A Bíblia é a Palavra de Deus- Capítulo 1 -O Cajado do Pastor


Nota de Apresentação:

As mensagens que se seguirão são totalmente extraídas do livro: O CAJADO DO PASTOR, publicado pela World Map, edição português de 1998, que oferece total liberdade de uso da obra. Passando a citar:
"Para os propósito do ensino, da pregação ou do uso deste material para treinar outras pessoas, é dada a permissão para copiar páginas, extrair textos ou mesmo reproduzir a matéria nele contida. Não é permitida a sua venda ou a sua comercialização"
Claro está que, o que será aqui postado, poderá não estar em inteira concordância com o autor deste blog, ou mesmo para o prezado leitor, todavia creio que encontrarão material de excelente qualidade para os vossos trabalhos.
Deixem vossos comentários com o objectivo de melhoramento deste blog para que tudo sirva para edificação em amor.


ÍNDICE
:
I. MANUAL PARA NOVOS CONVERTIDOS1- A Bíblia é a Palavra De Deus
2- Deus
3- O Homem e Satanás
4- Jesus
5- A Cruz
6- O Sangue de Cristo
7- A Ressurreição
8- Arrependimento
9- Fé
10- Graça
11- Batismo na Água
12- O Espírito Santo
13- Tentação
14- Comunhão
15- Generosidade
16- O Estilo de Vida do Reino
17- Adoração
18- Oração
19- Céu
20- Quando Jesus Voltar - A Segunda Vinda
21- O Chamado de Deus

I. MANUAL PARA NOVOS CONVERTIDOS
A Bíblia é a Palavra de Deus
*** O QUE A BÍBLIA ENSINA ***
por Paul Collins
Capítulo 1
A Bíblia é a Palavra de Deus
A. O LIVRO ESPECIAL DE DEUS.A Palavra de Deus — a Bíblia Sagrada — é o Livro especial de Deus. Ela não é como os outros livros, mas é um Livro sobrenatural. Foi escrita por muitas pessoas diferentes, as quais escreveram através da inspiração do Espírito Santo de Deus (veja 2 Timóteo 3:16).
A Bíblia é o Livro mais vendido do mundo. Ela consistentemente vende mais do que qualquer outro livro.
A Bíblia já foi traduzida mais do que qualquer outro livro do mundo. Foi originariamente escrita em três línguas — Hebraico, Aramaico e Grego. A Bíblia que você tem foi traduzida por pessoas dedicadas a fim de que você possa ter as palavras, pensamentos e planos de Deus.
A Bíblia é também um dos livros mais antigos do mundo. Os trechos mais antigos da Bíblia remontam a quase 4.000 anos. No entanto, ela ainda é o livro mais moderno do mundo hoje em dia, pois nela encontramos as respostas às maiores perguntas da vida:
-"De onde eu vim?"
-"Por que estou aqui?"
-"Para onde irei?"
Muito embora a Bíblia seja constituída de 66 livros menores, ela tem apenas um único tema central: o plano amoroso de Deus para resgatar a humanidade.
Na frente da Bíblia você encontra uma lista dos 66 livros que nela podem ser encontrados.
A Bíblia é dividida em duas partes:
-O Antigo Testamento e
-O Novo Testamento.

O Antigo Testamento nos fala sobre a obra de Deus com o Seu povo antes do nascimento de Jesus.
O Novo Testamento nos fala sobre o nascimento de Jesus, a Sua vida, o Seu grande ministério de curas e perdão para os enfermos e pecadores, a Sua morte numa cruz, a Sua ressurreição dos mortos, e a Sua ascensão (retorno ao Céu).
Ele também nos fala sobre a continuação do Seu ministério de cura e perdão através dos que O viram após a Sua ressurreição.
Os que seguem os ensinos de Jesus executam muitas obras milagrosas, exatamente como Ele disse que fariam (veja João 14:12).
Os ensinos dos que O viram depois que Ele ressuscitou dos mortos estão contidos nas Epístolas (Cartas). Eles foram escritos nos primeiros cinqüenta anos após a ressurreição de Jesus e compõem cerca da metade do Novo Testamento.

B. ESTUDE A BÍBLIA.O relacionamento mais importante que você pode ter nesta vida é com Deus. Através da leitura da Bíblia você chega a compreender a natureza de Deus — os Seus pensamentos, Seus planos e as Suas promessas para você.
A lista (índice) na frente da Bíblia o ajuda a encontrar o número da página do trecho da Bíblia que você talvez queira estudar.
Para ajudá-lo a encontrar trechos específicos da Bíblia, os tradutores organizaram o texto em:
-Livros,
-Capítulos dentro dos Livros, e
-Versículos dentro dos Capítulos.
Por exemplo, se você encontrar uma referência do tipo "Gênesis 3:15", isto significa:
-O LIVRO de Gênesis,
-CAPÍTULO três, e
-VERSÍCULO quinze.


