Vencendo a Angústia Como Jesus


Árvore no Jardim do Getsemani - Monte das Oliveiras
Segundo alguns, esta árvore data da época de Jesus

39 E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram. 40 E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. 41 E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, 42 Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. 43 E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. 44 E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. 45 E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza. 46 E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação. Lucas.22.39-46


Ao atentarmos para esta passagem bíblica devemos ser levados a considerar que estas foram das horas mais difíceis para Jesus.
É um grito de aflição e angústia que brota de uma alma fragilizada tendo consciência do que estaria para acontecer brevemente.
Ele fez-se acompanhar por seus discípulos, certamente esperando deles alguma companhia e conforto, assim como acontece connosco, quando nos sentimos bem acercados de nossos amigos.
Porém vemos que não foi isso que aconteceu, mas...
a) Deixaram-se dormir
b) Deixaram de orar
c) Deixaram de ter comunhão com Jesus

Parece que há horas na vida que passamos por vales, em que temo-lo de fazer sozinhos. Esta passagem nos mostra isso mesmo!
Quem não sabe do que escrevo? Mas será que estamos em posição superior ao ponto de sermos altamente críticos à atitude que os discípulos tiveram?
Creio que se estivermos atentos e possuirmos em nós humildade cristã não será difícil encontramos estas atitudes em determinados momentos de nossas vidas, se não em muitos.
Quantas vezes não temos nós sido dominados por tamanha tristeza e desespero em uma noite sombria  a qual nos leva a deixarmos de orar e de ter comunhão com nosso Salvador?
Contudo, nosso alvo não é de maneira nenhuma deter-mo-nos nestes momentos negativos, mas sim melhorar e crescer, para que nossas atitudes sejam o mais semelhantes possíveis com as do nosso Mestre Jesus, como nos diz o texto bíblico:
"Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,"  (Efésios 4 : 13)

Vejamos como Jesus estando em profunda tristeza e depressão até, conseguiu alcançar vitória. Eis alguns passos que Ele deu rumo à vitória:

1) ENTREGOU-SE À VONTADE DE DEUS PAI
“Seja feita a tua vontade...” versículo 42
Logicamente que este é um ponto de partida essencial, para uma vida vitoriosa. Conhecer o que Deus tem para nossa vida e aceitarmos que "...todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."  (Romanos 8 : 28)


2) QUANTO MAIS TRISTE MAIS ORAVA
“E, posto em agonia, orava mais intensamente” versículo 44
Todos sabemos que é exactamente nos momentos de maior debilidade física que nos precisamos alimentar melhor, para que as nossas defesas imunológicas estejam em alta. Em nossa vida espiritual o mesmo deveria acontecer, mas sabemos que nem sempre é assim.
Jesus nos dá este perfeito exemplo, quanto mais triste mais orava, pois Ele via na oração a respiração da alma, como alguém certa vez afirmou.
Para que esta vitória seja alcançado por nós, temos que possuir uma verdadeira consciência acerca do que é a oração e seus efeitos. Atentando para o nosso manual da fé - A Bíblia, podemos ler o seguinte:
"...A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."  (Tiago 5 : 16). Cremos nós nisso?


3) APESAR DE SUA PROFUNDA TRISTEZA NÃO PERDEU SEUS HÁBITOS ESPIRITUAIS
“E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras” versículo 39
Cá está, outro grande "segredo"! Como é difícil mantermos uma disciplina espiritual em nossas vidas, quando o mundo parece estar de costas voltadas para nós!
Quantas vezes tenho eu fracassado nesta parte. É muito fácil, mantermos nossa espiritualidade quando o vento sopra em nosso favor, e as coisas acontecem naturalmente sem muito esforço.
Mas quando assim não acontece? O que fazemos? Temos nós mantido nossos hábitos espirituais independentemente das circunstâncias?
Se não, que Deus nos possa encarecidamente ajudar-nos a fixarmos nossa atenção cada vez mais no exemplo de Jesus.
Jesus passou muitos momentos em retiro com seus díscipulos neste jardim, era um lugar de refúgio, especial para Jesus. Tanto que assim era que:
"...Judas, que o traía, também conhecia aquele lugar, porque Jesus muitas vezes se ajuntava ali com os seus discípulos."  (João 18 : 2)
Percebemos nós isso? Jesus sabendo que Judas iria aparecer naquele lugar não alterou seus hábitos. Porque Jesus não foi para outro lugar para assim fugir ao que estava prestes a acontecer?
Daniel é outro exemplo de homem com destreza pois:
"Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer."  (Daniel 6 : 10)
Ele não alterou seus hábitos mesmo sabendo que estava correndo perigo de vida. Ah, como seria bom se todos nós, principalmente eu revelasse toda esta firmeza em momentos difíceis!
Deixo em consideração para o prezado leitor o texto de Hebreus 11.33-38


