Os Bem aventurados Numa Prespectiva Neo Testamentária


"...Bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR." Salmos 144.15 b


Definição de Bem-Aventurado:
A palavra bem aventurado vem do gr. Makarios e do heb. asher e sign. “Abençoados”, “felizes” e “afortunados”. Comp. 
As bem aventuranças também são conhecidas como: Beatitudes. Esta palavra vem do latim “beatos” e foi usada na versão Vulgata de Jerónimo(410 d.C) para traduzir a palavra: “Bem-aventurados”.

Daí também possivelmente surgiu a palavra “beatas” que com o tempo assumiu uma conotação negativa. Pois entre alguns significados destacamos os três seguintes:

   1. Mulher a quem a Igreja concedeu a beatificação.
   2. Mulher que se entrega em excesso às práticas religiosas.
   3. Mulher que finge devoção.
Jesus revela que a verdadeira felicidade está em coisas que muitas vezes o mundo considera como negativas.
A verdadeira bem aventurança não está em valores materiais, mas sim em valores morais, de acordo com aquilo que as Escrituras ensinam.

Só em Deus há bem-aventurança; A pessoa que recebe bênçãos de Deus é, em verdade, uma pessoa feliz. Só Deus pode dispensar as verdadeiras e douradoras bênçãos ao Homem.
Os valores de Deus e que se relacionam às bem aventuranças, são diametralmente opostas à mentalidade do homem natural 1Cor.2.14


Os Bem Aventurados na Prespectiva Neo Testamentária
Frequentemente se emprega a palavra "feliz" ou "bem-aventurado" no Novo Testamento para descrever a condição daqueles a quem Deus abençoa e se tornam mais que felizes. Alguns exemplos destas bem aventuranças:

a) A Bem Aventurança Relaciona-Se Com Uma Vida de Prática
Em João 13:17, ao concluir a primeira das grandes lições aos discípulos, ministrada no cenáculo pouco antes de sua morte, o Senhor voltou-se e disse: "Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes." comp.Tg.1.25


b) A Bem Aventurança relaciona-se Com Uma Vida de Fé
Em João 20:29 o Senhor emprega a mesma palavra ao dirigir-se a Tomé: "Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram, e creram." Aquele que crê é verdadeiramente feliz.


c) A Bem Aventurança Faz Parte do Próprio Deus
Paulo emprega a mesma palavra, agora traduzida por "bendito": "Segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado" (1Tm.1:11).
O apóstolo fala do contentamento que pertence a Deus em virtude de ser Ele quem é. A infelicidade não se encontra em Deus. Visto que se trata de um Deus feliz, ele confere sua felicidade aos que crêem nele.


d) A Bem Aventurança Relaciona-Se Com a Vinda de Jesus Cristo
Em Tito 2:13, falando da vinda de Cristo, o apóstolo diz: "Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus." 
É uma esperança que traz felicidade ao cristão.


e) A Bem Aventurança Relaciona-Se Com o Perdão dos Pecados
"Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado." (Rm. 4.7,8)
Ninguém pode ser verdadeiramente feliz se primeiro não passar pela experiência do perdão de seus pecados.


f ) A bem aventurança Pertence ao Homem Que Suporta a Tentação
"Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque,quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam." (Tg.1:12)


g) A Bem Aventurança Pertence Àqueles Que Sofrem
"Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso." (Tg. 5:11) comp.1Pd.3.14; 4.14


h) A Bem Aventurança Pertence Aqueles Que Não Se Envergonham de Cristo
"E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim." Mt.11.6

Conclusão:
Bem que podemos denominar as Bem-aventuranças de "Fundamentos para uma vida feliz" como alguém afirmou. Todas as Bem Aventuranças encerram em si coisas aparentemente negativas que depois produzirão um grande e avultado galardão da parte de Deus.
É importante vermos que Deus está atento a todo e qualquer tipo de sofrimento que nos possa advir da nossa fidelidade a Ele.
Todas estes temas e características são depois, ao longo dos evangelhos desenvolvidos por Jesus e pelos apóstolos nas epístolas.

De que forma você prezado irmão e leitor considera-se um bem aventurado? Considera-se uma pessoa feliz? Qual a base para sua felicidade?

4 comentários:

  1. Gostei bastante do artigo, bem amplo! Está de parabéns!!!! está nos meus favoritos!!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Nika pelo seu comentário. Fico feliz porque gostou.

    ResponderEliminar
  3. Graça&Paz André.
    Agradeço por seu comentário. Este texto foi um trecho de um estudo sobre as bem aventuranças que estou realizando. Espero mais à frente ir começando a colocá-lo aqui no blog.

    Grande abraço

    ResponderEliminar

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.