Isaías: O Poder da Visão e da Purificação


Ilustração de Isaías
por
Gustavé Doré
6 Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7 E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado. Is 6.6,7

DEUS E O PECADOR

UM PECADOR A QUEM DEUS SE MANIFESTA
É nos demonstrado que Isaías teve uma visão de Deus. Nós desconhecemos todos os pormenores da mesma. No entanto, talvez isto não seja o mais importante. No entanto, somos levados a pensar: Se Isaías eera impuro como Deus se manifesta a Ele?
Esta é a pergunta que muitas vezes surge em nossas mentes. Eu creio que aqui encontramos a misericórdia de um Deus misericordioso, a um pecador. Não é isso que acontece hoje?


UM PECADOR A QUEM DEUS DESEJA PURIFICAR
7  E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada (expiada), e expiado o teu pecado. Comp.:
"E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais." (Jo 8:11)
Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. (Mat 9:12)
O desejo de pureza, é algo que Deus deseja para nós. Ele fez isso com Isaías.


UM PECADOR A QUEM DEUS MISSIONA
8  Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
No meio da tragédia de um grande pecador, Deus sempre usa este miserável para a Sua própria glória, afim de que qualquer coisa que seja realizada, seja-a na graça de Deus.


CONSEQUÊNCIAS DESTA VISÃO:

UMA VISÃO QUE SE DÁ NO TEMPLO DO SENHOR:
O versículo 1 de Isaías 5, coloca-nos toda a ação no Templo de Deus.
Comp.:
12  Eis que estes são ímpios, e prosperam no mundo; aumentam em riquezas. 13  Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração; e lavei as minhas mãos na inocência. 14  Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã. 16  Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso; 17  Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles. (Slm 73.12-14,16,17)
O tabernáculo, o Templo era símbolo da presença de Deus. Creio que devemos também dar um passo em direção a uma busca por mais de Deus em nossas vidas.
"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração."  (Jeremias 29 : 13)

UMA VISÃO QUE SE DÁ NO MEIO DA ANGÚSTIA:
"Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração."  (Ecl 7:3)
A situação nacional era catastrófica e acabava de morrer o Rei Uzias. O povo agora estaria num total desgoverno social e espiritual.


ELE POSSUI UMA VISÃO DE DEUS:
“... eu vi também ao Senhor...” (6.1)
Moisés, desejou ver e lhe foi proibido.


ELE POSSUI UMA VISÃO DA MAJESTADE/ GLÓRIA DE DEUS:
NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. (Is. 6.1)
Ele vê Deus como Rei, sentado no trono, enquanto o trono de Israel estava sem rumo aparente. Deus aqui se revela como Aquele que tem o controle de tudo em Suas benditas mãos.
Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele. Jo 12.41


ELE OUVE UM LOUVOR À SANTIDADE DE DEUS:
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. Is 6.3
Esta expressão aparece de novo em Apocalipse 4.8:
E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
A expressão: “clamavam uns aos outros”, significa: “Em cânticos respondiam uns aos outros”
A santidade é um dos mais excelentes atributos que Deus deseja que o Homem partilhe e goze em sua própria vida, pois:
"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;"  (Heb 12:14)


ELE POSSUI UMA VISÃO DA GLÓRIA DE DEUS:
" … toda a terra está cheia da sua glória..." (6.3)
Deus não era apenas o rei de Israel, Ele é o Rei da Glória, o Rei de toda a terra. 


ELE POSSUI UMA VISÃO DA JUSTIÇA DIVINA:
4  E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
Geralmente quando Deus faz estremecer algo com Sua presença, ninguém pode se chegar perto. Esta fumaça que aparece não é a nuvem que habitualmente estava ligado ao tabernáculo, como sinal identificativo da presença de Deus. Mas está relacionado com um fogo que arde e consome todas as coisas. Por esta razão não admira que Isaías estivesse tão assustado e tremendo. Pois Deus o poderia matar naquela hora, pois, ele mesmo, Isaías, ...


ELE POSSUI UMA VISÃO DE SUA PECAMINOSIDADE:
Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, Is 6.5
Isto é uma confissão de seus próprios pecados diante de um Deus Santo.
É como se Isaías tivesse uma perfeita noção que se Deus não usasse de misericórdia para com Ele, ele morreria pelos seus próprios pecados.
Ele no capítulo 5, já havia utilizado “ais” para descrever a vida dos outros. Agora ele precisava de ver, que não era melhor do que os outros, diante de um Deus Santíssimo.


ELE POSSUI UMA VISÃO DA PECAMINOSIDADE DO MUNDO:
5 “... habito no meio de um povo de impuros lábios;...”
"PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,"  (Heb 12:1)

Mas, que povo era esse, entre os quais ele habitava?

