Erros Que Se Comete Ao Congregar



Simon Howden


INTRODUÇÃO:
Considero congregar um dos pilares mais importantes da vida cristã, por várias razões, porém também sei que existe razões erradas para o fazer. Infelizmente por causa de muitas escândalos, distorcimentos bíblicos, apostasia muitos têm deixado de congregar. Mas aqueles que o fazem, sempre o fazem com as melhores das intenções? Estou certo que não! Gostaria apenas de deixar cinco destas razões que tenho encontrado em mim e em outros.


1) NÃO RESOLVE PROBLEMAS, MAS PODERÁ O FAZER
"Na angústia invoquei ao SENHOR, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face." Slm 18:6
O culto não é uma resolução de problemas, apenas faz parte do "pacote" da vida cristã. Há muita gente que procura ir a um culto afim de que todos os seus problemas sejam resolvidos após talvez hora e meia. Porém quando o(s) dito(s) milagre(s) não acontece(m), e as expectativas são furadas estas pessoas ficam desiludidas. Talvez grande parte dos evangélicos têm culpa de estarem passando esta mensagem enganadora.
Cresci praticamente ouvindo a Palavra de Deus e muitas vezes ouvia quando chegava à dita hora do apelo para aceitar Jesus, sempre alguém fazia referência que Jesus resolve todos os problemas. Hoje talvez com um pouco mais de maturidade e talvez mais algum conhecimento escriturístico não acredito nisso. O que tenho encontrado é que quando assumimos um compromisso sério, repare, disse sério com Deus os problemas aumentam e foi Jesus que nos informou disso mesmo. Porém Ele prometeu que não nos deixariam orfãos, não nos abandonaria, etc, etc.
Assim sendo, da próxima vez que for a um culto não pense que sairá de lá com todos os seus problemas resolvidos, porém... O rei Ezequias procurou a casa de Deus em momentos difíceis:
1 E ACONTECEU que, tendo ouvido isso, o rei Ezequias rasgou as suas vestes, e se cobriu de saco, e entrou na casa do SENHOR. 14 Recebendo, pois, Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros, e lendo-as, subiu à casa do SENHOR; e Ezequias as estendeu perante o SENHOR Is. 37.1,14
Há aqueles também que só vão ao culto quando as coisas vão de mal a pior, para ver se de alguma maneira, Deus dá uma mãozinha e se os irmãos não se esquecem de orar por seus assuntos.
Isso faz-me recordar a atitude de Faraó que só recorria a Deus através de Moisés quando as pragas batiam à porta. Será que esta é a norma do crente?



2) VIR AO CULTO NÃO SALVA, MAS PODERÁ SER SALVO NUM CULTO
Podemos viver uma vida inteira nos cultos e simplesmente não sermos salvos. Vir ao culto não salva, assim como ser baptizado nas águas, fazer e ter boas obras, ser uma pessoa irrepreensível diante dos homens, ser “admirado” como pessoa pelos irmãos na igreja etc.
Vir ao culto não salva, mas poderá ser um reflexo da minha salvação e do meu interesse em estudar a Palavra de Deus e estar em comunhão com outros que partilham a mesma fé. Eu mesmo sou exemplo disso, pois vivi 18 anos da minha vida perdido na casa do Senhor, eu mesmo fui uma dracma perdida.



3) NÃO SERVE COMO FORMA DE CONTROLE, MAS O PODERÁ AJUDAR
Há crentes que olham para os cultos como uma forma do pastor ou a igreja controlar sua vida. Ouvi certa vez alguém dizer: “O meu pastor é que é bom, pois posso ficar muito tempo sem aparecer no culto que ele não me chateia”.
Pessoalmente lidei com uma situação em que uma irmã não ia ao culto e tentei fazê-la compreender a gravidade do problema e ainda ficava chateada. Estes tipo de crentes olham para os cultos como forma de controle e há pessoas que não gostam disso.
Quando estamos reunidos com determinados tipo de pessoas, estas se forem de "bom calibre" nos irão ajudar até a controlar determinados temperamentos, feitios e inclinações. E isso quando feito da forma correcta, pautado pela Palavra e pelo amor cristão contribuirá para bênção.




