Os Mineiros do Chile - Seu Resgate Uma Parábola

]Fonte[

Nota:
Este artigo passa por um apanhado de notícias de várias fontes neste blog referenciadas, onde procuro fazer uma aplicação à vida espiritual.
Entendo claramente que se torna por vezes, deveras arriscado este tipo de paralelismos, contudo  aceitem este trabalho como parte de um esforço pessoal. Espero, como sempre é meu desejo, que este humilde trabalho sirva de alguma forma para vossa edificação.


1) A DESGRAÇA QUE OCORREU
Um desabamento de uma mina de ouro e cobre, em San José, Chile, no dia 5 de Agosto, fez com que 33 mineiros ficassem soterrados a mais de 700 m de profundidade, durante 69 dias.
Eles trabalhavam nas galerias mais profundas quando o colapso de um muro de sustentação, uns 300 metros mais acima, cortou a ligação ao mundo exterior. [1]
Os mineiros tinham idades compreendidas entre 19 e 63 anos.
Estes 33 homens, presos debaixo da terra durante 69 dias, já entraram para a história. Nunca ninguém aguentou tanto tempo em circunstâncias tão extremas. [2]
Os 33 homens foram encontrados com vida 17 dias depois do acidente [3]

Assim como a terra se abateu sobre estes 33 mineiros, da mesma forma uma desgraça se abateu sobre todos nós e nos alcançou a todos. Todos eles estavam em pé de igualdade naquela desgraça.
Uma mulher que foi ao acampamento para dar apoio às familias afirmou:
"Aqui todos calcamos a mesma lama, todos queremos a mesma coisa. Não somos nem ricos nem pobres, somos todos chilenos à espera de um final feliz" [4]

A bíblia diz quanto ao pecado(desgraça) que nos alcançou que:
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;"(Rm. 3:23) e,"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer." (Rm. 3:10) [ênfase do editor]

De alguma forma a desobediência de Adão tornou-se um desabamento para todos nós:
12 "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." 19 "Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos." (Rm.5 :12,19)

2) A SITUAÇÃO EM QUE FICARAM
Certamente foram 69 dias de muita angustia e tristeza, não somente para os mineiros soterrados, assim como para suas famílias.
...os mineiros têm sido alimentados através de um tubo de ligação, pelo qual lhes chegaram alimentos, medicamentos, cartas, presentes dos familiares e vídeos. [5]
Os mantimentos que no momento do desastre eram suficientes para dois dias foram racionados: duas garfadas de atum, uma golada de leite, uma bolacha de água e sal e uma fatia de pêssego - dia sim, dia não. [6]

Muitas vezes é nos momentos de maiores tribulações da nossa vida pessoal que a nossa fé se desenvolve. Será que sentimos tristeza por aquilo que deveríamos ser e não somos e pelo que não deveríamos e somos?

UMA LUTA ESPIRITUAL: DEUS E O DIABO
"Encontrei Deus e o diabo na mina. Venceu Deus" este depoimento foi dado pelo segundo mineiro a ser resgatado, Mario Sepúlveda Espinace.
“... disse Sepúlveda. ”Estou muito feliz de estar aqui, nunca tive dúvidas sobre os profissionais que o Chile tem. Nunca duvidei disso. E em termos de fé, sempre tive fé no Criador.” [7]

Esta luta em termos espirituais continua-se a travar, pois o inimigo das nossas almas continua a lutar para ganhar terreno sobre as nossas almas.
E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Cl.2.15

A IMPORTÂNCIA DA PALAVRA EM PLENA TRAGÉDIA
Nesta tragédia a Palavra de Deus esteve presente de maneiras variadas:

a) NUMA T-SHIRT
Escrito na t-shirt do mineiro chileno Juan Illanes, resgatado das profundezas da terra há algumas horas: "Porque en su mano están las profundidades de la tierra, Y las alturas de los montes son suyas. Salmo 95:4" ("Ele [Deus] tem na sua mão as profundezas da terra; os píncaros das montanhas são seus.") [8]