C. EIS AQUI A MAIOR
PROMESSA DO MUNDO."Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna " (Jo 3:16).

D. O PROPÓSITO DA PALAVRA DE DEUS." ...as sagradas Escrituras... podem torná-lo sábio para a salvação através da fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para o ensinamento, a repreensão, a correção, e o treinamento em retidão" (2 Tm 3:15,16)."O Seu divino poder nos deu tudo o que necessitamos para a vida e a piedade através do nosso conhecimento através d'Aquele que nos chamou através da Sua Própria glória e bondade.
"Através destas coisas Ele nos deu as Suas grandiosíssimas e preciosíssimas promessas, a fim de que através delas vocês possam participar da natureza divina e escapar da corrupção do mundo que é causada pelos desejos malignos"
(2 Pe 1:3,4).

E. A PALAVRA DE DEUS PRODUZ VIDA." ...As palavras que Eu lhes falei são espírito e vida " (Jo 6:63).
1. Ela é Criativa."Pela PALAVRA DO SENHOR foram feitos os céus, e os seus exércitos de estrelas, pelo sopro da Sua boca... Porque Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou e tudo se firmou" (SI 33:6,9). Veja também Hebreus 11:3.

F. A PALAVRA DE DEUS É COMO ÁGUA1. Ela Limpa. Começamos a vida no Reino de Deus totalmente "lavados" pela Palavra de Deus. ''Vocês já estão limpos por causa da palavra que lhes falei" (Jo 15:3). Veja também Efésios 5:25-27.
2. Ela Nos Mantém Limpos.A Palavra de Deus, plantada em nossos corações, nos mantém livres do pecado.
"Como pode o jovem manter o seu caminho puro? Vivendo de acordo com a Tua Palavra... Escondi a Tua palavra no meu coração para não pecar contra Ti" (Sl 119:9,11).

G. A PALAVRA DE DEUS É LUZ PARA AS NOSSAS VIDAS."E temos a palavra dos profetas mais estabelecida, e será bom para vocês prestarem atenção a ela, como uma luz que brilha num lugar escuro, até o dia raiar e a estrela da manhã aparecer em seus corações " (2 Pe 1:19).
1. Ela Dá Entendimento Num Mundo de Trevas." ...Os mandamentos do Senhor são radiantes e iluminam os olhos " (Sl 19:8).
'A Tua Palavra é uma lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho... A entrada das Tuas palavras dá luz; ela dá entendimento aos símplices" (Sl 119:105,130).

H. A PALAVRA DE DEUS É COMIDA ESPIRITUAL."Jesus respondeu: Está escrito: O homem não vive só de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'" (Mt 4:4).
1. Ela Produz Um Crescimento Espiritual."Irmãos, não pude falar com vocês na qualidade de pessoas espirituais, e sim carnais — meros bebês em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam prontos para isto..." (1Co 3:1,2).
"Semelhantemente a bebês recém-nascidos, desejem ardentemente o puro leite espiritual, afim de que vocês possam crescer através dele em sua salvação" (1Pe2:2).
O objetivo de Deus para cada um de nós é expresso em Efésios 4:12-15:
" ...para que o Corpo de Cristo possa ser edificado até que todos alcancemos a
unidade na fé e no conhecimento do Filho de Deus e nos tornemos maduros, alcançando a estatura completa da plenitude de Cristo. "

I. A PALAVRA DE DEUS É UMA SEMENTE.Em Lucas 8:14,15, Jesus contou aos Seus discípulos a parábola do semeador. No versículo 11 Ele disse: "A semente é a Palavra de Deus.'' A vontade de Deus para as nossas vidas é que sejamos frutíferos (Sl 1:3).
"Agora, Aquele que supre a semente ao semeador e o pão como alimento também suprirá e multiplicará a sua sementeira e aumentará a colheita da sua retidão " (2 Co 9:10).

J. A PALAVRA DE DEUS É COMO UMA ESPADA.
"Tomem... a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus" (Ef 6:17). Veja também Hebreus 4:12.
Observem como Jesus usou a "espada" contra Satanás em Sua tentação no deserto (Lc4:l-14).

K. A PALAVRA DE DEUS NOS AJUDA A ORAR."Se vocês permanecerem em Mim e as Minhas palavras permanecerem em vocês, peçam qualquer coisa que vocês quiserem, e lhes será dado" (Jo 15:7).
"Peçam qualquer coisa que vocês quiserem "significa literalmente " peçam como pessoas que têm o direito - com autoridade (de ordenarem)". Agora a palavra criativa encontra-se em NOSSAS BOCAS!
L. A PALAVRA DE DEUS É PODEROSA EM NÓS
"
Portanto, todo aquele que ouve estas Minhas palavras e as coloca em prática é semelhante a um homem sábio que edificou a sua casa sobre a rocha. Desceu a chuva, rios levantaram-se, e assopraram os ventos e bateram contra aquela casa. Contudo, ela não caiu, pois tinha os seus fundamentos sobre a rocha'' (Mt 7:24,25). Veja também os versículos 26 e 27.
Jesus disse que o homem sábio que edifícou a sua casa sobre a rocha era uma ilustração daqueles que ouvem a Sua Palavra e a obedecem. A Palavra de Deus produz um concreto (material de construção) interno em nossas vidas de forma tal que ficamos firmes e fortes, não importando o que possa vir contra nós.

0 comentários:

Enviar um comentário

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.