DEUSES FALSOS E O DEUS VERDADEIRO [Parte 3] Uma Coleção de Textos Bíblicos





]Fonte[


CONTRASTES ENTRE OS DEUSES FALSOS E O DEUS VERDADEIRO

O DEUS VERDADEIRO É DESTACADO ENTRE OS MUITOS DEUSES E ESTÁ ACIMA DELES:
"Ó SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?" (Êx 15:11)
"E em tudo o que vos tenho dito, guardai-vos; e do nome de outros deuses nem vos lembreis, nem se ouça da vossa boca." (Êx 23:13)
Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, ainda que não fossem deuses? Todavia o meu povo trocou a sua glória por aquilo que é de nenhum proveito. (Jr 2.11)


1) OS DEUSES FALSOS NECESSITAM SER CRIADOS
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. (Ex 20.4 comp 34.17)
E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito. (Ex 32.4)
"Não farás para ti imagens de fundição." (Êx 34:17)
"Assim tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro." (Êx 32:31 comp. vers.1 “faze-nos deuses”)
NÃO fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus. (Lv 26.1)
8 Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que fabricaram os seus dedos. 9 E o povo se abate, e os nobres se humilham; portanto não lhes perdoarás. (Is 2.8,9)
O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata. (Is 40.19)
Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? (Is 44.10)
12 O ferreiro, com a tenaz, trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço; ele tem fome e a sua força enfraquece, e não bebe água, e desfalece. 13 O carpinteiro estende a régua, desenha-o com uma linha, aplaina-o com a plaina, e traça-o com o compasso; e o faz à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa. 14 Quando corta para si cedros, toma, também, o cipreste e o carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer. 15 Então serve ao homem para queimar; e toma deles, e se aquenta, e os acende, e coze o pão; também faz um deus, e se prostra diante dele; também fabrica uma imagem de escultura, e ajoelha-se diante dela. 16 Metade dele queima no fogo, com a outra metade prepara a carne para comer, assa-a e farta-se dela; também se aquenta, e diz: Ora já me aquentei, já vi o fogo. 17 Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus. 18 Nada sabem, nem entendem; porque tapou os olhos para que não vejam, e os seus corações para que não entendam. 19 E nenhum deles cai em si, e já não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ei ao que saiu de uma árvore? (Is 44.12-19)
Gastam o ouro da bolsa, e pesam a prata nas balanças; assalariam o ourives, e ele faz um deus, e diante dele se prostram e se inclinam. (Is 46.6)

Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado; (Jr 10.3)
Eles fizeram reis, mas não por mim; constituíram príncipes, mas eu não o soube; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos. (Os 8.4)
E agora multiplicaram pecados, e da sua prata fizeram uma imagem de fundição, ídolos segundo o seu entendimento, todos obra de artífices, dos quais dizem: Os homens que sacrificam beijem os bezerros. (Os 13.2)
Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos? (Hab 2.18)
24 Porque um certo ourives da prata, por nome Demétrio, que fazia de prata nichos de Diana, dava não pouco lucro aos artífices, 26 E bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos." (Act 19:24,26)

O DEUS VERDADEIRO É O CRIADOR DE TUDO O QUE EXISTE
De acordo com as Escrituras, Deus criou todas as coisas (Gn 1.1).

Porque todos os deuses dos povos são ídolos; porém o SENHOR fez os céus. (1Cron 16.26)
11 Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da terra e de debaixo deste céu. 12 Ele fez a terra com o seu poder; ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus. (Jr 10.11,12)
"Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há; e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora" (Neem 9.6).
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. (Hb 11.3)
21 Porventura não sabeis? Porventura não ouvis, ou desde o princípio não se vos notificou, ou não atentastes para os fundamentos da terra? 22 Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar; (Is 40.21,22)


