O Justo e Os Animais


O justo tem consideração pela vida dos seus animais,... (Provérbios 12.10)

A determinado momento do dia do dia 1 de Setembro de 2011 à tarde abri minha bíblia e dei de caras com este versículo e o levei muito em conta, pois sinceramente não tinha noção que se encontrava nas Escrituras Sagradas - A Bíblia.
Neste mesmo dia até comentei com minha esposa sobre este versículo e o dever que temos de zelar pela vida dos nossos animais que até a altura, e já explico o milagre da multiplicação,  tínhamos apenas um cão caniche que bastante amamos.

Este cão além de representar 4 anos de trabalho no Algarve - Portugal, tem sido uma grande companhia para nós e até tem funcionando como um anti-depressivo. Quem tem animais e na verdade possui um relacionamento mais do que simplesmente dar comida ou bebida, sabe do que estou falando.

O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO
Bom... neste dia à noite estava deitado em minha cama e ouvi de forma muito persistente o miar de um gato e até foi difícil conseguir dormir. No dia seguinte fui ao local, em frente à nossa casa, e lá encontrei não um, dois, três mas quatro gatinhos com mais ou menos 3 a 4 semanas de vida.
Calculei, mal, que a mãe voltaria e apenas os tinha deixado por um pouco, mas infelizmente não foi o que aconteceu. Segundo relatos de pessoas com quem falei até pelo comportamento dos gatinhos acham que eles são de uma mãe-gata doméstica. Enfim são Cose Della Vita. Provavelmente alguém foi despejar os gatinhos ali.
Sinceramente gatos não é coisa que me atrai muito, mas as forças das circunstâncias nos levaram a adotar(risos), pelo menos nesta fase estes animais. Pensamos daqui a algum tempo distribuí-los por associações ou mesmo oferecê-los a alguém que esteja interessado em cuidar de algum. (Veja AQUI)



Será que Deus me estava alertando para não os abandonar?
Uma coisa é certa, sempre encontramos nas Escrituras o cuidado de Deus para com os animais:

4 Se encontrares o boi do teu inimigo, ou o seu jumento, desgarrado, sem falta lho reconduzirás. 5 Se vires o jumento, daquele que te odeia, caído debaixo da sua carga, deixarás pois de ajudá-lo? Certamente o ajudarás a levantá-lo. (Êx 23.4,5)
Não atarás a boca ao boi, quando trilhar. (Deut 25.4)


Creio, que como cristãos, também nosso bom testemunho deveria passar pela forma como tratamos os animais. Só damos o verdadeiro valor a eles, quando nos relacionamos um pouco mais com eles. Criei-me a ver cães amarrados e no quintal e sinceramente até isso hoje já me custa ver. Enfim... acho que cresci em minha mentalidade, consideração e respeito por eles.
Tenho ouvido de pessoas que se converteram ao Senhor que mesmo sua forma de tratar o cão lá de casa mudou completamente. Antes, o cão servia para descarregar toda a ira de uma discussão com a esposa ou com o marido ou com os filhos, etc. hoje de maneira nenhuma isso acontece.
Afinal o ser uma nova criatura não passará também por esta nova visão e respeito pelos animais?


ALGUNS PENSAMENTOS PARA REFELEXÃO (1)
"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhoram nem tomam em consideração as condições dos animais." - Abraham Lincoln
"O erro da ética até o momento tem sido a crença de que só se deva aplicá-la em relação aos homens." - Dr. Albert Schweitzer

"A protecção dos animais faz parte da moral e da cultura dos povos." - Victor Hugo

"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." - Charles Darwin

"De todas as espécies a humana é a mais detestável. Pois o Homem é o único ser que inflige dor por esporte, sabendo que está causando dor." - Mark Twain (Escritor)

"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." - Leonardo da Vinci

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante." - Albert Schwweitzer (Nobel da Paz - 1952)

"A civilização de um povo se avalia pela forma que seus animais são tratados." - Humboldt

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados" - Mahatma Gandhi

(1) Fonte


8 comentários:

  1. OLÀ!!!!
    tou sem palavras perante esta reflexão!!!!!
    Gostei muito....tá muito interessante e muito sentida também!!!!

    Subscrevo cada palavra :)

    beijinho!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. @NikaOlá Nika. Ainda bem que gostaste. Como sei que sentes cada palavra que escrevi.
    Obrigada por estares comigo nesta caminhada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Muito bom o artigo, eu adoro os animais. Até o gato passei a gostar rss.

    Muito legal!

    ResponderEliminar
  4. @ Muito brigada Rô por sua passagem em meu blog e por deixar seu comentário de apreciação. Se quiser algum dos quatro gatinhos... Estes miam português de Portugal. (rsrs)
    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. parabéns por terem cuidado dos gatinhos. Espero que estejam bem. entrei para procurar o versículo e cheguei no blog. Nesse momento estou enviando mensagem aos colegas da faculdade para salvar um cão que a dona quer matar porque tem micose. `bom saber que existem cristãos que praticam essa parte do evangelho porque infelizmente, conheço muitos que colocam a bíblia debaixo do braço e vão à igreja e colocam veneno para ainamis.

    Maria Andradina
    Nova prata RS

    ResponderEliminar
  6. Muito boa esta reflexão!! Nesse momento passo por uma situação triste com a gata que adotei no ano passado. Ela apareceu na minha casa doente, com o rabo necrosando e teve que retirar, depois fez cirurgia para retirada de cistos e castração, depois de tudo isso um criatura sem alma bateu nela com uma força suficiente para fraturar o maxilar e quebrar dois dentes. Agora ela está internada e vai passar 40 dias com a boca imobilizada com resina, se alimentando através de sonda para tentar resolver o problema. E mesmo assim ainda há chances de ficar com a boquinha torta! Isso está custando uma fortuna, que diga-se de passagem estou tendo que pedir emprestado, mais não posso deixá-la dessa forma, depois de tudo que ela já passou tadinha. Vinha pedindo perdão a Deus para o caso de estar exagerando, por isso busquei versículos que falassem sobre o cuidado com os animais,e esse post foi mesmo um conforto! Parabéns a todos vocês que acreditam no amor de Deus e entendem que ele se estende a todo ser vivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paz!
      Muito obrigado por deixar seu relato e sua experiência.
      Fico feliz, por poder ter dado algum contributo.

      Um abraço.

      Eliminar
  7. Amei.eu tenho animais de estimaçao e amo demais eles.Deus nos deu a missao de cuidar bem deles.

    ResponderEliminar

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.