4) NÃO SERVE PARA ALÍVIO DE CONSCIÊNCIA, MAS O ALÍVIO PODERÁ TER LUGAR
Muitos vão ao culto de vez em quando e de quando em vez como alguém que vai a uma missa despida de qualquer significado. Não é difícil considerar estas pessoas apenas como religiosas.
Muitos ainda podem ir ao culto somente quando é culto de ceia, para entregarem os dízimos e tomarem a Ceia do Senhor.
Certa vez alguém que era de outra denominação e morava em uma outra cidade pediu-me se a podia levar a um culto de sua denominação para ela tomar a ceia. Percebi que tal atitude serviria apenas para alívio de consciência. Nem preciso dizer qual foi minha postura diante de tal pedido...
Há pastores que não se importam, logo que deixem o dízimo tudo bem. Não estão preocupados com a vivência cristã, com a alma das pessoas, com a prática de vida dos crentes, mas apenas com o dinheiro.(Isto é outro assunto)
No entanto tenho tido várias experiências em que encontro e vejo outras a encontrar alívio, não somente para suas consciências, mas também para suas feridas ao ser exposto a Palavra de Deus, através de um cântico, etc.



5) NÃO É OTL(OCUPAÇÃO TEMPOS LIVRES), MAS OCUPARÁ SEU TEMPO
Muitas crianças são enviadas para o OTL(Ocupação de Tempos Livres) quando as aulas terminam ou mesmo em tempo de férias.
Há crentes que olham para o culto e vão ao culto apenas quando têm tempo, quando dá jeito.
Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. (Lc 10.40)
Esta passagem reflecte a falta de compreensão de alguém que se distraiu com os deveres terrenos, porém lícitos, e de alguma forma acusa os que priorizam as coisas espirituais.
Perante alguém que muito trabalha e não tem tempo para sua vida devocional, para os cultos e reunir-se com os irmãos, fica as seguintes questões:

  • E os que estão e vão ao culto não trabalham?
  • Não têm preocupações? Não ficam doentes?
  • Não têm trabalho a fazer em casa?
  • Não têm dívidas e problemas financeiros?
  • Não têm família?

Dá a ideia de quem tira tempo para ficar aos pés do Senhor é porque não tem mais nada que fazer no tempo que tira. Isso é triste, mas acontece e muito! Aconteceu entre Marta e Maria, valeu a Maria que Jesus estava ali, senão...
Sempre ouvi dizer que não há nada pior para um cristão do que ele viver uma vida ociosa. Isso o mata e muitos vezes sem ele mesmo se aperceber. Por esta razão afirmo que quando nos envolvemos também nesta área isso irá contribuir e muito para nosso crescimento espiritual.

Da próxima vez que for ao culto, examine-se e veja se está indo pelas razões correctas. Deus o abençoe.

2 comentários:

  1. Quero desejar ao idealizador desse site e a todos que o visitam um feliz 2012 com Jesus!!! Essa é uma data festiva, de confraternização e de trocas de presentes. A chegada de um novo ano... e com ele criam-se expectativas de mudança , de feitos e realizações felizes. Mas o dia em si, nada pode mudar na vida de alguém! Astros, cores, crendices, enfim, também não. A grande diferença que pode ocorrer em nossa vida é quando decidimos mudar, ouvir, guardar e praticar o que Deus diz. Ele pode fazer algo novo em nossa vida e pode nos levar além, até mesmo mais do que podemos imaginar. Só Ele pode tirar a dor e a angústia da nossa alma. Ele nos vê por dentro, o nosso coração, a nossa ansiedade e também as nossas frustrações! Mas existe um segredo, Ele nos ama e quer cuidar de mim e de você. Ouse mudar e confiar no seu amor e cuidado. Com certeza não irá se arrepender! Lembre... “As aves do céu não plantam nem segam, e não passam fome e necessidade, porque Deus as sustenta”! Não permita que a ansiedade e seus ideais egoístas venham tomar conta de você e controlar sua vida, deixa Deus te conduzir para o que Ele quer! “O vento sopra aonde quuer, não se sabe de onde vem nem para onde vai”...! Ele sabe o que é melhor para nós. Cofie e aguarde nEle. Certa vez Pedro tentou pescar a noite toda e nada. Ao chegar Jesus, seguido de uma multidão, depois de pregar um belo sermão diz a ele: -Pedro lança a rede...! Pedro talvez tenha relutado – Sou pescador! Quem é esse homem? Ele pensa que é o que? Perdia noite e agora o dia... – Mas Pedro deixa de relutância e lança a rede, que veio cheios de grandes e fartos peixes! Deixa Deus te surpreender!

    ResponderEliminar
  2. @"Apascentar os Pequeninos" Tio Fausto muito obrigado por esta mensagem de incentivo e encorajamento à confiança n'Aquele que tudo pode, tudo sabe e tudo vê.
    Espero que também este novo ano seja repleto de lutas, mas cheio de vitórias.
    Um grande abraço. Deus o abençoe e muito obrigado por sua visita a este espaço.

    ResponderEliminar

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.