4) SENTIR TRISTEZA NÃO É SINAL DE INFIDELIDADE, PORÉM ISTO PODE-NOS LEVAR À TENTAÇÃO E À QUEDA
“orai para que não entreis em tentação” versículos 40 e 46
É de salientar que por duas vezes Jesus faz esta declaração. E quando Jesus repete duas vezes a mesma coisa, isso traz consigo um tom de alerta fortíssimo. 
Se pudéssemos medir o quanto a tristeza e angústia nos abala, certamente ficaríamos surpreendidos.
Jesus sentiu tristeza nesta hora, mas Ele não se deixou dominar por ela, antes recorreu Àquele que tudo sabe, tudo pode e tudo vê.
Tenho conhecido algumas pessoas que deixaram-se envolver demasiadamente com as tristezas desta vida e sucumbiram, naufragaram na fé. E você conhece alguém? Então reflicta!


5) O CONFORTO SÓ PROVÉM DE DEUS QUANDO DECIDIMOS MESMO NO MEIO DA TRISTEZA FAZER SUA VONTADE
“um anjo do céu o confortava” versículos 42 e 43
A nossa vitória é alcançada somente quando colocamos Deus em primeiro lugar, acima de nossa própria vontade.
Jesus não encontrou apoio, amparo em seus discípulos, mas Deus Pai não o desamparou. Muitas vezes precisamos nos sentir sós, para que Deus possa fazer passar por nós toda a Sua bondade.
Jesus apesar de sentir profunda tristeza Ele tinha consciência que estava enquadrado na vontade do Pai, pois Ele mesmo disse: "...A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra."  (João 4 : 34)

Jesus também disse aos seus discípulos: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."  (João 16 : 33)
Ou seja, mesmo numa hora extremamente difícil de nossas vidas é possível sentir a paz de Deus em nossos corações e isto certamente nos tranquilizará.



Prezado irmão e leitor espero que com estas palavras e atentando para o exemplo de Jesus possa sair um vencedor deste momento difícil que possa estar a atravessar ou venhas a passar.
Se você de alguma maneira se revê nestas palavras, e sentir, deixe seu testemunho, no espaço indicado para tal.

Que Deus nos possa abençoar ricamente, em Cristo Jesus!

7 comentários:

  1. Verdades maravilhosas!
    Deus te abençoe meu querido!!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Nika! Que prazer ter você por aqui(risos).

    Muito obrigada por seu comentário. Deus te abençõe de igual modo.

    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  3. oxalá todas as pessoas que passam por dificuldades tivessem acesso a palavras como estas, podemos dizer que é o remédio certo na hora certa Deus seja louvado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado por seu comentário.
      Fico feliz e agradeço a Deus por ter sido abençoado com este artigo.

      Um abraço.

      Eliminar
  4. Glória a Deus por suas palavras!
    Que Deus te fortaleça sempre e sempre te dando palavras abençoadas ´para o nosso coração.
    fique com Deus!
    Suas palavras vão me ajudar muito em um ensino na escola bíblica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paz!
      Muito obrigado por sua visita ao blog e por suas palavras. Fico muito abençoado com seu testemunho. Espero que possa fazer bom proveito deste material. Deus a abençoe.

      Eliminar
  5. Muito bom eu estava precisado de ler

    ResponderEliminar

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.