O Testemunho de Três Jovens

]Gustave Doré[
“Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer” (Dn 3:17,18 – NVI).

INTRODUÇÃO:
O texto em análise, para a retirada de alguns pontos que considero de destaque está no livro de Daniel, principalmente centrado no capítulo 3.
Sadraque, Mesaque e Abednego são nomes adoptados após a chegada destes jovens à Babilónia, como nos regista a Escritura:
E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego. Dn 1.7


AS GRANDES LIÇÕES

NÃO TEMERAM AS CHAMAS:
E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente.(Dan 3.6)
E reuniram-se os príncipes, os capitães, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles. (vers 27) Comp:

"Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti." (Is 43:2)
Pelo temor às chamas destes mundo deixamos de temer as chamas eternas da condenação divina.


NÃO SE ENVERGONHARAM DE TESTEMUNHAR SUA FÉ NUM MUNDO ÍMPIO E PAGÃO:
É fácil ser luz dentro da igreja, o difícil é sê-lo no mundo. É fácil ser-se jovem fiel, quando estamos envolvidos num ambiente onde existem outros jovens fiéis. Difícil é ser-se fiel quando somos os únicos num determinado meio ou mesmo quando somos a minoria.
Eles estavam vivendo numa sociedade ímpía - Babilónia, pela deportação a que foram sujeitos.


NÃO PERDERAM SUA CONVICÇÃO:
Mesmo o rei dizendo:
Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? (vers 14)

E isso ele não disse, com certeza com bons modos, pois:
Então Nabucodonosor, com ira e furor, mandou trazer a Sadraque, Mesaque e Abednego. E trouxeram a estes homens perante o rei. (vers 13)
Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer. (vers 19)
"Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia."  (II Timóteo 1:12)

Estavam completamente convictos:
Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. (vers 16)
É como se tivessem dizendo ao rei: "Estás a perder o teu tempo connosco"


NÃO AMARAM SUA PRÓPRIA VIDA:
De modo similar, encontramos o incentivo de Jesus a isso:
"Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á."  (Mat 10:39)


NÃO TEMERAM PERDER SUA REPUTAÇÃO:
Estes jovens eram pessoas de alta patente:
E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de Babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na porta do rei. (vers 49)


NÃO TEMERAM SER REPUTADOS DE DIFERENTES:
Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste. (vers 12)

Segundo narra as Escrituras apenas estes três não se dobraram, perante tal imagem.
Hoje sentimos muito preconceito porque somos, se é que somos diferentes ou pela forma de falar, por aquilo que vemos, pelo nosso porte exterior, porque rejeitamos determinados prazeres, etc


NÃO TEMERAM AS ACUSAÇÕES:
Por isso, no mesmo instante chegaram perto alguns caldeus, e acusaram os judeus. (vers 8)
E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos? (vers 15b)
Do mesmo modo Daniel, diante das ameaças e acusações, continuou com seus hábitos de oração e adoração ao verdadeiro Deus:
"Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer."  (Daniel 6 : 10)

Leia o artigo sobre Daniel: Daniel, Um Homem Especial

NÃO CEDERAM À PRESSÃO DA MAIORIA:
Portanto, no mesmo instante em que todos os povos ouviram o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério e de toda a espécie de música, prostraram-se todos os povos, nações e línguas, e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado. (vers 7)
  • Onde estaria outros jovens judeus?
  • Será que se vergaram?
  • Será que temeram pela sua vida?
    • Arão fez o bezerro porque a maioria clamava
    • Moisés perdeu sua bênção porque a maioria do povo pressionava
    • Saul sacrificou os animais contra a ordem de Deus por causa do povo
    • Pilatos mandou matar Jesus pela pressão do povo judeu
Há sempre um remanescente:
Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou. (1Rs 19.18)


NÃO CEDERAM À PRESSÃO DE GENTE IMPORTANTE:
Então o rei Nabucodonosor mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitães, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado. (Dn 3.2)
Vivemos hoje dias muito difíceis neste aspecto, onde pessoas ilustres, importantes, de elite se dobram e vergam perante imagens de escultura.
  • Vemos pessoas ilustres a defenderem e a dobrarem-se a favor do aborto
  • Vemos pessoas ilustres a defenderem e a dobrarem-se a favor perante a infidelidade conjugal
  • Vemos pessoas ilustres a defenderem e a dobrarem-se a favor da impureza sexual
  • Vemos pessoas ilustres a defenderem e a dobrarem-se a favor da pornografia
  • Vemos pessoas ilustres a defenderem e a dobrarem-se a favor da sexualidade precoce
Estes são os ídolos modernos que estão sendo levantados bem alto para que toda a gente veja e não tenha desculpa para não se dobrar.
Pergunto:
Se estivermos perante tais pessoas importantes(escola, trabalho, família) nos iremos intimidar, ou saberemos nos manter de pé perante a vontade de Deus, mesmo que isso estrague nossa reputação?
"Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados." (1Cor 1:26)


RECOMPENSA:
28 Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus. 29 Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este. 30 Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego, na província de Babilônia.

É muito bonito vermos o fim que o Senhor lhes deu, contudo o que hoje notamos é que as pessoas estão sempre à espera destes fins grandiosos e gloriosos, mas não querem, nem se sujeitam a passar pelas humilhações, afrontas e perigos de morte que tais jovens passaram.
Por esta razão, nunca esqueçamos: A recompensa sempre vem depois da fiel obediência a Deus.

0 comentários:

Enviar um comentário

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.