez nos dirão: 
“Estás demasiadamente velho e caduco para compreender determinadas coisas”.
O melhor caminho, talvez seja, nós como adultos, ensinarmos às crianças aprenderem a pensar como adultos, para que elas no dia de amanhã saibam como falar e cuidar dos que vão envelhecendo.

Se os adultos não respeitarem a inteligência das crianças, como esperaremos que estas crianças, ao chegarem a idade adulta, respeitem as cãs?

O melhor é mesmo lembrar o que diz a Palavra de Deus:
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."  (Provérbios 22:6)

Receba nossos artigos em seu email:


Delivered by FeedBurner

0 comentários:

Enviar um comentário

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.