Do Que Depende a Resposta de Deus? Porque Não Chega Ou Tarda?

"DO homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua."  (Provérbios 16 : 1)

Introdução:
Não são raros os momentos em que em meio a um problema, aflição ou desejo sentimos que Deus simplesmente parece que nos ignora, que está longe de nós. Mas será que está mesmo?
Eu não creio no deísmo em que define Deus como alguém que está longe de sua Criação, mas creio num Deus que está perto e que se importa com o ser humano e também com o resto de Sua criação. Paulo fala desta realidade aos atenienses na colina de Marte, Areópago, pois diz:
"Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;"  (Atos 17:27)

Sabemos que Deus sempre nos ouve, pois Ele conhece não somente nossas palavras, como também nossos pensamentos, mas nem sempre responde, ou melhor, não responde de acordo com aquilo que tínhamos em mente e no coração.
Como seres infinitos que somos, somos logicamente limitados e nesta limitação não conhecemos os pensamentos do Altíssimo:
"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR."  (Isaías 55:8)

No entanto, Deus em Sua Santa Palavra, a Bíblia, nos revela algumas directrizes que nos podem ajudar a compreender o porquê da resposta tardar ou mesmo não chegar. Você está preparado para isso?
Creio que existem três vectores que precisam ser levados em conta: Três coisas há que precisam estar em sintonia. Ora vejamos:
1) UM PEDIDO CERTO
"E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista."  (I João 3 : 22)

Não esfregue as mãos de alegria pois este texto não está simplesmente a dizer que tudo o que queres Deus como servo, fará por ti. Não!
Este texto revela que quando guardamos verdadeiramente os Seus mandamentos, isso irá fazer com que tenhamos a maturidade suficiente não para pedir qualquer coisa que nos apetece para aquele momento, mas temos uma mente espiritual que nos leva a pedir algo apenas não que me exalte mas que exalte a Deus, não que sirva para minha glória mas para que Ele em tudo e em mim seja glorificado.
Lembre-se: Qualquer coisa, será verdadeiramente certa, se servir para lhe aproximar de Deus, nem que seja tribulação, entende?
Se o pedido é errado, Deus diz "Não". Alguns pedidos de oração, mesmo se bem intencionados, são impróprios. Consideremos dois pedidos impróprios:

a) Permanecer no Monte Lc.9.28-35
Os discípulos de Jesus também fizeram petições tolas que aparentemente poderiam revelar espiritualidade mas sem qualquer sentido para Jesus. Até os três que lhe eram mais próximos: Pedro, João e Tiago.
Portanto reflicta: sua espiritualidade ou sua aproximação a Jesus, nem sempre poderá lhe conferir "sucesso" nos pedidos que faça. Não se esqueça: Você ainda está sujeito ao pecado e à sua carnalidade e isso sempre o influenciará em seus pensamentos e palavras: Vigie e ore!
Certa vez, estes três famosos discípulos, Pedro, João e Tiago, acompanharam Jesus ao topo de uma montanha. De súbito, a glória de Deus desceu sobre Jesus, e Moisés e Elias surgiram ao lado d'Ele. Contemplando o esplendor de Deus naquele lugar Pedro, então, teve uma brilhante idéia. 
O pedido foi mais ou menos assim: "Jesus, vamos construir uma tenda aqui para você, Moisés e Elias, não nos importamos de ficar do lado de fora"
As Escrituras revelam que ; uma nuvem espessa os envolveu, cortando a conversa e apenas ouviram uma voz que apontava para Jesus Cristo (vers.35)
Jesus e os discípulos ainda tinham um trabalho a fazer na planície, onde vivia o povo. Não podiam permanecer na montanha. O pedido de Pedro foi impróprio e Jesus não iria concedê-lo.
Isso revela claramente que por mais aproximação que você tenha com Deus, não se esqueça de voltar à terra, aos vales e planícies porque você vai ter problemas e terá que os enfrentar.
Não faça pedidos para ficar para sempre no monte, aproveite o monte para passar tempo com Deus, para se fortalecer, porque você irá precisar desta força.
Meu irmão você poderá ter cultos em privado ou congregacionais maravilhosos, mas não se esqueça a vida do cristão não é só isso. Saia para fora, enfrente o mundo, lute contra os perigos, fale de Cristo às pessoas etc.