b) BIBLIAS EM MINIATURA PARA OS MINEIROS
O pastor Carlos Diaz, 43, chega ao acampamento Esperanza com uma carga especial de Bíblias em miniatura. Cada livrinho só pode ter até 8 cm de largura.
É essa a medida do diâmetro da maior das sondas que está sendo enviada (por um túnel escavado na montanha) aos 33 mineiros encarcerados desde o dia 5 de agosto a 700 metros de profundidade, na mina San José.
O pastor encomendou uma Bíblia para cada um dos 33, deu-se ao trabalho de usar marcador amarelo fosforescente nas passagens mais importantes (“aquelas em que parece que Deus fala diretamente a respeito das angústias de viver dentro de uma caverna fechada”), e entregou-as ao coordenador de segurança da operação de resgate, Jorge Sanhueza, gerente de Sustentabilidade da estatal do cobre do Chile.
Ele encaminhará terra adentro, até os mineiros, as “palavras divinas”. [9]

c) UMA BÍBLIA NA MÃO
Omar Reygadas, foi o 17º a ser resgatado. Ajoelhou para orar com a Bíblia na mão antes de caminhar para o hospital

d) FAMÍLIAS DE MINEIROS RECEBEM NOVO TESTAMENTO PERSONALIZADO
A equipa de obreiros da Sociedade Bíblica do Chile tem acompanhado a situação dos 33 mineiros soterrados numa mina chilena de San José, orando por eles e pelas suas famílias. Hoje mesmo deslocaram-se ao acampamento improvisado destas famílias, entregando a cada uma delas um Novo Testamento personalizado. Nesta personalização está inscrita a seguinte mensagem: "Os bons livros devem estar em boas mãos. A Sociedade Bíblica Chilena deseja obsequiar[oferecer a...] (nome de cada mineiro soterrado) e a sua família com este exemplar do Novo Testamento, esperando que seja luz e guia para as suas vidas. Deus vos abençoe." [10]


A IMPORTÂNCIA DE CULTUAR A DEUS MESMO NO MAIS PROFUNDO DO ABISMO
José Henríquez González, 54 anos, foi o 24º mineiro a deixar a mina San José. Pastor evangélico,... [11]
[Ele]...organizava cultos todos os dias, ele foi considerado o líder espiritual do grupo.
Dos 33 mineiros presos na mina, três são declaradamente cristãos. Dois fizeram a decisão por Cristo enquanto ouviam os estudos Bíblicos ministrados por José Henríquez, mineiro que conduzia cultos a cada noite: “O estudo da Bíblia começou com cinco pessoas, depois 10 e por fim 20 participantes" Henríquez foi nomeado líder espiritual. [12]
Como seria bom se em todos os momentos não falhasse em nós o desejo ardente de cultuarmos ao Senhor nosso Deus, pois Ele é digno.

O RESGATE - 2 COISAS FUNDAMENTAIS

a) A IMPORTÂNCIA DA CÁPSULA DE RESGATE
...Fénix, uma cápsula metálica de 54 centímetros de diâmetro, quatro metros de altura e 460 quilos de peso... [13]
Durante todo o percurso de subida, eles tinham suas condições de saúde monitoradas, usaram tubos de oxigênio e se comunicaram com as equipes da superfície por meio de microfones instalados nos capacetes. [14]
"Cada subida levará cerca de 20 minutos..." [15]

À medida que a cápsula baixava, esperava-se que ela fosse erguida até à superficie. Jesus sobre e sua missão é nos dito:
"E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim." (Jo.12:32)
8 Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. 9 Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? 10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. Ef. 4.8-10
Cristo baixou até nós. Foi Ele que nos veio resgatar do abismo onde nos encontrávamos.
Não há dúvida alguma, que a ordem dada aos mineiros foi para que não fizessem nada, mas apenas aguardassem o livramento.

Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Mt.20.28
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; Rm. 3.25 comp. Rm. 8.2
5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 6 O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo. 1Tm. 2.5,6

b) A DECISÃO DE CADA MINEIRO
A cápsula baixou(Cristo), mas por si só não os resgatou.
e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (Jo. 6:37) [ênfase nossa]
"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, ..." (Jo. 10:9)

Cristo assume também a imagem da arca nas Escrituras, na qual precisamos de entrar afim de que sejamos salvos deste dilúvio espiritual.
Os mineiros, estavam no fundo sim(o homem perdido), porém cada um decidiu entrar na cápsula.
O foco de salvação está na cápsula, mas a acção de cada mineiro, não deixa de ser fundamental. A salvação não está na decisão de cada homem, continua em Cristo, pois mesmo eu não sendo salvo, Ele não deixa de ser o Salvador.
O entrar na cápsula é como o "crer" em Cristo. Se eles não tivessem "fé" que a dita cápsula os levaria à "salvação" eles jamais entrariam e nunca seriam pois resgatados. Será que estamos dispostos a entrar na cápsula, Cristo?

