Deus - Capítulo 2 - O Cajado do Pastor



Capítulo 2
Deus
Deus é grandioso demais para que possamos compreendê-Lo plenamente. Ele não teve nenhum princípio e não tem nenhum fim. Não há nenhum lugar onde a Sua presença não seja sentida. A Bíblia faz a seguinte pergunta em Jó 11:7:
"Você consegue esquadrinhar os mistérios de Deus? Você consegue sondar os limites do Todo-Poderoso?'"

Deus habita no Céu e Ele reina sobre toda a terra. A Bíblia nos diz:
"Isto é o que diz o Senhor: O céu é o Meu trono e a terra é o escabelo dos Meus pés... " (Is 66:1).
"Deus reina sobre as nações. Deus está assentado sobre o Seu trono santo'' (SI 47:8).

Neste estudo estaremos enfocando algumas verdades especiais sobre Deus. São fatos sobre o imutável caráter de Deus. Através destas coisas você entenderá mais sobre a natureza de Deus. Você chegará a entender Deus e a ver como Ele Se importa com você pessoalmente.


A. QUAL É A NATUREZA DE DEUS?
1. Deus É O Criador De Tudo
"Tu somente és o Senhor. Fizeste os céus, até mesmo os mais elevados céus, e todas os seus exércitos de estrelas, a terra, e tudo o que se encontra sobre ela, os mares, e tudo o que se encontra neles. Tu dás a vida a tudo, e as multidões do céu Te adoram " (Ne 9:6).
"Pois Tu criaste o meu mais profundo ser. Entreteceste-me no ventre de minha mate " (Sl 139:13).
2. Deus É Todo-Poderoso" ...Pois quem resiste à Sua vontade? O oleiro não tem poder sobre o barro?" (Rm 9:19-21)."Tu, ó Senhor, és a magnificência, e o poder, e a glória, e a majestade, e o esplendor, pois tudo o que se encontra nos céus e na terra é Teu. Teu, ó Senhor, é o Reino. Tu estás exaltado como cabeça sobre tudo" (1 Cr 29:11).
"Ora, Aquele que é poderoso para fazer incomensuravelmente mais do que tudo o que pedimos ou imaginamos, de acordo com o Seu poder que opera dentro de nós" (E£3:20).
3. Deus É Onisciente"Em toda a criação não há nada oculto dos olhos de Deus. Tudo se encontra descoberto e nu diante dos olhos d'Aquele a Quem devemos prestar contas" (Hb 4:13).
" ...Deus é maior do que os nossos corações, e conhece todas as coisas" (1 Jo 3:20).

4. Deus É Santo
"Não há ninguém tão santo quanto o Senhor. Não há nenhum outro além de Ti. Não há nenhuma rocha semelhante ao nosso Deus" (1 Sm 2:2).
5. Deus É Um Espírito''Deus é Espírito, e os Seus adoradores precisam adorar em espírito e em verdade " Jo 4:24).
6. Deus É Uma Pessoa Que Você Pode Conhecer"Aproximem-se de Deus e Ele Se aproximará de vocês" (Tg 4:8).
''Perto está o Senhor de todos os que O invocam, de todos os que O invocam em verdade"
(Sl 145:18).
7. Deus É Um Pai Amoroso''Quão grande é o amor que o Pai derramou sobre nós, que devêssemos ser chamados de filhos de Deus! E é isto o que somos!" (1Jo 3:1).

B. DEUS É GRANDE DEMAIS PARA HABITAR EM TEMPLOS"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra e não habita em templos feitos por mãos. E Ele não é servida por mãos humanas, como que necessitando de alguma coisa, porque Ele dá a todos os homens a vida, a respiração, e tudo o mais... Pois n 'Ele vivemos, movemo-nos, e existimos. Assim como alguns dos seus próprios poetas disseram, somos geração Sua" (At 17:24,25,28).

C. SOMOS:
1. Criados Por Deus
"Eu Te louvo porque fui criado de uma forma tão terrível e maravilhosa. As Tuas obras são maravilhosas. Isto eu sei muito bem. Os meus ossos não estavam escondidos de Ti quando fui formado em oculto.
"Quando fui entretecido nas profundezas da terra, os Teus olhos viram o meu corpo ainda informe. Todos os dias ordenados para mim foram escritos no Teu livro antes mesmo que um só deles existisse"
(Sl 139:14-16).
2. Propriedade De Deus''Vocês não sabem que os seus corpos são um templo do Espírito Santo, o Qual está em vocês, e que vocês receberam de Deus?
"Vocês não são de vocês mesmos, pois foram comprados por bom preço. Portanto, honrem a Deus com os seus corpos"
(1Co 6:19,20).
3.Chamados Para Adorarmos a Deus"Tu és digno, nosso Senhor e Deus, de receber a glória, e honra e poder, pois criaste todas as coisas, epela Tua vontade foram criadas e têm a sua existência" (Ap 4:11).

D. TOME UMA DECISÃO
Jesus disse: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento" (Mt 22:37).
A Bíblia nos fala sobre um homem chamado Josué. Ele foi um grande líder da nação de Israel. O povo havia divagado pelo deserto durante quarenta anos, sem possuir uma terra própria. Josué, sob a orientação de Deus, dirigiu o povo na vitória contra as nações malignas, que habitavam em Canaã e tomou posse da terra deles para a nação de Israel, que até então não possuía um lar. Em seguida, Josué desafiou todo o povo a tomar uma decisão:
" ...escolham hoje quem vocês servirão: os deuses a quem serviram os seus pais, que estavam além do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão habitando. MAS QUANTO A MIM E A MINHA CASA, SERVIREMOS AO SENHOR" (Js 24:15).
Este mesmo desafio vem a cada um de nós. Você quer assumir hoje, este mesmo compromisso de Josué?
MEU COMPROMISSOHoje dou a minha adoração ao único e verdadeiro Deus dos céus e da terra, e entrego a minha vontade, a minha vida, e as minhas posses a Ele. De hoje em diante assumo a determinação de nunca adorar nenhum outro deus. A minha adoração é somente para Ele, e ensinarei aos outros as verdades sobre Deus.
UMA PALAVRA FINAL
Lembre-se da lei da multiplicação do Reino de Deus. É a sua vez de ensinar a uma outra pessoa sobre Deus e ensinar-lhe a ensinar a outras pessoas.

0 comentários:

Enviar um comentário

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.