Resoluções Para 2014


Como cristãos, devemos sentir e objectivar nossas resoluções de tal forma que possam abranger três áreas distintas:
  • DEUS
  • EU
  • OUTROS


DE QUE FORMA E EM QUE ÁREAS PRETENDO MELHORAR ?

1. COMO PASTOR, LÍDER E RESPONSÁVEL:
Desejo ...

  • Não agir como mercenário:
  • Não ser bajulador
  • Não por tropeço a ninguém
  • Não inibir-me de pregar toda a palavra de Deus
  • Dar sempre bom testemunho como responsável
  • Não fazer as coisas por ganância

Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; (I Pd 5:2 Comp.: I Tim 3:3, Tt 1:7,11)

Aprendendo com Cristo, que foi ...
Manso sem ser fraco
Terno sem ser frágil

Firme sem ser rude

Amoroso sem ser sentimental
Santo sem ser hipócrita
Humilde sem ser inferior
Perfeito mas sem nenhuma falha
Despreocupado sem ser negligente
Servo sem ser servil
Seguro de si sem ser egoísta
Justo sem ser cruel
Sério sem ser mau humorado
Misericordioso sem ser complacente [1]

2. SER MAIS GRATO A DEUS E AOS OUTROS:
E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. (Cl 3:15)
"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."  (I Tess 5:18)

Isso significa que necessito ser menos queixoso e murmurador.
"Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, ..." (Jd 1:16)


3. SER MAIS HUMILDE:
Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo. (II Cor 11:3)
Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. (Tg 4:10)
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. (Flp 2:3)


4. MAIS DISPOSTO À SUBMISSÃO:
Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (I Pd 5:5)


5. ESPERAR MAIS DA RECOMPENSA DE DEUS DO QUE DOS HOMENS:
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (I Cor 15:58)

  • Fazer aos homens, como ao Senhor:

Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. (Ef 6:7)
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, (Col 3:23)
Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre. (Ef 6:8)
17 E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. 23 E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, (Col 3:23)


6. SER MAIS IRMÃO:

  • Não agindo como explorador:

"Sois usurários cada um para com seu irmão... " (Neem 5:7)
Do amor

Da paciência

  • Não achando que favores são deveres
  • Não exigindo o que também não faço:

"E ele lhe disse: Ai de vós também, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas." (Lc 11:46)
"Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem;"  (Mat 23:3)

  • Não encontrado nas fraquezas dos outros uma razão de alegria ou de superioridade:

Quando cair o teu inimigo, não te alegres, nem se regozije o teu coração quando ele tropeçar; (Prov 24:17)

  • Tirando mais traves do que argueiros

E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? (Mat 7:3)


7. MAIOR DISPOSIÇÃO A APRENDER E A CRESCER:
Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. (2Pd 3:18)


8. SER MAIS DILIGENTE NOS MEUS MOMENTOS DEVOCIONAIS:

  • Leitura
  • Oração
  • Culto doméstico


9. FAZER OS POSSÍVEIS PARA QUE EM CADA DIA DO ANO, APRENDA ALGO NOVO E EDIFICANTE :
Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; (Col 1:10)


10. POSSUIR MAIOR DISPOSIÇÃO PARA SER EXORTADO:
Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis. (I Tess 5:11)


11. POSSUIR MAIOR DISPOSIÇÃO A ESTENDER O PERDÃO DE CRISTO AOS INCRÉDULOS E AOS CRENTES:
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. (Col 3:13)


12. MAIOR DISPOSIÇÃO A PARTILHAR AS BOAS NOVAS DE SALVAÇÃO PARA COM OS PERDIDOS:

  • Mais disposto a levar a semente do Evangelho
Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. (Slm 126:6)
  • Possuindo mais compaixão pelas almas perdidas
E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. (Mt 9:36)
  • Rogando que Deus levante outros homens e mulheres dispostos a tal
37 Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. 38  Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara. (Mt 9:37)
  • Mais responsável:
"Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!"  (I Cor 9:16)
  • Menos vergonha:
Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos. (Mc 8:38, Lc 9:26)


