terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Semelhanças Entre O Nascimento De Jesus E O Novo Nascimento


INTRODUÇÃO:

Desejava compartilhar convosco, esperando que sirva de bênção, este artigo, nesta época natalícia, quando o nascimento de Jesus é de forma intensa anunciado e falado, embora não haja base bíblica nem histórica, para afirmar que esta seja na verdade a época(Dezembro) do seu nascimento.
Espero que todos nós possamos considerar a mais célebre verdade espiritual: Se Jesus não tivesse nascido, nós nunca poderíamos ter nascido para Deus.


ELEMENTOS PRESENTES NO NASCIMENTO DE JESUS E EM NOSSO NOVO NASCIMENTO: 

1) A ALEGRIA
JESUS:
Quando Jesus nasceu, houve alegria nos céus:
13 E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: 14 Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. (Lc 2:13,14)

NÓS:
Quando alguém vem à salvação, nasce de novo, há alegria nos céus:
Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. (Lc 15:10)


2) PRESENTES
PARA JESUS:
Quando Jesus nasceu, recebeu presentes:
E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. (Mt 2:11)

PARA NÓS:
Quando nascemos de novo, recebemos bênçãos, dádivas, riquezas espirituais:
"Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,"  (Ef 1:7)
6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; 7 Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. (Ef 2.6,7)


3) A ACÇÃO E PODER DO ESPÍRITO SANTO
EM JESUS:
Jesus nasceu de forma sobrenatural, sem intervenção humana, sendo gerado pelo Espírito Santo de Deus:
18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. 20 E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; 25 E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus. (Mt 1:18,20,25)

EM NÓS:
O novo nascimento não é pelo poder do homem, mas sim pela intervenção divina:
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. (Jo. 3:3-6,8)


4) A HUMILDADE
EM JESUS:
Jesus Cristo, sendo humilde, nasceu num lugar humilde:
E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. (Lc 2:7)
"Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis."  (2Cor 8:9)
"E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz."  (Flp 2:8)

EM NÓS:
Tem de haver humildade e reconhecimento de nossos próprios erros, pecados e fracassos
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR, (At 3.19 comp. Prov 28:13; 19:11)


5) FUGIR PARA SOBREVIVER
JESUS:
Jesus quando nasceu teve que ser levado para o Egipto para não ser morto
13 E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. 14 E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito. (Mt 2:13,14)

NÓS:
Depois do novo nascimento, necessitamos fugir do mundo para não morrer
15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1Jo 2.15-17)


AGRADECIMENTOS:
Mais uma vez agradeço à minha grande amiga Débora sua paciência para comigo em trabalhar na imagem deste artigo. Visite seu blog AQUI

2 comentários:

  1. Olá, graça e paz!

    Você gostaria de fazer uma parceria e trocar banners? O meu blog é http://ocaminhoevida.blogspot.com/

    Abraços
    Beatriz Rustiguel da Silva

    ResponderEliminar
  2. Graça&Paz Beatriz!
    Desde já agradeço sua visita. Quanto a uma parceria e toca de banners agradeço que me dê mais um tempinho e brevemente entrarei em contato consigo. Muito obrigada por seu interesse.

    Abraços e volte sempre.

    ResponderEliminar

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.