Pobreza - Perigos Da Sonolência Espiritual: Um Alerta [Parte 5]

]HORIZON[
Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás de pão. (Prov 20.13)

Temos necessidade de colocarmos as mãos ao trabalho se desejamos que nada nos falte. Muita gente se queixa de pobreza, ela existe e não a podemos negar, porém existe um bom número de pessoas que simplesmente não querem trabalhar e depois queixam-se que determinadas instituições não os ajuda.
Há muita gente que gosta de ter as coisas de "mão-beijada", sem trabalho ou esforço algum. Desejam alcançar as coisas sem necessitarem de levantarem-se da cama e saírem para a luta, para o trabalho. Outros desejam sucesso sem dedicação, mas isso não existe, pelo menos no mundo real. Alguém disse: "O único lugar onde o sucesso aparece antes do trabalho é no dicionário."

Meu maior interesse neste artigo não é de maneira nenhuma falar nas desigualdades sociais e como as poderemos combater de forma a termos um mundo mais justo, mas fazer determinadas aplicações à vida espiritual.
Nos dias que correm encontramos um " outro evangelho" que transporta as pessoas para os píncaros da exaltação e excelência, quanto à vida material.
As pessoas acabam por trazer todos os seus sonhos aos pés de tais "igrejas"(desculpem-me a profanação do termo) esperando um feedback de concretizações elevadas.
Estas pessoas não estão preocupadas em "operar a salvação com temor e tremor;" (Flp 2:12), mas apenas realizarem-se materialmente. Elas estão acordadas para as coisas materiais, mas dormindo para os valores espirituais. Claro está, que todas estas promessas não deixam "Deus de fora"[Qual Deus?]


“QUANDO SE DORME, NÃO SE TRABALHA”
Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás de pão. (Prov 20.13)

Jesus incentivou-nos a trabalhar, mas trabalhar pela comida, pelos valores que não perecem e que produzem efeitos para a vida eterna.
Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou. (Jo 6.27)
No mesmo sentido Jesus disse que Marta andava ansiosa e até distraída com muitos trabalhos, mas eram trabalhos que embora não sendo pecado poderiam-se tornar pois deveriam estar em outra nível de prioridade em sua vida (Lc 10.41)
Repare: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mt 6:33)

Como não é difícil de encontrarmos um esforço quase que desmedido das pessoas para conseguirem alcançar determinados objectivos na vida e para a vida física. Nesta área quase que não nos poupamos a esforços. Se está em causa o nosso trabalho somos capazes de nos levantar a qualquer hora, mas se está em causa levantar cedo para buscar a face de Deus em oração, ao culto sinto que se torna muito mais difícil.
Se o alvo é a escola, não há problema em acordar os filhos bem cedo. Mas se está em causa a Escola Dominical, parece que até há quase um sentimento de pena em acordar a criança.
Como o diabo tem cegado não apenas os olhos dos incrédulos, mas até de nós cristãos para que não vejamos e alcancemos as bênçãos que Deus tem para nós. Depois nos queixamos que a nossa vida já não é o que era, que já não temos a alegria da salvação, já não sentimos o primeiro amor, etc, etc.
Será que o esforço de hoje é o mesmo de outrora? Será que a busca é a mesma? Não podemos esquecer que Deus é o mesmo e mesmo que mudemos Ele permanece fiel aquilo que sempre foi (2Tm 2.13)
Há um tempo que mesmo Jesus reconheceu que não seria possível trabalhar. Será que acharemos tempo e lugar de arrependimento?
"Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar."  (Jo 9:4)

Jesus disse: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." (Jo 5.17)
Seu alvo era colocar a vontade do Pai Celestial em primeiro lugar para que assim o pai fosse glorificado no Filho e pelo Filho. (Jo 14.13)

A pobreza surge como um ladrão, repentinamente
33 Um pouco a dormir, um pouco a cochilar; outro pouco deitado de mãos cruzadas, para dormir, 34 Assim te sobrevirá a tua pobreza como um vagabundo, e a tua necessidade como um homem armado. (Prov.24.33,34 comp. 6.10,11)

Enquanto dormimos o ladrão rouba a casa:
Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. (Mt.24.43)
Por dedução se o ladrão rouba-nos, assalta-nos como consequência ficaremos mais pobres.
Será que estamos vigiando? O adágio popular diz: "Casa roubada, trancas à porta". Estamos à espera de sermos "assaltados"? Estamos à espera que o ladrão nos leve tudo aquilo que temos recebido da parte de Deus para que possamos valorizar o que Deus nos tem dado?
Coloquemos hoje mesmo as trancas necessárias em nossas vidas, alma e coração. Fiquemos despertos pois a qualquer momento nosso tosquenejar servirá de oportunidade a que o ladrão leve o que mais de precioso temos e então nos sentiremos miseravelmente pobres.

Se achamos que estamos a viver uma vida miserável, pobre em nosso relacionamento com Deus é altura de  deixarmos o sono, o tosquenejar, abrirmos os olhos e colocarmos toda a nossa destreza, esforço, dedicação e empenho para que sejamos cada vez mais ricos para com Deus.
"Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus." (Lc 12:21)


Afim de ler os artigos pertencentes a esta série "SONO", clique AQUI

Se deseja receber nossos artigos em sua caixa de email de forma totalmente gratuita, aproveite e coloque seu email abaixo:

Cadastre seu Email:


Delivered by FeedBurner

0 comentários:

Enviar um comentário

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.