O Seu Cônjuge E As Verdades Espirituais


INTRODUÇÃO:
Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. (1Tm 5.8)

Há muitas verdades que somos capazes de entender e aplicá-las quando se trata da nossa vida com várias outras pessoas à nossa volta.
Muitas vezes somos capazes de amar de forma irrepreensível os de fora, os irmãos em Cristo, mas para com nosso cônjuge que é o nosso próximo mais próximo não somos capazes de demonstrar o mesmo amor, afinidade, carinho, afecto, palavra que demonstram amabilidade, etc, etc.
Infelizmente é tão fácil nós agirmos hipocritamente com aqueles que nos são mais próximos. Muitos vezes sentando ao seu lado na casa de oração, mas dormindo em camas separadas por brigarem.
Estes pontos subsequentes pode incluir seu conjuge, podendo ser ele cristão ou não. Portanto, como cristão pense, que é você que cabe dar o primeiro passo. Por isso pense que ...


1. O SEU CÔNJUGE É O SEU PRÓXIMO
8  A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9  Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10  O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. (Rom 13.8-10)


2. O SEU CÔNJUGE PODE SER SEU IRMÃO EM CRISTO
26 Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. 27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. 28 Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. (Gál 3:26-28)
OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. Slm 133.1


3. O SEU CÔNJUGE PODE SER SEU IRMÃO MAIS FRACO
1 MAS nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. 2 Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação. 3 Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam. (Rom 15.1-3)


4. O SEU CÔNJUGE PODE SER MEMBRO DO CORPO DE CRISTO
4 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, 5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. (Rom 12.4,5)
14  Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. 20  Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. 22 Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; 25  Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. 26  De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. 27  Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. (1Cor 12 :14,20,22,25-27)


5. O SEU CÔNJUGE PODE SER O TEU IRMÃO QUE PRECISA DE PERDÃO
21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? 22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. (Mat 18.21,22)


6. O SEU CÔNJUGE PODE SER AQUELA PESSOA COM QUEM TERÁS DE PARTILHAR A ETERNIDADE
"Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu."  (Mat 22:30)


7. O SEU CÔNJUGE PODE SER TEU MAIS PRÓXIMO INIMIGO
19  Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. 20  Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. 21  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. (Rom 12.19-21)


8. O SEU CÔNJUGE PODE SER AQUELE QUE SENDO CADA VEZ MAIS AMADO, AME-TE MENOS
Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado. (2Cor 12.15)


CONCLUSÃO:
Quantos maridos e esposas tem-se tornado como opositores e inimigos?
E você, prezado leitor, como tem relacionado a sua VIDA ESPIRITUAL com o seu CÔNJUGE ?

2 comentários:

  1. precisoa descriçao do companheirismo conjugal. gostei. muito bom o seu espaço. parabens e abraços lamarque

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lamarque.
      Agradeço sua visita ao meu blog e suas palavras de apreciação. Volte sempre. Um abraço. Fique na paz.

      Eliminar

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.