Palavras A Evitar Para Não Ter Problemas



Um ditado diz: "Falando a gente se entende". No entanto a grande parte dos desentendimentos provem de palavras usados no momento errado, à hora errada e acima de tudo com a pessoa errada.
Para quem utiliza o púlpito, para expor a Palavra de Deus, deverá levar em conta que nem sempre é fácil a comunicação com os ouvintes.
Por esta razão, de certa maneira quero deixar uma orientação de palavras a evitar se realmente não quiser "espantar" as pessoas e tornar-se até, caso tenha isso em mente uma pessoa tida em alta estima.
Para estes que ambicionam tal coisa, dar-vos-ei um conselho: Não sigam o exemplo de Jesus Cristo. Por aquilo que Ele dizia, sempre instaurava confusão.
Assim sendo, aqui vai algumas palavras:

ARREPENDIMENTO
"Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;" (Mat 3:8)
"Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento." (At 26:20)
Hoje em dia apelar ao arrependimento, está extremamente difícil, pois todos têm as suas razões para procederem da forma como procedem.


PECADO
"Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;"  (Rom 3:25)
"E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados."  (I Cor 15:17)
"Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados."  (I Pd 2:24)
“Não, o homem não pode se ver como indigno, como um pecador, isso destruiria a sua auto-estima!”
Ao ser confrontado recentemente sobre esse assunto, um telepregador se defendeu afirmando que não gostava de “pregar sobre o pecado”


SOFRIMENTO
“porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (Rm 5.18).
Com tanta pregação sobre vitória, com tantos hits gospel cantando a invencibilidade do homem, fica realmente muito difícil, alguém vir falar em sofrimento.


EXCLUSIVISMO:
  • Único Deus Verdadeiro
"E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste."  (João 17 : 3)
  • Único Salvador
"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos."  (Atos 4 : 12)
  • Bíblia: Única Palavra de Deus
"E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus."  (II Timóteo 3 : 15)

Não tente provar às pessoas que o seu Jesus é o Único salvador. Também evite tocar na exclusividade da sua Bíblia em termos de fé e doutrina. Se entrar por este caminho de exclusivismo, pode crer a sua fama cairá por terra.


VERGONHA:
"Porventura envergonham-se de cometer abominação? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem tampouco sabem que coisa é envergonhar-se; portanto cairão entre os que caem; no tempo em que eu os visitar, tropeçarão, diz o SENHOR."  (Jeremias 6 : 15)
A expressão "vergonha na cara" está perdendo à muito sua popularidade. As pessoas são capazes de fazer as coisas mais abomináveis e por vezes isto torna-se para as mesmas um motivo de orgulho.
Isto acontece porque vivemos numa sociedade que aprendeu, a relativizar tudo.
Se pedimos a alguém, que tenha algum pudor, alguma vergonha, facilmente corremos o risco de fazer algum inimigo.


RESSURREIÇÃO:
E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição. (Atos 17 : 18)
Num mundo demasiadamente naturalista, isto cheira mal. As pessoas estão inteligentes demais para acreditarem neste conceito. Não tente impor este conceito. Paulo tentou e deu-se mal. Não deseje cair no mesmo erro para não ser desprezado.
É muito mais fácil crer numa natureza que morre e que ressuscita a cada ano, em cada estação do que crer num Jesus que ressuscitou dentre os mortos que dizem ser também o Criador de todas as coisas, até da própria natureza, entenda-se.


HUMILHAÇÃO
"... porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado." (Lc 18:14)
"Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará." (Tg 4:10)
"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;" (I Pd 5:6)
"Nós nascemos é para vencer, nós nascemos é para ser cabeça não cauda, nós nascemos para ser servidos, não para servir".
É uma humilhação ser humilhado.
Realmente apelar à humildade é uma coisa extremamente complicada. Até mesmo àqueles que afirmam: "Eu sou muito humilde" está difícil dizer: "Irmão seja mais humilde".


CRUZ
"E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim." (Mat 10:38)
"Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado."  (Rom 6:6)
"Jesus já carregou a cruz por nós"
"Ele já sofreu aquilo que deveríamos sofrer"
Quando alguém está passando por problemas e a queremos animar dizendo: "Irmão tome a sua cruz e siga a Cristo", pode nos conduzir a um problema enorme.


MORTE:
"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens."  (I Cor 15:19)
16  Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 17  Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; 18  Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. 2Cor 4.16-18
"É morbido demais pensar na morte".
As pessoas querem viver o aqui e agora, não estão viradas para pensar na morte. Quando tentamos levar as pessoas ao seu funeral (entenda-se), elas acham que nós somos daqueles que tem prazer em ir ao cemitério ver as campas e que não gozamos a vida o suficiente só pensando em tais coisas.


INFERNO
"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."  (Jo 5:24)
Entrai pela a porta estreita, pois larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz a perdição e são muitos que entram por ela. Mateus 7:13
A dificuldade em crer nesta doutrina é tremenda. E quando falamos do assunto, logo aparecem os amorosos, os misericordiosos, os de coração grande afim de através de seus sentimentos resolverem a questão do Inferno, tantas vezes e de tantas formas abordada por Jesus.
Creio que alguém que faz questão de pregar esta doutrina certamente deverá se preparar afim de perder popularidade e o apreço das pessoas. No entanto lembremos o que diz a Palavra do Senhor:

"... Mais importa obedecer a Deus do que aos homens."  (Atos 5 : 29)
Em primeiro lugar devemos ser servos de Deus, chamados para pregar todo o conselho de Deus afim de despertar as consciências cauterizadas pelo pecado afim de as levarmos cativas à obediência de Deus.


E VOCÊ LEITOR TEM ENCONTRADO PALAVRAS QUE O TEM FEITO PERDER A POPULARIDADE E ARRANJAR PROBLEMAS?


0 comentários:

Enviar um comentário

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.