Abraão- A Fé de um Homem de Fé

]Pintura Gustave Doré[

Leia aqui mais artigos que fazem parte da coleção: Personagens Bíblicos



INTRODUÇÃO:
  • FÉ NÃO SIGNIFICA ENTENDER TUDO
"Agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido" (1ª Cor 13:12).
"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos."  (I João 3 : 2)
Até na área das ciências este conceito existe, embora o termo fé não apareça e possa ser substituído por outros. Tornar-se-à arrogante aquele que pensa que sabe e conhece tudo acerca da vida.
Nós sentimos a influência de muita coisa em nossas vidas, mesmo sem entendermos como elas funcionam ou se explicam. 

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA FÉ DE ABRAÃO
8 Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. 9 Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. 10 Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. (Heb 11.8-10)


a) ABRAÃO TINHA FÉ EM QUEM O CHAMOU - DEUS
“... Pela fé Abraão, sendo chamado ...”
Sua fé/ confiança é colocada em Deus.
Deus se torna a base para que Abraão toma as decisões que necessitam ser tomadas.


b) ABRAÃO TINHA UMA FÉ QUE O CONDUZIA À OBEDIÊNCIA
“... Pela fé Abraão …  obedeceu...”
O homem sábio não é aquele apenas que diz: “Tenho fé em Deus”, mas o que obedece ao proposto pelo próprio Deus.
Ter fé sem obediência, nada é.


c) ABRAÃO TINHA UMA FÉ QUE MARCAVA A DIFERENÇA
"Então Josué disse a todo o povo: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Além do rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e pai de Naor; e serviram a outros deuses."  (Js 24:2)
Segundo parece, os pais de Abraão eram idólatras, no entanto neste meio Deus encontra um homem, o qual seria conhecido como: "Amigo de Deus".
Abraão provavelmente rompe com um tradição religiosa, afim de seguir a um Deus invisível, contrapondo aos muitos deuses da antiga mesopotâmia.

História:
Há uma antiga lenda entre os judeus de que Abraão entrou na oficina do seu pai, este era construtor de ídolos, pegou um martelo e quebrou todos os ídolos, exceto um. Ele colocou o martelo na mão desse. Quando Terá entrou, perguntou a Abraão o que havia acontecido. Abraão respondeu: "Os ídolos tiveram uma briga e só este restou", ao qual Terá respondeu: "Não seja bobo, não podem se mover. São objetos de madeira e pedra." Abraão supostamente replicou: "Então por que os adoram?" [1]


d) ABRAÃO TINHA UMA FÉ QUE ABDICAVA DA SEGURANÇA
A fé traz consigo algum tipo de risco aparente. Muitas pessoas não estão dispostas a isso. Há consequências quanto a este risco que se corre. Mas Abraão por se tornar um peregrino e forasteiro, ele corria este risco em prole de uma segurança oferecida em sua própria terra.
Há talvez muitos que usam do seu cristianismo como uma segurança, no entanto Deus nos chama para muitas vezes nos chama para uma área insegura aos nossos olhos, afimd e aprendermos a depender de Sua segurança. Na insegurança podemos encontrar ...

  • Incompreensão
  • Rejeição
  • Perdas


e) ABRAÃO TINHA UMA FÉ QUE ABDICAVA DO CONFORTO
“...morando em cabanas ...”
Abraão viveu em Ur dos caldeus – Mesopotâmia (hoje, 190 Km de Bassorá, Iraque), uma cidade que na altura de Abraão era idêntico a uma uma metrópole.
Quem pode viver pela fé, sem abdicar de um certo conforto senão físico pelo menos interno?
As muitas tribulações, provenientes de servirmos a Deus, não permitem este conforto, o descanso que tantos almejam nesta vida.
Abraão não se enquandra no tipo de pessoas: “Não tenho nada a perder”
É interessante que Deus muitas vezes trabalha com este tipo de pessoas afim de as retirar de seu conforto. O mesmo aconteceu com Moisés:
24 Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, 25 Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; 26 Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. (Heb 11.24)


f) ABRAÃO TINHA UMA FÉ QUE COLOCAVA A FAMÍLIA EM SEGUNDO PLANO
Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. (Gen 12.1) comp.:

De forma idêntica Jesus nos lança este desafio:
"E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho," (Mc 10:29)
"O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra." (Lc 12:53)
35 Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; 37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim." (Mt 10:35,37)


g) ABRAÃO TINHA UMA FÉ QUE LEVAVA-O A COLOCAR A VISÃO NO FUTURO/ RECOMPENSA
Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.(Heb 11.10) comp.
"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." (1ª Cor 15:19)

As promessas de Deus não se cumpriram na integra em Abraão, porém ele tornou-se o percursor para as gerações futuras. Sua fé prática foi posto para exemplo.
Encontramos nisso um homem que aprendeu a descansar em Deus de forma paciente e resignada.
Isso nos mostra que mesmo não sendo tudo cumprido em sua vida, jamais se sentiu enganado por Deus ou frustrado com Ele..
Penso que foi esta visão futurista que levou a Abraão a suportar as muitas dificuldades e lutas que acabou por enfrentar, por obedecer a Deus.

É colocando os olhos na meta que muitos se esforçam para lá chegar.
"Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." (Hb 12:2)
"Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo," (Flp 3:20)

O que nos faz agir muitas vezes contra a fé é que em nós mesmos desejamos que os resultados sejam imediatos e prontos. No entanto, Abraão, nos dá um exemplo como nem sempre isso acontece, mas mesmo assim é possível viver com confiança no Eterno Deus.

"Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu."  (Hebreus 10:23)

[1] http://www.allabouthistory.org/portuguese/antiga-mesopotamia.htm

Receba nossos artigos em seu email:


Delivered by FeedBurner

0 comentários:

Enviar um comentário

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.