33 DIAS DE RESGATE; 33 MINEIROS
As operações de resgate demoraram 33 dias [16]
Pensando sobre esta notícia e fazendo uma aplicação espiritual, creio que poderemos dizer que Jesus viveu 33 anos e foi à cruz para garantir o resgate de todos nós, claro está de todos os que O aceitam, mas não se esqueça o preço do resgate já foi pago.

CUIDADO COM OS OLHOS
O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. Isaías 9:2
Eles permaneceram mais de 69 dias sem ver a luz do sol e uma das coisas que providenciaram foi óculos escuros, por causa do impacto da luz ao terem contacto com o exterior.
Existem muitas pessoas soterradas e sufocadas pelos pesos de seus pecados sem esperança de ver a luz raiar em suas vidas.
Este confronto com a "Luz" acontece desde o momento que aceitamos Jesus como Salvador. Há um impacto tremendo entre a velha vida e a nova vida em Cristo.
Até nos habituarmos à vontade divina, à luz de Cristo, é um grande desafio. Nós não podemos trazer a um novo convertido toda a luz da Palavra num só instante. Não podemos querer que esta pessoa veja a plena luz de um momento para o outro. Aos poucos a pessoa irá se habituar à luz, à nova vida.
Quando Paulo teve aquela visão do clarão e ficou cego, somente depois é que lhe foi restituída a visão.

O PROBLEMA DA RELIGIÃO
3 IGREJAS REIVINDICAM O CRÉDITO PELO “MILAGRE DO RESGATE” DE MINEIROS CHILENOS
Sacerdotes das igrejas evangélica, adventista e católica estão lutando para colocar um carimbo de sua própria fé nessa onda de fervor religioso enquanto esse drama se aproxima do fim no deserto chileno de Atacama.
Carlos Parra Díaz, pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, disse:
“Deus falou comigo claramente e guiou minha mão a cada passo do resgate” e “Ele quis que os mineiros fossem salvos e eu sou Seu instrumento.”...
Caspar Quintana, bispo católico de Copiapó que preparava um altar para celebrar uma missa para parentes de mineiros e uma coleção de câmeras de TV, disse:
“Deus ouviu as nossas preces” e “Recebi mensagens de encorajamento vindas de todo o mundo. Vamos agradecer.”
Um pouco mais acima no acampamento, Javier Soto, um pastor evangélico, ia de família em família tocando em seu violão cânticos religiosos. “Ele ouve a nossa música”, disse, gesticulando na direção ao céu azul. [17]

Assim como aconteceu com algumas religiões, neste episódio, identificarem-se como sendo a causa da salvação, do mesmo modo vemos uma disputa intensa em nossos dias das igrejas, das mais variadas a identificarem-se como tendo a formula mágica para a salvação.
Há uma disputa intensa pelas almas das pessoas. Lamentável. Muitas vezes esta disputa não é pela salvação, mas pela adesão. Isso torna as pessoas perdidas como filhos do inferno duas vezes.
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós." (Mt. 23:15)

Isso claramente desvia o foco, a atenção do Salvador, Jesus Cristo. Nossas atenções devem estar voltadas para Cristo e nada mais que Cristo.
Na verdade toda a glória do nosso resgate espiritual deverá ser direccionada apenas para aquele que se entregou a si mesmo e nos resgatou.
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gl. 2:20)
"E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." (Ef. 5:2 comp. 5.25)

FÍSICO VerSus ESPIRITUAL
Todos os mineiros foram salvos fisicamente, mas nem todos o foram espiritualmente
"Mesmo diante de situação tão difícil, apenas dois se voltaram para Jesus (além dos três que já eram cristãos)." [18]
Alguns membros do grupo “Los 33″ que não eram religiosos antes do acidente, como Franklin Lobos, encontrou a fé durante a provação,... [19]
Quando a mina desabou, três dos mineiros - incluindo Henríquez - eram Cristãos. Desde então, mais dois deles fizeram profissão de fé, pela graça de Deus e fé no Senhor Jesus Cristo.
A esposa de um dos mineiros que se tornou Cristão depois que foi soterrado na mina também aceitou a Cristo. [20]

Isso claramente nos mostra que mesmo durante as maiores dificuldades nem todos conseguem ou desejam olhar para Jesus Cristo.
Se toda esta tribulação serviu para que 3 pessoas(2 mineiros e a esposa de um), aceitassem Jesus Cristo, então podemos afirmar: Bendita tribulação.
Maioria de nós temos chegado a Cristo exactamente nas maiores adversidades da vida, e que se não fossem estas nunca voltaríamos os olhos para Jesus Cristo.

