Cristo Não É Um Pobre Coitado



]Fonte[

INTRODUÇÃO:
Há um hábito, talvez não de todos, em determinadas situações chamar as pessoas de coitadas. Não sei se isso ajuda em alguma coisa a "coitada" da pessoa, mas enfim...
Inclusive há pessoas que, quando vê o outro sendo maltratado ou desfigurado, afirmam: "Fulano parece um Cristo".
Faz-me bem pensar que as nossas escolhas, pelo menos as mais conscientes possíveis, não deverão fazer de nós uns pobres coitados, mas deverão conduzir-nos a uma responsabilidade, também consciente, a fim de assumirmos as consequências das implicações que as decisões acarretam.

Muita gente ainda hoje, acha que tudo o que se passou com Cristo, principalmente referente aos Seus sofrimentos, fez d'Ele, um coitado. Também não sei se, o filme, "A Paixão de Cristo", produzido por Mel Gibson, veio contribuir para aumentar esta suposta "compaixão" por Jesus, tendo em conta que o mesmo explora, e muito, os castigos imputados a Cristo, apresentando assim, como resultado final, cenas muitíssimo violentas.
Portanto, desta maneira, não olho para Cristo, e presumo que não o devo fazer, como um coitado e rejeito com veemência esta expressão aplicada a Jesus Cristo.
Estou certo também, que os que olham para Cristo desta forma, fazem-no talvez por ignorância Escrituristica, não entendendo o plano de salvação projetado desde a eternidade por Deus.


POR QUE CRISTO NÃO DEVERÁ SER VISTO COMO UM COITADO


  • FOI ELE, QUE ESCOLHEU, SER TENTADO
"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado." (Heb 4:15)


  • FOI ELE, QUE ESCOLHEU, PADECER
"Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu." (Heb 5:8)

  • FOI ELE, QUE ESCOLHEU, SER SERVO
"Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos."  (Mat 20 : 28 comp. Mc 10.45)
"Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;" (Filip 2:7) 


  • FOI ELE, QUE ESCOLHEU, PERMANECER NA CRUZ
"E dizendo: Tu, que destróis o templo, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo. Se és Filho de Deus, desce da cruz." (Mat 27:40)
"Salva-te a ti mesmo, e desce da cruz." (Mc 15:30)


  • FOI ELE, QUE ESCOLHEU, FAZER A VONTADE DO PAI
"E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade." (Mat 26:42)
"Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou." (Jo 5:30)


  • FOI ELE, QUE ESCOLHEU, NÃO PAGAR O MAL COM MAL
51 E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha. 52 Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão. 53 Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? 54 Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça? (Mat 26.51-54)


  • FOI ELE, QUE ESCOLHEU, DAR A SUA VIDA
15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. 17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. 18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai." (Jo 10:15,17,18)
que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras. (Tt 2.14) 
quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo? (Heb 9.14)


NÃO ESTAMOS EM CONDIÇÕES DE SENTIR MISERICÓRDIA POR ELE
Pedro tentou afastar Jesus Cristo da cena da cruz, porém foi asperamente repreendido:
22 E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. 23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. (Mat 16:22,23)

Certas mulheres, comoveram-se com as cenas do sofrimento de Jesus, que presenciavam, no entanto: "Jesus, ... , voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos."  (Lc 23:28)


ENTENDENDO A VERDADEIRA RAZÃO
5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 10 Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão. (Is 53.5,10)
Nós sim, precisamos de considerar-nos coitados, desgraçados, vis, incapacitados que nada fizeram e nada, jamais, poderiam realizar, a fim de alcançarem a Salvação eterna; muito menos teremos forma de agradecer o que Cristo fez na cruz em nosso favor.

Há muitos hoje que estão com muito pesar por aquilo que aconteceu a Jesus Cristo, contudo permanecem longe de Sua vontade.
A estas pessoas, quando é apresentado o plano da salvação, algumas comovem-se com o heroísmo ou talvez com o martírio de Cristo, contudo não percebem que foi por elas que Cristo sofreu tudo isso.

Não adianta, como já aconteceu, acontece e acontecerá culpar os "malvados" judeus por tal acto; ainda hoje a Palavra de Deus revela que podemos pisar o sangue de Cristo:
"De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?"  (Heb 10:29)


NÃO SINTA PENA DE CRISTO. ARREPENDA-SE DE SEUS PECADOS QUE O LEVARAM À CRUZ
23 A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; 24 Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela; 37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? 38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; (Act 2.23,2437,38)

Pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação. (2Cor 5.19)

21 A vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más. 22 agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis, (Col 1.21,22)
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; (Gal 3.13)
IPED2.24 levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. (1Ped 2.24)

Portanto da próxima vez que olhar para o Calvário e lá contemplar a cena da cruz, lembre-se: não é Cristo que é um coitado, és TU, sou EU, somos NÓS.

Receba nossos artigos em seu email:


Delivered by FeedBurner

0 comentários:

Enviar um comentário

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.