Perigos Da Sonolência Espiritual: Um Alerta [Parte 1] Mortos e Insensíveis

]Fonte[
Atende-me, ouve-me, ó SENHOR meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte; Slm.13.3

UMA REALIDADE
Não poucas vezes o sono é relacionado com a morte e a morte com o sono; Dormindo ficamos aquém do mundo que nos rodeia.
Em relação ao profundo estado de sono, alguns dizem: “Quando durmo até pode cair a casa eu não dou conta”; Outros afirmam: “Tenho um sono de pedra”.
Segundo alguns estudos existe um número vasto de pessoas que morrem durante o sono; Isto é conhecido como: apnéia do sono.
Geralmente quando se chega ao inverno, pelo menos em Portugal assim é, há imensas campanhas de sensibilização quanto às formas que as pessoas utilizam-se para se aquecerem face ao frio - lareiras e outros aquecedores a gás são os mais comuns. Estes instrumentos sem o devido cuidado e arejamento mata as pessoas quer através do monóxido de carbono que é libertado quer mesmo através de incêndios que provocam.
Estas mortes são vistas como silenciosas e como sendo um assassino invisível. De acordo com uma fonte consultada, estima-se que anualmente cerca de 30 pessoas perdem a vida desta forma em Portugal.[3]

E A VIDA ESPIRITUAL...
Pode-se facilmente constatar que muitos têm a casa ardendo em chamas(não por Jesus Cristo), e eles não se dão conta. Estão dormindo profundamente; Estão inalando o gás da morte. Infelizmente muitos já se encontram separados até da vida de Deus, ou seja estão mortos. Que tragédia!
A Palavra de Deus diz o seguinte:
17 E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. 18 Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; Ef. 4.17,18

Este texto revela entre outras coisas que:
1) O cristão não deve estar entenebrecido(coberto de trevas, escurecido) no seu entendimento

2) É possível vivermos em desacordo com aquilo que Deus deseja

3) A ignorância adicionada à dureza de coração são factores que levam ao ponto 2

O SONO E A MORTE NA MITOLOGIA[1]
Na Mitologia Grega, o sono, é personificado pelo deus Hipno. Desta palavra surge: hipnose, hipnotismo. Palavras estas, relacionadas com um estado de dormência onde a pessoa passa de um estado de consciência para inconsciência.
Sabiam que o deus Hipno tem um irmão gémeo? Chama-se: Tânato. Sabem o que representa? A morte. Interessante sono e morte até na mitologia estão relacionados.

Será que isso tem algo a nos ensinar no sentido espiritual?
Interessantemente encontramos esta relação aparece também nas Escrituras. Vejamos:
Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Ef.5.14
"Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono." Jo. 11:13
"Disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele." (Mt. 9:24)
"Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem." (I Cor. 15:20)
"Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele." (I Tess. 4:14)

Outros textos aplicando o dormir à morte física:
"E também os que dormiram em Cristo estão perdidos." (I Cor. 15:18)
"Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;" (I Cor. 15:51)
"E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação."  (II Pd. 3 4)
"Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono." (Jo. 11:11)
Leia também: At. 7:60, I Cor. 11:30; 15:6, I Tess. 4:13-15, Jd.1.8

Deus, no entanto considera-se Deus dos vivos e não dos mortos (Mt.22.32)


DESPERTEMOS DO SONO DA MORTE
O hino Derrama Teu Espírito, 387 da Harpa Cristã na 5ª estrofe encontramos o seguinte:
Desperta, Jesus Cristo, os que dormem
O mui profundo sono do "jardim"

Para quem já assistiu ao filme “O Peregrino” a determinado momento ele é exortado a não parar para descansar no vale da sonolência e lutar contra o sono. Creio que a determinado momento e caminhada da vida cristã, somos levados e tentados a descansar, a adormecer neste vale.
A "arma" que "O Peregrino" e seu acompanhante usaram para não adormecerem foi falar das grandezas que Deus havia feito na vida deles. Repare o que Jesus diz à Igreja de Sardes:
"Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o..." Apoc.3.3a

O alerta não é para vivermos à conta das memórias do passado, mas precisamos tantas vezes lembrar quando o sono nos deseja atacar como Jesus nos valorizou na cruz do Calvário e como para Ele ainda somos e representamos grande e imenso valor. Precisamos contar suas bênçãos recebidas, quanto alegria Ele nos tem proporcionado, quantas vitórias, etc.
A melhor definição de Reavivamento na Bíblia pode ser encontrada ainda na carta à igreja de Sardes:
Eu sei as tuas obras; que tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante; e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus (Ap 3.1,2 comp. Prov.24.11)

É extremamente complicado quando o pastor torna-se o coveiro de "sua" igreja e não alguém que luta para manter seus membros vivos.
Jesus a este pastor de Sardes não estava dizendo: "Deixa os mortos sepultarem seus mortos" (Mt.8.22), mas estava demonstrando que enquanto há vida há esperança.

