O Prazer Em Sua Vontade


Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração. (Salmo 40:8)

Quantas vezes tenho vontade de desistir. Ainda não o fiz porque não quero que minha vontade determine meu final.
A vida espiritual tem que passar por uma contradição à nossa própria vontade e nossos desejos. Isto é: Negar-me a mim mesmo.
O que determina nossa vida espiritual? São apenas nossas vontades?
Se assim for, é possível não termos vontade para fazer a vontade de Deus



JESUS E A VONTADE DE DEUS
"Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;"  (Mateus 6:10)
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus."  (Mateus 7:21)
"Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. (Mateus 12:50)
"E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade."  (Mateus 26:42 comp Lucas 22.42)
"Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra."  (João 4:34)
"Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou."  (João 5:30)
"Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou."  (João 6:38)
"Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo."  (João 7:17)

NÓS E A VONTADE DE DEUS


A VONTADE DA CARNE CONTRARIA A VONTADE DE DEUS:
"Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também."  (Efésios 2:3)


A VONTADE DE DEUS CONTRAIA A NOSSA VONTADE:
"Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal." (I Pedro 3:17)
"Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem."  (I Pedro 4:19)


VIVENDO A VONTADE DE DEUS EM NOSSOS PLANOS DIÁRIOS:
E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor. (Atos 21:14)
Pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco. (Romanos 1:10)
A fim de que, pela vontade de Deus, chegue a vós com alegria, e possa recrear-me convosco. (Romanos 15:32)
13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. (Tiago 4.13-15)


SENTINDO ALEGRIA NA VONTADE DE DEUS
Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; 7 Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. (Efésios 6:6,7) comp.
"E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós."  (Filipenses 2:17)


RECONHECENDO A VONTADE DE DEUS COMO SOBERANA:
"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. (Filipenses 2:13)


EXPERIMENTANDO A VONTADE DE DEUS:
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)
Experimentar a vontade de Deus na vida pessoal não é privilégios apenas de uma elite, de uma classe sacerdotal ou algo que se lhe pareça. É privilégio de todos, sim, que a desejarem e a buscarem.


ENTENDENDO A VONTADE DE DEUS:
"Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. (Efésios 5:17)
"Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;"  (Colossenses 1:9)
A vontade de Deus não é abstracta é percebível, embora nem sempre seja fácil, atingir este entendimento.


PRATICANDO A VONTADE DE DEUS:
"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; (I Tessalonicensses 4:3)
"Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém."  (Hebreus 13:21)
"Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus."  (I Pedro 4:2)

NÃO SE ESQUEÇA QUE:
"... o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (I João 2:17)


CONCLUSÃO:
E você caro leitor tem compreendido qual a vontade de Deus para sua vida ?
Tem sido difícil cumpri-la ?
Busque-a de todo o seu coração como ao próprio Deus e certamente o Senhor lhe dará graça em todas as coisas.

1 comentário:

  1. Irmão Duarte...Graça e Paz! Estou aqui para desejar um Feliz Natal! Que o verdadeiro sentido, Cristo Jesus, que nasceu, viveu ,morreu - para nossa salvação -, e ressuscitou; seja a nosso viver. Que Ele possa se alegrar com nossa vida e atitude, e que o amor seja nossa marca. Quero desejar ainda um 2013 abençoado, e que a presença de Jesus seja a nossa alegria, e a obediência a nossa dádiva, e a humildade a nossa riqueza!

    ResponderEliminar

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.