2) OS DEUSES FALSOS PRECISAM SER TRANSPORTADOS E GUIADOS PELOS HOMENS
Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar. (Is 45.20)
Sobre os ombros o tomam, o levam, e o põem no seu lugar; ali fica em pé, do seu lugar não se move; e, se alguém clama a ele, resposta nenhuma dá, nem livra alguém da sua tribulação. (Is 46.7)
3 Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado; 4 Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. 5 São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem. (Jr 10.3-5)

O DEUS VERDADEIRO NOS TRANSPORTA, CARREGA, GUIA E SALVA
"Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho." (Slm 25:9)
"Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos." (Slm 32:8)
"Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória." (Slm 73:24)
"Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá." (Slm 139:10)
"Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo." (Prov 6:22)
"Como pastor apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos, e os levará no seu regaço; as que amamentam guiará suavemente." (Is 40:11)
"E guiarei os cegos pelo caminho que nunca conheceram, fá-los-ei caminhar pelas veredas que não conheceram; tornarei as trevas em luz perante eles, e as coisas tortas farei direitas. Estas coisas lhes farei, e nunca os desampararei." (Is 42:16)
"Nunca terão fome, nem sede, nem o calor, nem o sol os afligirá; porque o que se compadece deles os guiará e os levará mansamente aos mananciais das águas." (Is 49:10)
"E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam." (Is 58:11)
21 Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim. 22 Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. (Is 45.21,22)
EIS que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. (Is 59.1)


3) OS DEUSES FALSOS NÃO VÊEM, OUVEM E FALAM
E ali servireis a deuses que são obra de mãos de homens, madeira e pedra, que não vêem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram. (Dt 4.28)
Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito. (Jr 10.14)
Ai daquele que diz ao pau: Acorda! e à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberta de ouro e de prata, mas dentro dela não há espírito algum. (Hab 2.19)
4 Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. 5 Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. 6 Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. 7 Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. (Slm 115.4-7)

O DEUS VERDADEIRO TUDO VÊ, OUVE, SABE E FALA COM O HOMEM
Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos. (Jó 34.21)

1 SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. 2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 3 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. 4 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. 5 Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. 6 Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. 7 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? 8 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. 9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 10 Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. 11 Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. 12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; 16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. (Slm 139.1-12,16 comp Am 9.3)
Tenho observado os teus preceitos, e os teus testemunhos, porque todos os meus caminhos estão diante de ti. (Slm 119.168)
Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR, e ele pesa todas as suas veredas. (Prov 5.21)
Porque os meus olhos estão sobre todos os seus caminhos; não se escondem da minha face, nem a sua maldade se encobre aos meus olhos. (Jr 16.17)
Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. (Jr 17.10)
Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR. (Jr 23.24)
Grande em conselho, e magnífico em obras; porque os teus olhos estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas obras; (Jr 32.19)
Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. (Dn 2.22)
E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. (Rm 8.27)
E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos. (1Cor 3.20)
Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. (1Jo 3.20)

O Deus verdadeiro conhece o passado, o presente e o futuro
Quem há como eu? Que o proclame e o exponha perante mim! Quem tem anunciado desde os tempos antigos as coisas vindouras? Que nos anuncie as que ainda hão de vir. (Is 44.7)
Eis que as primeiras coisas já se cumpriram, e as novas eu vos anuncio, e, antes que venham à luz, vo-las faço ouvir. (Is 42.9)

  • DEUS VÊ (Slm 11.4; 18.24)
  • DEUS OUVE (Is 59.1)
  • DEUS FALA (Nm 12.8)


4) OS DEUSES FALSOS PRECISAM DE MANUTENÇÃO
Não é difícil imaginar que todos os deuses necessitam de uma limpeza, e restauração de vez em quando.


O DEUS VERDADEIRO É QUEM NOS MANTÉM, A TODOS SUSTENTA DÁ A VIDA
"Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;" (Atos 17 : 25)
14 Se ele pusesse o seu coração contra o homem, e recolhesse para si o seu espírito e o seu fôlego, 15 Toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó. (Jó 34.14,15)
"Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó." (Slm 104:29)


5) OS FALSOS DEUSES TEM PRINCÍPIO E FIM DE DIAS
Na mitologia grego-romana os deuses eram também mortais. Alguns morriam todos os anos. No inverno, alguns deuses morriam, e ressurgiam na primavera.

