Muda-se o Coração, Mudam-se As Vontades

]Fonte[
INTRODUÇÃO:
Há bem pouco tempo assisti um documentário: "Mais Luz Sobre o Coração". Este documentário, como o próprio nome indica, traz algumas e as mais recentes descobertas sobre transplantes de coração e seus efeitos pós operatórios.
O mais interessante de destacar é que alguns cientistas(cardiologistas e neurologistas), estão começando a descobrir uma ligação muito directa entre o coração e o cérebro. Vão até mais longe, afirmando que o coração tem um tipo de cérebro. Admirado? Também eu!
Um dos testemunhos que são relatados neste documentário é de um homem transplantado que após a operação tornou-se um homem totalmente diferente. As duas grandes mudanças ocorreram nas seguintes áreas:
-Antes ele era do tipo "macho men", tornando-se extremamente dócil, amável e carinhoso para sua esposa, e...
-Antes ele não era um homem voltado à escrita, porém depois tornou-se um verdadeiro poeta. E o mais impressionante, da noite para o dia, literalmente.
Foram estudar a origem e quem era o doador e chegaram à conclusão que tal coração pertencera a um homem que morreu até bastante novo e que era um poeta e um romântico, no verdadeiro sentido da palavra, ainda os há, eu sou testemunha disso(risos).

APLICAÇÃO ESPIRITUAL
Isso levou-me a reflectir nas seguintes palavras das Escrituras:
26 "E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. 27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.(Ezequiel 36:26,27)

Sem dúvida que quando nosso coração é transformado pelo poder de Deus e sofremos este "transplante espiritual", começamos a viver uma nova forma de vida, não só em relação a Deus, mas também em nossos relacionamentos inter-pessoais. O desejo de Deus ao produzir tal operação em nós, passa por nos tornarmos pessoas inclinadas à prática de Sua vontade.
Paulo, o apóstolo, faz uma réplica sobre esta realidade aos irmãos de Coríntio dizendo:
"Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração."  (2 Coríntios 3:3)
Ou seja, a Lei de Deus não deveria ser mais como uma coisa fria e formal, mas algo que acaba por ter o sopro de vida em nossas vidas e corações.
Paulo também diz:
"O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica."  (2Coríntios 3:6)
Isso, claro está, acontece pela acção do Espírito Santo de Deus na vida do salvo. É Ele que nos faz lembrar as palavras que temos ouvido e conhecido:
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito."  (João 14:26)

O Salmista afirmou: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."  (Salmos 119:11)
De que maneira precisamos de um coração capaz de reter as Palavra que nos traz vida para as nossas vidas:
"O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida."  (João 6:63)

Jesus demonstrou que nosso maior problema está em um coração envelhecido e estragado pelo pecado, pois "...do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias."  (Mateus 15:19)
Somente passando pelo "transplante" divino é possível sermos transformados pela renovação do nosso entendimento e entendermos qual a vontade de Deus para nossa vida. (Rm.12.2)
Querer mudar de vida sem uma mudança de coração não é mais do que uma simples camada de verniz sobre uma peça de mobiliário envelhecido que necessita de um tratamento muito mais profundo e restaurador.
Alguns filósofos e outros que pertencem à classe freudiana & Cia, dizem que o problema não está no indivíduo mas à volta dele. Ou seja, se formos capazes de criar um ambiente perfeito, para que, por exemplo, uma criança se desenvolva, esta será a mais perfeita das criaturas.
No entanto, não é isso que a Palavra de Deus diz(prefiro ficar com esta), antes pelo contrário:
"...a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice,..."  (Gênesis 8:21)
Não é difícil chegar a esta conclusão, ou será?!

EU NASCI ASSIM E PORTANTO...

O homem de coração transformado por Deus, não há dúvida que muda em seus hábitos, em sua forma de viver, de estar, de pensar e até de falar. O seu prazer é outro, o seu alvo mudou e isso é o que chamamos de CONVERSÃO - MUDANÇA DE SENTIDO.