13. BUSCANDO PRIMEIRO O REINO DE DEUS:
  • Não chamando meu tudo aquilo que Deus me deu.
  • No tempo
  • Nas minhas posses/bens
Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis. 2Cor 8.9
Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2Cor 9:7
  • Nas minhas forças
  • Dentro do meu lar

14. VIVENDO UMA VIDA MAIS CONFIANTE EM DEUS:
E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. (Mt 8:26)
  • Pela fé
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. (Rom 1:17)
  • Quantos aos meus problemas
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (I Pd 5:7)
  • Quanto ao que falta-me:
"Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei."  (Heb 13:5)


15. JAMAIS USAR MEUS ATRIBUTOS, QUALIDADES E DONS PARA EXIBIR-ME DE FORMA A ENVAIDECER-ME E GLORIAR-ME:
Se convém gloriar-me, gloriar-me-ei no que diz respeito à minha fraqueza. (II Cor 11:30)
Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. (Gl 6:14)
A multidão dos homens apregoa a sua própria bondade, porém o homem fidedigno quem o achará? Prov 20.6


16. DESENVOLVER MINHA SALVAÇÃO COM TEMOR E TREMOR:
"De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;"  (Filip 2:12)


17. JAMAIS PERDER A NOÇÃO QUE QUALQUER GESTO, PALAVRA E PENSAMENTO, DEUS VÊ-ME:
"E Deus, que conhece os corações,...;"  (At 15:8)
E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação. (Lc 16:15)


18. NÃO PERMITIR QUE MEUS FRACASSOS OBSTRUEM O CAMINHO QUE CONDUZ-ME À SANTIFICAÇÃO:
ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. 2Cor 7.1


19. MAIS DISPOSTO AO EXAME AUTO-CRÍTICO:
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. (I Cor 11:28)
Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. (I Cor 10:12)
Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. (II Cor 13:5)


20. MAIS DISPOSTO A VER NAS DIFICULDADES E TRIBULAÇÕES UMA FORMA DE APERFEIÇOAMENTO DIANTE DE DEUS:
Mas o Deus de toda a graça, que nos chamou à sua glória eterna em Jesus Cristo, depois que tenhais padecido um pouco de tempo, ele mesmo os aperfeiçoe, confirme, fortaleça e estabeleça. 1 Pd 5:10.
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Rom 8:28)


21. MAIS DISPOSTO A SER MAIS MODERADO EM MEUS SENTIMENTOS E TEMPERAMENTOS:
"Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança."  (Gál 5:22)


22. MAIS DISPOSTO A ENVERGONHAR-ME COM MEUS PECADOS E FRAQUEZAS:
E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. (Rom 6:21)
Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? (Rom 7:24)
Não vê-los apenas como erros ou falhas, não vê-los apenas como algo natural ou normal, mas como algo que ofende a Santidade de nosso Deus.


23. SER MAIS RESPONSÁVEL, TIRAR MAIS TEMPO, SER MAIS AMOROSO, CUIDAR MAIS DA MINHA FAMÍLIA:

  • Mais reconhecido
  • Mais agradecido
  • Mais confiante:

O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. (Prov 31:11)
Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol. (Ecl 9:9)
Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. (Prov 5:18)
Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. (I Tim 5:8)
25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 28 Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. 33 Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. (Ef 5:25,28,33)
Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. (Col 3 : 19)

[1] Segredos do Tabernáculo de Moisés, Kevin J. Conner, Editora Atos
Este tem sido um dos melhores livros na área do estudo do Tabernáculo, que encontrei. Assim como "Os Segredos do Templo de Salomão" e "Os Segredos do Tabernáculo de Davi"


Receba nossos artigos em seu email:


Delivered by FeedBurner

0 comentários:

Enviar um comentário

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.