b)Fogo Para os Samaritanos (Lc.9.51-56).
Algum tempo depois da transfiguração, Jesus e os discípulos não tiveram permissão para entrar em uma aldeia de samaritanos. O contratempo irritou-os tanto que eles pediram a Jesus para destruir a aldeia com fogo do céu.
Mais uma vez Jesus negou o pedido deles. Na verdade, não somente Jesus negou seu pedido como também censurou-os por isto. 
Portanto da próxima vez que pedir algo, faça crendo que isto não será para satisfação de um capricho seu, mas que busca a glória de Deus e está pedindo enquadrando-se na vontade de Deus


2) UM CORAÇÃO RECTO/ CERTO
"Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça." Isaías 59.2

Aprendemos neste versículo que não é apenas o pecado que nos afasta de Deus mas sim o pecado não confessado. Não poderemos permanecer em Sua presença até que nossa iniquidade seja tirada.
O mesmo profeta, Isaías, quando teve aquela majestosa visão de Deus o que ele pude compreender entre outras coisas foi sua iniquidade:
"Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos."  (Isaías 6:5)

Na verdade, sobre este mistério da oração não respondida, poucos são aqueles que se interrogam: "Será que eu é que estou sendo o obstáculo para que a resposta à minha oração possa vir?"
Geralmente sempre perguntamos: Porque Deus não responde à minha oração? Será que Ele ainda importa-se comigo? Será que afinal Deus existe?
Pequenas coisas(a nossos olhos) podem ser um embaraço às nossas orações. Não podemos permitir que um “pequeno pecado” fique em nosso coração, ele irá contaminar suas orações. Deus espera que conservemos nossa integridade pessoal com Ele.
Ele espera que demonstremos amor e consideração para com os demais, e tenhamos comunhão com Ele. 
"Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que é que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus" (Miqueias 6.8). 

Se nos recusamos a viver assim, é presunção querer que Deus responda nossas orações. Se permitirmos que pecados permaneçam em nossas vidas, não vale a pena gastarmos fôlego em oração, a não ser que seja uma oração de confissão.
Aí recebemos o perdão de Deus e então seremos ouvidos quando derramarmos o coração perante Ele.
Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá; Mas, na verdade, Deus me ouviu; atendeu à voz da minha oração. Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia. Salmos 66.18-20

3) UM MOMENTO CERTO
4 E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. 8 Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. 9 O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; 2Pedro 3.8,9

Duas palavras gregas para definir "tempo"
a)Chronos
Está relacionado com o nosso tempo, desta palavra surge outras como: cronologia, cronómetro etc. É a forma como os homens contabilizam o seu tempo.

b)Kairos
Termo que define o tempo certo em que acontece algo de acordo com a vontade divina.

De acordo com o texto bíblico supracitado vemos que enquanto alguns homens acham que Cristo está demorando em Sua volta, há um contraponto que revela que o tempo de Deus não é o nosso.
Um pedido pode estar certo aos olhos de Deus, mas já pensou se aquele não é o tempo de Deus para Ele lhe conceder o que deseja seu coração? Há tempo para tudo debaixo do céu.(Ecl.3.1) Não seja precipitado(a)!

A fruta apanhada antes de tempo ou depois do tempo não tem o mesmo sabor: Ou está amarga ou apodrecida. Há coisas que precisam ser amadurecidas de acordo com o tempo de Deus para que quando chegar até nós não tenha sabor amargo, mas doce, não esteja podre mas comestível.
Geralmente quando há precipitação há problemas. Um ditado diz: Que a pressa é inimiga da perfeição. Não queira em sua vida dar uma "mãozinha" a Deus.