O estado de morte significava que já haviam perdido a paixão espiritual e o fervor por Cristo. O coração desta igreja, de cada membro já não batia por Cristo. Será que este é o nosso caso?
Viviam desprovidos do poder espiritual, aparentemente, pareciam piedosos, mas na realidade, estavam mortos.
Jesus alerta-os para que acordem! Esta igreja estava se tornando cada dia que passava, cada vez mais adormecida, inconsciente, indiferente e morna.
Reavivamento implica acordar para Jesus e permitir que Ele fortaleça e reavive o que restou da nossa vida espiritual. Ele não irá apagar o pavio que fumega(Is.42.3), mas sim reavivar a chama que você tem perdido pelo seu Salvador.
No fundo, um reavivamento passa por ser uma ressurreição para uma vida vivida ao máximo na vontade de Deus.
Falar de reavivamento ou reanimação em termos médicos pode ser uma imagem perfeita daquilo que Deus quer fazer em cada um de nós. Reanimar a pessoa(reanimação cardiopulmonar) é uma tentativa última de trazer a pessoa que teve uma paragem cardíaca à vida. Acontece muito em caso de enfartes – Ainda há uma esperança!
Por vezes este reavivamento é feito com choques de alta voltagem. Será que é isso que estamos precisando? O que Deus precisa usar para nos reanimar? Seja o que for, que voltemos à vida, que nosso coração possa novamente bater por Ele!

Outra imagem que pode-nos fazer compreender o estado de sonolência e o perigo que isso representa para nós é o de hibernação. Muitos crentes não estão apenas dormindo, mas já têm entrado e permanecido em estado de hibernação. O tempo de hibernação depende do inverno. Pergunto: Será que dentro da igreja estamos vivendo um inverno que tem levado todos a hibernarem? Como está o termómetro de sua igreja? Como está seu pastor? Como você está?
Precisamos sem dúvida que a Primavera de Deus possa surgir e a brisa do Espírito Santo possa soprar sobre nossas vidas e corações.

Ainda quanto à hibernação dos ursos por exemplo, a energia do corpo é também minimizada e as energias desperdiçadas passam quase para metade. O coração bate apenas 10 vezes por minuto em vez de 50. Ao longo da hibernação, o corpo dos ursos gasta cerca de 250 e 300 gramas de gordura diariamente e eles nunca comem, bebem, defecam ou urinam.[2]

Isto é importante ser realçado pois crente em hibernação quer gastar poucas ou nenhumas energias em fazer seja o que for necessário. Ele vive de si para si. Ele pensa sempre nos outros quando é para serem realizadas determinadas tarefas ou quando lhe pedem algo. Isso aponta para a forma como estamos, ou não servindo a Cristo.


CONCLUSÃO:
Como está seu coração em relação a Cristo?
Tem-se sentido sonolente, hibernando ou mesmo anestesiado em relação à vontade de Deus em sua vida? Lembre-se o que diz a Palavra do Senhor: "É hora de despertarmos do sono"

Guarde isso em seu coração e medite!


NOTAS:

LEIA A INTRODUÇÃO A ESTE TEXTO:
Perigos Da Sonolência Espiritual: Um Alerta [Introdução]

DICA DE LEITURA:

As sete igrejas do Apocalipse, O Alerta Final de Cristo para seu povo, Steven J. Lawson, Cpad
Este livro é uma reedição do livro Alerta Final


Se gostou deste artigo considere a possibilidade de receber outros artigos em seu email. Subscreva Reflexões Bíblicas.

1 comentário:

  1. Estou conhecendo seu blog hoje. Muito bom! Deus continue abençoando.
    Quero aproveitar para divulgar o nosso blog pessoal:

    A internet é um espaço precioso onde podemos falar das verdades bíblicas e discutir diferentes pontos de vista!
    [ Idéias Protestantes ] é um blog cristão com essa proposta. Sem dispensar a seriedade na defesa do Evangelho, e, sobretudo, longe de se adaptar aos modismos e novidades do Cristianismo de entretenimento, o leitor aqui obterá uma mistura bem balanceada de teologia, cultura, denúncia, cidadania, religião e artigos devocionais. No blog IdéiasProtestantes [http://WWW.marcossampaio.com.br], você fica sabendo da última novidade do absurdário gospel, mas também não falta material para edificação e reflexões sobre a vida cristã.

    Ao mesmo tempo queremos encorajar a Igreja de Cristo a sempre estar reformando seus pensamentos, para que cada vez mais honre a Deus e seja consistente com a Sua Palavra; reafirmando que a salvação é pela graça somente, através da fé somente, em Cristo somente,como revelada na Escritura somente, para a glória de Deus somente!

    Um forte abraço.
    Marcos Sampaio

    Se puder nos dar aquela “forcinha” em seu blogroll:
    http://www.marcossampaio.com.br

    ResponderEliminar

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.