O Coração do Homem - Necessidade de ser Renovado em Suas Experiências [3]



Nota:
Com base em Génesis 26.7-9, estou abordando 4 aspectos do coração humano em 4 artigos. Sendo este o segundo. Leia o primeiro artigo AQUI e o segundo AQUI

7 E perguntando-lhe os homens daquele lugar acerca de sua mulher, disse: É minha irmã; porque temia dizer: É minha mulher; para que porventura (dizia ele) não me matem os homens daquele lugar por amor de Rebeca; porque era formosa à vista. 9 Então chamou Abimeleque a Isaque, e disse: Eis que na verdade é tua mulher; como pois disseste: É minha irmã? E disse-lhe Isaque: Porque eu dizia: Para que eu porventura não morra por causa dela. Gên 26:7-9


INTRODUÇÃO:
As experiências com Deus necessitam ser renovadas diariamente.
Por vezes, somos levados a pensar, que as experiências do passado com Deus, são uma plataforma sustentável à fé, de tal modo que isso fará com que a pessoa jamais duvide. Mas isso não é verdade!


4 COISAS A TER EM MENTE SOBRE AS EXPERIÊNCIAS COM DEUS


3.1. As experiências passadas com Deus não substitui o próprio Deus
Logicamente que as experiências pessoais com Deus, podem conduzir-nos a momentos de grande confiança n'Ele, no entanto há um perigo muito grande em colocar nossa confiança nas experiências de outrora.
Não é raro sermos levados, por causa da pecaminosidade do nosso coração, a descansar mais nas experiências passadas do que no próprio Deus. Isso é um perigo.
Deus provou Abraão, porque provavelmente ele focara mais a atenção no filho da promessa, do que no Deus que prometera o filho.
Poderá haver algum momento em que tenhamos muitas experiências para contar com Deus, mas já não sintamos Sua Presença. Perdemos a Pessoa e resta-nos as recordações pelas experiências passadas. 


3.2. O passado não garante o hoje
Jesus disse:
"O pão nosso de cada dia nos dá hoje;" (Mat 6:11)
Se pensarmos em termos físicos, terrenos,  chegaremos a conclusões espirituais semelhantes.
De duas formas que ontem não garante o hoje:

. Porque o que comeu ontem não serve de sustento para os dias seguintes

. Porque não podemos ter como certo, porque comi ontem, também irei comer hoje
Nada garante-me que terei pão amanhã, simplesmente porque hoje comi.


3.3. O passado poderá ser um complemento de maior tristeza
As pessoas tendem em tempos de crise, ao recordar os bons e gloriosos momentos do passado sentirem uma grande tristeza.
Não é apenas necessário pensar em termos do passado, mesmo que este tenha sido tempos de grandes vitórias espirituais. O que mantém-nos realmente vivos espiritualmente é o viver dia-a-dia uma experiência constante e ao mesmo tempo renovada com Deus.
Não foram as experiências do passado que impediram Isaque, de errar da forma como errou.


3.4. Um passado inesquecível poderá facilmente ser esquecido
Aquilo que chamo de passado inesquecível com tendência a ser esquecido, é o que deveria estar na categoria de jamais ser esquecido e que no entanto esquecemos muitas vezes.
Se por um lado existe uma lembrança de alguns momentos do passado, como referi no ponto anterior, também é verdade que podemos ter lapsos de memória daquilo que jamais deveríamos esquecer. Isso também constitui um perigo enorme ao cristão.
Em momentos de grande dificuldade, o nosso coração, nossa mente sofre uma preguiça em lembrar das grandes bênçãos que o Senhor tem-nos concedido, por causa da pressão e dificuldade presente.
O inimigo das nossas almas, Satanás, também enseja que as bênçãos do Senhor que revelam Sua Fidelidade, Sua Presença e Seu Cuidado sejam esquecidas por nós.
Necessitamos de fazer um esforço e contrariar exactamente esta tendência que beira a amnésia.


Receba nossos artigos em seu email:


Delivered by FeedBurner

0 comentários:

Enviar um comentário

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.