O DEUS VERDADEIRO É ETERNO
"Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação." (Jr 10.10)
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. (Is 40.28)
Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. (Is 44.6)
"Bendito seja o SENHOR Deus de Israel, de eternidade em eternidade, e todo o povo diga: Amém. Louvai ao SENHOR." (Slm 106:48)
"Mas a misericórdia do SENHOR é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos;" (Slm 103:17)


6) A QUALIDADE[MATERIAL] DOS DEUSES SUA BELEZA E TAMANHO DEPENDE DO PODER FINANCEIRO DE CADA UM
18 A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis? 19 O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro, e forja para ela cadeias de prata. 20 O empobrecido, que não pode oferecer tanto, escolhe madeira que não se apodrece; artífice sábio busca, para gravar uma imagem que não se pode mover. (Is 40.20)

O DEUS VERDADEIRO NÃO ESTÁ LIMITADO A ISSO
Deus revela sua grandeza aqueles que O buscam de todo o coração. Em nada está relacionado com poder social, económico.


7) OS DEUSES FALSOS CADA UM TEM SUA ESPECIALIDADE E NOMES
Por exemplo na Índia, a religião tradicional e predominante é o Hinduísmo. Nesta religião existem literalmente milhares de deuses(330 milhões de deuses), cada um com a sua função. O deus supremo é o Brahma. Acredita-se que Brahma é um deus impessoal e que não pode ser conhecido e que ele existe em três formas separadas: Brahma—Criador; Vishnu—Preservador; e Shiva – Destruidor

O DEUS VERDADEIRO É TUDO EM TODOS
Só ele nos pode livrar ao contrário dos ídolos:
Então irão as cidades de Judá e os habitantes de Jerusalém e clamarão aos deuses a quem eles queimaram incenso; estes, porém, de nenhum modo os livrarão no tempo do seu mal. (Jr 11.12)
Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio. (At 17.23)
Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. (1Cor 8.6)


8) OS FALSOS DEUSES SÃO MATÉRIA
Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens. (At 17.29)
22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. 23 E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. (Rm 1.22,23)
19 Fizeram um bezerro em Horebe e adoraram a imagem fundida. 20 E converteram a sua glória na figura de um boi que come erva. (Slm 106.19,20)

O DEUS VERDADEIRO É ESPÍRITO E VIDA, INVISÍVEL MAS REAL
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem." (Jo 4:23)
"Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém." (1Tm 1:17)


9) OS DEUSES FALSOS NÃO POSSUEM VONTADE PRÓPRIA
Como já demonstrado por outros versículos anteriores eles são levados aonde os desejam levar e os colocam onde os desejam colocar.

O DEUS VERDADEIRO FAZ TUDO QUANTO LHE APRAZ
"Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou." (Slm 115:3)
"Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?" (Rom 11:34)
"...Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? (1Cor 2.16)


10) GERALMENTE ONDE EXISTE IDOLATRIA HÁ EXAGEROS(MUITA BEBIDA, COMIDA, PROMISCUIDADE)
Para que não faças aliança com os moradores da terra, e quando eles se prostituirem após os seus deuses, ou sacrificarem aos seus deuses, tu, como convidado deles, comas também dos seus sacrifícios, (Êx 34:15)

NA PRESENÇA DO DEUS VERDADEIRO HÁ ALEGRIA, GOZO, PAZ NO ESPÍRITO SANTO E ORDEM
"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." (Rom 14:17)
"Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos." (1Cor 14:33)

2 comentários:

  1. Que Deus abençoe poderosamente essa ferramenta de proclamação de sua palavra.
    Paz!
    www.pranselmomelo.com.br

    ResponderEliminar
  2. @Anselmo Muito obrigado por suas palavras de apreço. Um abraço.

    ResponderEliminar

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.