Sintomas de Um Egocentrico


] Fonte [

INTRODUÇÃO:
Não tenho dúvidas, e até por experiência em mim mesmo, que a imagem do post revela bem os efeitos de quem se deixa dominar por este mal - O egocentrismo que verdadeiramente, amarra as pessoas em seu intimo.
Nossa vida inteira, para aqueles que levam este mal a sério, é de luta constante, pois nossa tendência humana é de nos sobrevalorizar em demasia, em detrimento de certos valores que deveriam ser muito mais elevados do que nós mesmos.
O egocentrismo é definido por muitos de forma simples: característica que leva uma pessoa a sentir-se no dever de ser o centros das atenções e razões. Este tipo de pessoas focam em demasia o seu umbigo, talvez por graça alguém trocou o termo dizendo que o egocentrismo deveria se chamar mais umbigocentrismo.
Vejamos então alguns destes males que podem surgir se alimentarmos tal sentimento. Tente pensar em cada ponto apresentando e procure identificar áreas onde você já teve atitudes egocêntricas.


O EGOCENTRISMO LEVA A PESSOA...

a) A AMAR-SE A SI PRÓPRIA E NÃO AOS OUTROS
"Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos," (2Tm 3:2)
"Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado." (2Cor 12:15)
A palavra de Deus diz que quem não se ama não pode amar aos outros; Porém os textos supracitados fazem referência exactamente a um tipo de amor que descambará para um tipo de amor destruidor.


b) A SER O CENTRO DE TODA A ATENÇÃO E NÃO OS OUTROS
Leva com que os outros sejam sujeitos ao próprio. Os outros é que deverão sempre se vergar *a minha pessoa. Deus ensina o contrário e dá-nos o exemplo do próprio Jesus Cristo:
23 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam 24 Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem. (1Cor 10.23,24)
Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. (2Tm 2.10)
“...e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade...” (1Pd 5.5b)


c) A SER O MAIOR EM VEZ DO MENOR
Esta também é uma faceta dos egocêntricos. É difícil em nós mesmos, é contra-natura não sentirmos aquele desejo de aparecer, de estar no centro das atenções, de receber os louvores, etc. Mais uma vez a Palavra de Deus, nos oferece alguma orientações neste sentido:
"E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior. Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve." (Lc 22:24,26)
26 Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; 27 E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; 28 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. (Mt 20.26-28)
"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo." (Flp 2:3)


d) A DESPREZAR OS MAIS FRACOS
MAS nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. (Rm 15.1)
Grande parte das guerras e destruições existentes no mundo acontece porque há um desprezo e uma afronta aos que são mais fracos e incapacitados.


e) A NUNCA RECONHECER QUE ERRA
"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Tg 5.16) 
Há pessoas que erram e ainda se orgulham dizendo: “Vocês nunca me ouvirão pedir desculpa a ninguém.” E pior ... fazem disto uma regra de vida.

Os filhos de Deus deverão reconhecer seus erros diante de Deus e diante dos homens. Irmãos na fé deverão reconhecer seus erros uns diante dos outros quando erram -Maridos devem reconhecer seus erros diante das esposas -Esposas diante dos esposos -Filhos diante dos pais -Pais diante dos filhos -Empregados diante de patrões -Patrões diante de empregados

Conclusão:
Se você leitor, chegou ao fim, deste post e concluiu que não se acha uma pessoa egocêntrica ou nunca mesmo teve tais atitudes, deixe-me dizer que receio que esta negação já seja um reflexo de que nunca errou(leia novamente o último ponto do post).
Oro e oremos para que este mal a cada dia seja irradicado, mas cuidado... não se descuide pois a cada momento o senhor egocentrismo está à espreita de uma oportunidade para te empurrar para a frente, para que tenhas protoganismo. Livra-te dele.

7 comentários:

  1. Gostei muito do artigo, me faz ver de perto o porque dessas religiões chamadas evangélicas são como um gueto, e são proibidos por pastores a não se misturar com pessoas de outras religiões, mesmo que Cristãos. É uma pena. São várias as interpretações da Biblia, e a Palavra é uma só. Obrigada por nos esclarecer bem.

    ResponderEliminar
  2. Penso que todos nós em algum momento da vida já fomos/somos egocêntricos. Devemos sempre aprender, com leituras como esta, que precisamos nos cuidar e policiar para que não sejamos assim...procurando sempre seguir a palavra de Deus para sermos pessoas melhores.
    Gostei muito do post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graça e Paz Pats.

      Quando escrevi este artigo tive em mente precisamente a minha pessoa.
      Como disse, necessitamo-nos policiar afim de que nenhuma destas características tome o controle da nossa vida. E por fim, nos conduza à destruição espiritual.

      Muito obrigado por seu comentário. Deus a abençoe ricamente.

      Eliminar
    2. Este texto, creio que me auxiliaria muito, mas quem é e "é" cristão nem vai ler. Uma pena. Fico sem resposta para saber o quanto devo suportar, perante Deus.

      Eliminar
  3. Parabens, pela postagem...vou dizer oquê?..sou ainda cheio de opiniões..."eu" "meu" "tenho" etc..
    Ainda estamos aprendendo! Estamos mesmo?..será?..Deus sabe! Abençoados todos sobre a terra sejam! Com amor: MESTRE THYRON..

    ResponderEliminar
  4. Com certeza o egocentrismo é um mal que toma de conta da pessoa, só Jesus pode libertar!!! Pois ele é :O NOME POR TODO SOBRE NOME! ELE É SUPERIOR A TODOS!!!!

    ResponderEliminar
  5. Sábias palavras, uns dias quis pensar apenas em mim ,mas o consegui,é muito difícil quando se tem filhos,netos,e ainda se ver sozinha,vejo pessoas que se dizem sensíveis com o próximo ,mas seu próximo é seu próprio eu.Exelente essa matéria,recomendo para quem tem dúvidas a esse sentimento ,muito obrigada e espero nunca chegar a tal sentimento mesquinho ,que Deus te abençoe num todo !

    ResponderEliminar

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.