"Desde o Princípio Até Ao Fim Do Ano" - Reflexão Em Final De Ano


"Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales: da chuva dos céus beberão as águas; terra de que cuida o Senhor vosso Deus: os olhos do Senhor vosso Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até o fim do ano." (Dt. 11:11,12).

INTRODUÇÃO:
Diante de nós está um novo ano. Se por um lado ficamos felizes por termos chegado ao fim deste, por outro sempre pensamos o que nos aguarda, trará o amanhã ou o próximo ano. Cada dia é pois um desafio à nossa pessoa.

A NECESSIDADE DA CERTEZA NAS PROMESSAS DE DEUS
"...a terra que passais a possuir..."
Esta foi uma certeza dada ao povo de Israel, que infelizmente pelas mais diversas razões, mas principalmente pela incredulidade dos corações, nem todos possuíram a terra.
Perante as promessas de Deus, não se deixe abalar pela incerteza, viva cada dia crescendo na confiança em Deus. Se na verdade podem existir dúvidas em nossas mentes e corações quanto ao dia de amanhã, nosso coração deve estar seguro que Deus está sobre nós, ou seja, Ele é maior que qualquer dúvida, ansiedade e dificuldade.
Assim como Deus foi a razão pela qual o povo herdou a terra prometida, apesar de todas as dificuldades existentes ao longo de uma caminhada de 40 anos, do mesmo modo, devemos estar cientes que as lutas não faltarão, porém Deus é maior.
"Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo." (I Jo.4:4)

A CERTEZA QUE DEUS CUIDARÁ DE NÓS
“...os olhos do Senhor vosso Deus estão sobre ela continuamente.”
Deus prometeu cuidar da terra, a qual o povo iria herdar. Este cuidado de Deus duraria o ano inteiro. Cremos também que "...até aqui nos ajudou o Senhor" (1Sm 7.12), assim como durante este novo ano Ele continuará a fazê-lo, pois "...Deus é Fiel..." (2Cor 1.18, 2Tess 3.3, 2Tm 2.13)
Se Deus cuida de sua criação é certo que o Senhor cuidará muito mais do seu povo de seus filhos.

26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? (Mt.6.26,30)Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mt.6:34)

Assim como os olhos do Senhor estariam sobre a terra, há uma promessa que os olhos do Senhor estão sobre os seus fiéis.
"Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal." (I Pd.3:12)

O povo de Israel podia estar seguro de que Deus lhes iria proporcionar as condições para habitarem na terra que Ele mesmo havia prometido.
Assim como não haveria seca, pois Deus sempre enviaria a chuva, podemos nós ter esta mesma confiança. Só haverá seca em nossa vida e nossa alma, se permitimos que assim seja, pois da parte de Deus a benção é certa.
O desejo de Deus é que possamos frutificar com as chuvas que Ele derrama sobre nossos corações e vida:
"Então a terra dará o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, nos abençoará." (Slm.67:6)
"Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos," (Slm.92:14)
"Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto."  (Jr.17:7,8)

A NECESSIDADE DA OBEDIÊNCIA A DEUS E SUA PALAVRA
Guardai, pois, todos os mandamentos que eu vos ordeno hoje, para que sejais fortes, e entreis, e ocupeis a terra que passais a possuir; (Dt.11.8)
Aqui deve sim, residir a nossa preocupação - Em nossa fidelidade a Deus. Não devemos duvidar de Deus e Suas grandiosas promessas, mas de nós próprios.
A cada momento que passa, devemos rogá-Lo que nos capacite, dê a força necessária e sabedoria afim de que sejamos achados fiéis (2Pd 3.14).
Não há dúvida que sermos fiéis a Deus é um grande desafio nos tempos que correm. A bênção de Deus é sempre o resultado de nossa obediência a Ele.

LUTAS, PROVAS E VITÓRIAS
“...é terra de montes e de vales...”
Assim como na terra de Israel, há a certeza que haverá em nossas vidas altos(montes) e baixos(vales), porém que jamais falte a chuva, a benção de Deus sobre nossos corações e vida.
Que seja um ano de muito trabalho, mas de muito fruto, de muita vitória. Isso certamente depende do empenho, dedicação e consagração de cada um.
Deixando que o Senhor trabalhe em nós, seremos com certeza, mais amáveis, mais tratáveis, mais amigos, mais unidos.
OBJECTIVOS
Não precisamos "entrar com o pé direito" neste novo ano, precisamos entrar sim, com o coração direito, recto diante de Deus:
"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto."  (Slm. 51:10)
"Seja reto o meu coração nos teus estatutos, para que não seja confundido."  (Slm. 119:80)
"Faze bem, ó SENHOR, aos bons e aos que são retos de coração."  (Slm. 125:4)

Façamos um balanço, uma restrospectiva e introspectiva a este ano que tem passado, e vejamos o quanto poderíamos ser melhores e mais úteis na obra de Deus e uns para os outros.
Nós não podemos mudar muita coisa em pouco tempo, mas podemos ao longo do ano permitir que Deus trabalhe em nós afim de que sejamos bastante diferentes ao terminar este novo ano que se avizinha.

DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE E UM 2011 PRÓSPERO

3 comentários:

  1. Não precisamos "entrar com o pé direito" neste novo ano, precisamos entrar sim, com o coração direito, recto diante de Deus:
    Adorei meu amigo. Vou te colocar nos meus favoritos ok. Paz e Feliz Ano Novo!

    ResponderEliminar
  2. Graça&Paz Rô!
    Muito obrigada por seu comentário e mais uma vez visitar meu blog, me presenteando com sua visita.
    Quanto ao seu interesse de colocar-me em seus favoritos, bom...só tenho mesmo a agradecer e sinto-me verdadeiramente elogiado por sua atitude.

    Abraços e nunca é demais dizer: Um 2011 abençoado.

    ResponderEliminar

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.