Lembra-se de Moisés, o libertador? Confira:
23 E, quando completou a idade de quarenta anos, veio-lhe ao coração ir visitar seus irmãos, os filhos de Israel. 24 E, vendo maltratado um deles, o defendeu, e vingou o ofendido, matando o egípcio. 25 E ele cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus lhes havia de dar a liberdade pela sua mão; mas eles não entenderam. Actos 7.23-25

Ele tentou livrar seu irmão pela força, matando o egipcio, porque entendia que aquele era o momento certo para agir, mas não era.
Ele teve que passar quarenta anos até Deus o usar nas Suas mãos e Ele aprender que é na hora de Deus e não na sua que as coisas acontecem.
Lembra-se de Abraão e Sara?(Gn.16.1-4) Eles desejaram muito um filho, Deus os havia feito tal promessa, mas Sara foi demasiadamente apressada, fazendo com que Abraão tivesse um filho de Agar, a escrava.
Quais as consequências disto, nós sabemos, pois ainda hoje o grande problema do mundo está nos conflitos entre a descendência de Isaque e a descendência de Ismael. Tudo porquê? Porque não souberam esperar no tempo de Deus, embora Deus os havia prometido algo.

Concluindo:
Gostaria de concluir dizendo que uma mente cristã, um coração e limpo e uma atitude paciente poderá nos poupar muitos dissabores. Que Deus a cada dia nos ajude a crescer em todas estas áreas para que sejamos cada vez mais perfeitos diante d'Ele e não possamos pedir coisas que não convém.

3 comentários:

  1. Mais um Blogg p/ multiplicar a mensagem do Reino.
    Que bom! Vamos que Vamos!
    Sempre, pela vontade de Deus em nós.
    Nelson, seu irmão.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Nelson pela sua passagem neste blog e seu comentário. Espero sim, que este blog sirva ara edificação de alguém, este é o meu desejo. Um grande abraço, fique na paz de Cristo

    ResponderEliminar
  3. Graça e paz do Senhor Jesus, meu irmão!

    Concordo e muito com esta reflexão. Penso que é tão rica a espera pelo agir de Deus, por uma resposta de Deus, pois podemos aprender a esperar, e este aprender nos ensina a termos paciência (que não é nada fácil de aprender a ter); também com esta espera Deus nos ensina a nos conhecermos melhor (ver o quanto somos humanamente cheios de erros, de falhas); também tenho aprendido a aguardar em silêncio (coisa que antigamente eu jamais ficaria quieta, em paz), e também podemos aprender a olhar para Jesus com fé, com a fé simples de que o que tiver que ser feito, dito, resolvido, Deus vai conduzir a nós, ou as coisas (isso quando se trata de algo que sai fora de nossa condição de resolver totalmente) para fazer a Sua perfeita vontade. Vejo que a natureza humana pecaminosa caminha para não nos deixar termos esta fé (porque fé é acreditar no que não existe), e fé é aguardar que Deus, sobrenaturalmente resolverá, e não nós, com nossas ferramentas humanas (mente, braços, dinheiro). É um ensinamento rico, profundo mesmo, pelo menos comigo tem sido, e tenho aprendido muito. É uma grande luta, mas devagar vou aprendendo cada vez mais. Estou certa de que é assim com todos os meus irmãos.

    Engraçado desta espera é que antes eu via como um castigo (porque antes eu era um bebê na fé), mas hoje vejo que Deus está me ensinando, e é na luta que eu mais aprendo.

    Que Deus continue usando a sua vida, irmão, através deste espaço abençoador! Fique na paz do Senhor Jesus!

    Em Cristo,

    Claudia Sunshine (Claudia Paiva)
    http://blogdosultimos.blogspot.com

    ResponderEliminar

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.