Desapercebidos E Tolerantes: Perigos Da Sonolência Espiritual: Um Alerta [Parte 3]

]Automania[
Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono. (Is. 56.10)
Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. (Mt. 13.25)
35 Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, 36 Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. (Mc. 13.35,36)

INTRODUÇÃO:
O sono trama-nos a responsabilidade, e sem esta responsabilidade tornam-mo-nos tolerantes perante qualquer coisa, perante qualquer perigo.
A imagem que escolhi acaba por ser acolhedora visto tratar-se de uma criança dormindo e delicadamente a borboleta pousa em sua cabeça. Muito provavelmente isso não aconteceria caso ele estivesse acordado, pois quanto muito ele tentaria apanhá-la em suas mãos.
No entanto se pensarmos num caso de um militar dormindo em seu posto de guarda, sabemos que isto dá castigo e dos graves. Ele com sua atitude arrisca-se não somente a morrer como também coloca todo o quartel em perigo.
Há pessoas já têm sido despedidos de seus empregos porque foram apanhados a dormir.



VIDA ESPIRITUAL
Se reler os textos iniciais verá como há duras críticas e mesmo fortes alertas quanto ao facto de nos mantermos despertos.
A verdade é que não podemos permitir que o sono espiritual seja uma desculpa para nossas [in]responsabilidades.
Quando o sono ataca, não nos podemos dar ao luxo de ceder, mas sim precisamos de achar formas de nos manter acordados.

7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; (1Pd. 5.7,8)
O versículo 8 alerta-nos à vigilância e no versículo 7, diz para lançarmos sobre Deus toda a nossa ansiedade.
Por vezes a pressão/ansiedade é muita e isso pode nos levar a deixarmo-nos dormir. O conselho é: “lancemos sobre Ele esta ansiedade”.
O calor desperta-nos, a mornidão adormece-nos e o frio mata-nos (Is. 52.1)
Deus queixa-se do seu povo pois este não está desperto e muito provavelmente era este tipo de sonolência que fazia com que o povo não estivesse ciente de suas iniquidades:
E já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte, e te detenhas; porque escondes de nós o teu rosto, e nos fazes derreter, por causa das nossas iniqüidades. (Is.64.7 comp. 1Sm. 4.21,22)

Os soldados de Saul não o guardaram de Davi porque adormeceram. Quando a vida do rei estava em suas mãos:
Tomou, pois, Davi a lança e a bilha de água, da cabeceira de Saul, e foram-se; e ninguém houve que o visse, nem que o advertisse, nem que acordasse; porque todos estavam dormindo, porque da parte do SENHOR havia caído sobre eles um profundo sono. (1Sm. 26.12)

Os soldados junto ao sepulcro de Jesus deram a desculpa do adormecimento:
13 Dizendo: Dizei: Vieram de noite os seus discípulos e, dormindo nós, o furtaram. 14 E, se isto chegar a ser ouvido pelo presidente, nós o persuadiremos, e vos poremos em segurança. (Mt. 28.13,14)


DESPERTA IGREJA
A responsabilidade da Igreja é marcar um contraponto em relação ao “modus vivendi” do mundo. A sonolência espiritual leva-nos a não discernirmos o certo do errado (Ef 5.10-13)
O problema é como acontecia em Israel há quem goste e ame o sono, por esta razão não despertam e não são despertados para os perigos que os rodeia.
Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono. (Is 56.10)
Muitas vezes os pastores, a liderança, além de dormir gosta e aprecia ver o povo a dormir, pois pelo menos dormindo dão menos trabalho, são menos contradizentes, e continuam simplesmente na ignorância quanto às suas vidas.

O sono leva-nos a confundir os padrões que nos separam do mundo e suas práticas. Perante grandes mudanças de valor, mesmo ao nível moral, a igreja tem ficado confusa quantos aos seus valores. O inimigo tem semeado joio entre o trigo e estamos a pagar caro por isso.
Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. (Mt. 13.25)

Aquilo que antes defendia-se com unhas e dentes já passa a ser algo aceitável, porque "as coisas mudam" dizem alguns. 
Assim sendo, a igreja está perdendo seus valores espirituais e morais, perdendo sua identidade, baixando os braços e não está percebendo isso, pois está dormindo; está cochilando.
A igreja ainda tem a responsabilidade de ser “luz do mundo e sal da terra” (Mt. 5.13,14)
Ao longo deste tempo tudo aquilo que outrora era considerado pecado e nos afastava de Deus já não é assim, no entender de muitos. Vivemos num tempo em que se tem usado da liberdade para dar lugar à carne e tudo isso porque estamos dormindo.
"QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?"  (Rm. 6:1)
"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor."  (Gl 5:13)

Estamos vivendo dias de grande confusão espiritual, em que mesmo os mais sinceros estão ficando com dúvidas quanto ao que acreditam. O bem já passa por mal e o mal pelo bem:
"Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!"  (Is 5:20)
Expressões como: “mundo” e “mundanismo” para muitos já não tem qualquer valor, não significa absolutamente nada. São palavras usadas simplesmente pelos chamados tradicionalistas, legalistas ou até mesmo "fariseus". A amizade com o mundo tem-se tornado cada vez mais forte dentro das "igrejas":
Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. (Tg. 4.4)
"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele."  (1Jo. 2:15)

Quando a pessoa está nas trevas não consegue discernir o certo do errado – tudo é aceitável, tudo é normal, tudo é liberdade.
Por esta razão Paulo adverte: Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, (Ef. 5.15)
Não andamos em determinado caminho ou temos determinada forma de vida porque a maioria tem, mas procuramos viver de acordo com os padrões que Deus estabeleceu para seus filhos, e estes estão em Sua Imutável Palavra. Por isso fique alerta e apercebido pois a tentação é muita.
Perante isso não é de estranhar que muitos não estão vigiando e cuidando-se para a volta de Jesus Cristo. Talvez nunca até ouviram falar disso ou se ouviram o sono os tem levado para uma outra esfera de acção e preocupação.
35 Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, 36 Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. (Mc. 13.35,36)

Cadastre seu Email:


Delivered by FeedBurner

5 comentários:

  1. Gospel pornô? me explica lá isso please!


    “Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te alumiará”.
    (Efésios 5.14)
    Muitos estão vivendo em um sono espiritual maninho, ta na hora de despertar. Bjs!

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo Rô! Lei aqui uma postagem do pastor Renato Vargens - Filmes Pornô Gospel: http://renatovargens.blogspot.com/2009/02/filmes-porno-gospel-renato-vargens-vem.html

    Precisamos sem dúvida despertar para combater estas inovações.

    ResponderEliminar
  3. Amor eu já havia lido sim sobre o assunto, só que me esqueci totalmente,é mesmo um absurdo. Obrigada. PAZ!

    ResponderEliminar
  4. Espero que este esquecimento não seja por causa da velhice(LoL).

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Acho que é sim, afinal de contas ja não sou nenhuma garotinha.rsss
    Paz querido!

    ResponderEliminar

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.