BEM-VINDO À SUPERFÍCIE, BEM VINDO À VIDA”
Estas foram as palavras ditas por Piñera, presidente do Chile, ao uníco estrangeiro, boliviano Carlos Mamani, que fazia parte dos 33 mineiros. [21]
Sem dúvida quando somos salvos de uma grande aflição em que o risco passa por vida ou morte, o resgate é sempre uma segunda oportunidade para vivermos a vida da melhor forma possível.
Jesus disse: "E não quereis vir a mim para terdes vida." (Jo. 5:40)
Sem dúvida que a oportunidade que Deus nos dá, de aceitarmos Jesus como Salvador é uma segunda oportunidade de vida.
O cristão tem duas datas de nascimento(quando nasce da carne e quando nasce do espírito) e uma certidão de óbito(quando seu corpo morre)
"Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." (Jo. 1:13)
"O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito." (Jo. 3:6)

O que não aceita Cristo tem uma data de nascimento(quando nasce da carne) e duas certidões de óbitos(quando morre fisicamente e quando morre eternamente). A bíblia fala em segunda morte:
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte." (Apoc. 2:11)
6 "Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos." 14 "E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte." (Apoc. 20:6,14 comp.21.8)

Vida não está relacionado com o acto de viver, de respirar, vai muito mais além. É muito mais do que isso: A grande questão é: Como se vive? Há pessoas que passam por experiências que preferem morrer do que continuar.
Pensar em morte em situações dificéis é perfeitamente normal, certamente isso passou pela cabeça de alguns, se não todos os mineiros: "vou/vamos morrer aqui"
Reparemos que estes mineiros estavam numa mina de ouro e de cobre. Mas para que serve isso, se não tem como gastar?
Hoje existe muitas pessoas que têm muito até materialmente, mas reconhecem que o que têm não os tem trazido felicidade.

MALES QUE VÊM POR BEM
A incrível história de sobrevivência e camaradagem poderá tornar estes 33 homens muito ricos. A sua vida de risco permanente e a experiência nas profundezas do deserto vão ser transpostas para livros e filmes - para assegurar que nenhum deles beneficia mais do que os outros, o grupo já contratou um advogado para negociar exclusivos e redigir contratos.
Os convites para participar em programas televisivos, gozar férias pagas em estâncias turísticas de luxo, visitar palácios presidenciais, abundam. "Já sofri muito, não quero sofrer mais", desabafou o mais jovem de todos, Jimmy Sanchez, de 19 anos, na sua última carta à namorada. Mais importante, abundam convites de trabalho.
"A nós não nos importa o que eles vão fazer a seguir, desde que nunca mais entrem naquela mina", resumia Maria Segovia, a irmã do mineiro Dário e la alcaldesa do Campo Esperança. [22] [ênfase nossa]

É um alerta para nós: “Nunca mais entres naquela mina”. Isso faz parte da velha vida, da vida passada. Foram tempos muito difíceis, mas faz parte do passado.
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."  (2Cor. 5:17)
"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim," (Flp. 3:13)

Assim como a vida de mineiro é uma vida dura, pesada, de risco, de igual modo aqueles que vivem submersos e enterrados no pecado, longe da salvação que há Cristo Jesus, têm uma vida de risco constante, nunca têm certezas de nada.
Ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz Mq 7:8.


AGRADECIMENTOS:
Desde já meus sinceros agradecimentos e as melhores recomendações às fontes de consulta:jornal publico
noticias.terra

Se gostou deste artigo considere a possibilidade de receber outros artigos em seu email. Subscreva Reflexões Bíblicas.

1 comentário:

  1. Caro Duarte,

    Nos perdoe pela demora em responder o seu e-mail enviado no dia 23 de Outubro.

    E quero cumprimentá-lo mais uma vez pelo seu esforço aqui. Continue!

    Quanto à parceria, o seu link já está disponível em nossa página de PARCERIAS.

    Um forte abraço.
    Marcos Sampaio

    http://www.marcossampaio.com.br

    ResponderEliminar

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.