Deus faz aquilo que a psicologia, a filosofia, a auto-ajuda, as organizações eclesiásticas jamais conseguirão. Deus muda o homem do seu mais profundo interior até ao seu exterior. Isso é conseguido pelo poder da Palavra de Deus. Só mesmo a Palavra de Deus pode chegar tão fundo:
"...a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."  (Hebreus 4:12)

Não há dúvida que existe determinados factores que nos podem influenciar e levar a ser quem somos. Dentre os mais fortes, destaco:
-O meio onde nascemos
-Questões genéticas herdadas
-A formação/Educação que recebemos

Todavia e apesar disso, creio que nada disso poderá ser mais forte que a acção de Deus sobre nossa vida e coração. Se assim, não fosse, como minhas atitudes egoístas e egocêntricas entre outras coisas poderiam ser condenáveis por Deus, haja vista eu talvez as ter herdado dos meus pais e não devo por isso ser condenado? Mas sinto-me pela PALAVRA DE DEUS! Graças a Deus por isso, pois este sentimento me tem trazido mudança de vida.
Richard Dawkins escreveu um livro: O gene egoísta onde ele procura defender, ao que me parece esta teoria.
Não faz muito tempo que li a notícia que, alguns cientistas suecos haviam descoberto que a infidelidade masculina tem causas genéticas (Leia a notícia). Ora isso à luz da Palavra de Deus é completamente descabível e absurdo. Isso é apenas uma forma moderna de fugir do antigo problema do Homem - O PECADO. E da Única Solução - DEUS. Volto a lembrar o seguinte texto:
"O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más."  (Mateus 12:35)
Há pessoas, inclusivé até crentes, que gostam de afirmar, referindo-se a atitudes desajustadas ao título que fazem questão de levantar(cristãos): "Eu sempre fui assim" 
Ora isso de maneira nenhuma é desculpa diante de Deus para que não haja mudanças. O foco não deve estar em "Eu sou assim!", mas: "Eu quero permanecer assim?" 
Não é verdade que nós, como filhos de Deus, acreditamos no que diz a Palavra de Deus? E o que dizer do texto:
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2Coríntios 5.17)

CONCLUSÃO:
Concluo dizendo que todos nós temos a oportunidade de mudar, mesmo que estas mudanças aparentem ser difíceis. Mas lembre-se difícil não é impossível. Deus pode todas as coisas, pois para Ele nada é impossível. Deixe que Deus mude seu coração e então o milagre acontecerá. Aceita o desafio?
E você prezado amigo, terá alguma experiência pessoal que gostaria de compartilhar connosco daquilo que Deus tem feito em você e de que forma Ele o tem transformado? Aproveite o espaço dos comentários.

Se gostou deste artigo considere a possibilidade de receber  outros artigos em sua caixa de email. Subscreva Reflexões Bíblicas.

7 comentários:

  1. Olá, blogueiro (a),
    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderEliminar
  2. Num artigo referente ao transplante de coração (espiritual), foi deixado o comentário acima sobre doação de orgãos o que eu reitero e agradeço desde já a acção ao "Ministério".

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Muito bom Dumane, existem cirurgias de corações que são terríveis mas necessárias, e quando se trata de transplante é mais necessário ainda,e Deus sabe fazer direitinho estes transplantes, rss pois se recebe um coração novo, que texto lindo meu amigo, me emocionei lendo. Paz seja contigo...

    ResponderEliminar
  4. Graça&Paz Rô!!
    Fico grato pela sua visita e seu comentário; Um enorme prazer recebê-la nesta casa(rsrs)

    Quanto ao transplante, sem dúvida que há coisas que Deus faz que nos custa imenso, mas é importante que nos deixemos disponíveis nas mãos d'Aquele que tudo sabe, tudo pode e tudo vê.
    Fico feliz em Deus, por sentir-se abençoada pelo artigo em questão.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Esse é um cantico muito lindo Dumane..nem me matando eu conto quem apresentou ele a você(hehe), é muito edificante...Deus te abençoe...e estou ficando sem trabalho aqui..assim que tiver algo pra mim fazer estou as ordens..

    Um forte abraço!!
    Até breve

    ResponderEliminar
  6. Graça&Paz Débora!
    Muito obrigada por sua visita e comentário. Eu também jamais seria capaz de dizer que foi você que me fez conhecer este belo hino(ops, desculpe quebrar nosso segredo).
    Vou ver o que posso arranjar para você fazer e trabalhar. Trabalho é do tipo de coisa que acaba conosco, mas nunca acabamos com ele hehe.

    Abraços e muito obrigada por tudo.

    ResponderEliminar
  7. Deus abençoe muito edificante . Deus é tudo na minha vida pois sem ele eu naum era nada e hoje me sinto mas que vencedor amém

    ResponderEliminar

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.