  • Um povo com hábitos religiosos, mas um coração impuro:
11  De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. 12  Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? 13  Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. 14  As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. 15  Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. (Is. 1.11)

  • Um povo que imita quem não conhece a Deus:
Mas tu desamparaste o teu povo, a casa de Jacó, porque se encheram dos costumes do oriente e são agoureiros como os filisteus; e associam-se com os filhos dos estrangeiros, (Is 2.6)

  • Um povo que ama o materialismo:
E a sua terra está cheia de prata e ouro, e não têm fim os seus tesouros; também a sua terra está cheia de cavalos, e os seus carros não têm fim. (Is 2.7)

  • Um povo idólatra:
8 Também a sua terra está cheia de ídolos; inclinam-se perante a obra das suas mãos, diante daquilo que fabricaram os seus dedos. 18  E todos os ídolos desaparecerão totalmente. 20  Naquele dia o homem lançará às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que fizeram para diante deles se prostrarem. (2.8,18,20)

  • Um povo que ama a licenciosidade, a provocação sexual:
16  Diz ainda mais o SENHOR: Porquanto as filhas de Sião se exaltam, e andam com o pescoço erguido, lançando olhares impudentes; e quando andam, caminham afetadamente, fazendo um tilintar com os seus pés; (3.16) Comp:
"Porquanto fizeram loucura em Israel, e cometeram adultério com as mulheres dos seus vizinhos, e anunciaram falsamente, em meu nome uma palavra, que não lhes mandei, e eu o sei e sou testemunha disso, diz o SENHOR."  (Jer 29:23)
7  Como, vendo isto, te perdoaria? Teus filhos me deixam a mim e juram pelos que não são deuses; quando os fartei, então adulteraram, e em casa de meretrizes se ajuntaram em bandos. 8  Como cavalos bem fartos, levantam-se pela manhã, rinchando cada um à mulher do seu próximo. 9  Deixaria eu de castigar por estas coisas, diz o SENHOR, ou não se vingaria a minha alma de uma nação como esta? Jer 5.7-9

  • Um povo vaidoso:
19  Os pendentes, e os braceletes, as estolas, 20  Os gorros, e os ornamentos das pernas, e os cintos e as caixinhas de perfumes, e os brincos, 21  Os anéis, e as jóias do nariz, 22  Os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e as bolsas. 23  Os espelhos, e o linho finíssimo, e os turbantes, e os véus. (Is. 3.19-23)

  • Um povo com prazer na iniquidade:
Ai dos que puxam a iniqüidade com cordas de vaidade, e o pecado com tirantes de carro! (5.18)

  • Um povo sem conhecimento de Deus:
Portanto o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento (Is. 5.13)
2 Ouvi, ó céus, e dá ouvidos, tu, ó terra; porque o SENHOR tem falado: Criei filhos, e engrandeci-os; mas eles se rebelaram contra mim. 3 O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende. 4 Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao SENHOR, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás. (Is. 1.2-4)

  • Um povo com os valores (morais, espirituais) trocados:
Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! (5.20)

  • Um povo que tinha uma visão errada de si mesmo:
Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos! (Is. 5.21)

  • Um povo que ama os prazeres:
Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte; (Is. 5.22)
Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente! (Is. 5.11)
Vivem para comer e para beber:
"Porém eis aqui gozo e alegria, matam-se bois e degolam-se ovelhas, come-se carne, e bebe-se vinho, e diz-se: Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos."  (Isaías 22 : 13)

  • Um povo que troca a justiça ao próximo por interesses e dinheiro:
Dos que justificam ao ímpio por suborno, e aos justos negam a justiça! (Is. 5.23)
São capazes de qualquer coisa, passar por cima, matar o próximo por ganância, por avareza.
21 Como se fez prostituta a cidade fiel! Ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas. 23  Os teus príncipes são rebeldes, e companheiros de ladrões; cada um deles ama as peitas, e anda atrás das recompensas; não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa da viúva. (Is 1.21,23)

Resultado:
O que esperavam de Deus?
24  Por isso, como a língua de fogo consome a palha, e o restolho se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do SENHOR dos Exércitos, e desprezaram a palavra do Santo de Israel. 25  Por isso se acendeu a ira do SENHOR contra o seu povo, e estendeu a sua mão contra ele, e o feriu, de modo que as montanhas tremeram, e os seus cadáveres se fizeram como lixo no meio das ruas; com tudo isto não tornou atrás a sua ira, mas a sua mão ainda está estendida. (Is. 5.24,25)


A VISÃO DE ISAÍAS FOI ...

UMA VISÃO QUE MUDA POR COMPLETO SUA VIDA
Não tenho dúvidas que a vida de Isaías nunca mais foi a mesma, nem poderia ser.
Quem na verdade, pode ter um toque, de Deus e permanecer exactamente o mesmo?


UMA VISÃO QUE DIFICULTA A SUA VIDA:
9  Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. 10  Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado. 11  Então disse eu: Até quando Senhor? E respondeu: Até que sejam desoladas as cidades e fiquem sem habitantes, e as casas sem moradores, e a terra seja de todo assolada. 12  E o SENHOR afaste dela os homens, e no meio da terra seja grande o desamparo. (Is.6.9-12)


UMA VISÃO QUE OFERECE ESPERANÇA:
13 Porém ainda a décima parte ficará nela, e tornará a ser pastada; e como o carvalho, e como a azinheira, que depois de se desfolharem, ainda ficam firmes, assim a santa semente será a firmeza dela. (Is.6.13)

Deus nunca nos pede nada, ou revela algo, que neste algo não haja um punhado de consolação.
Deus disse a Eliseu: ainda tenho 7000 que não se dobraram diante baal.
Se o SENHOR dos Exércitos não nos tivesse deixado algum remanescente, já como Sodoma seríamos, e semelhantes a Gomorra. (Is 1.9)

Apesar de sentirmos as enormes dificuldade em servirmos a Deus, Ele nos concede promessas maravilhosas, na medida em que vemos, contemplamos, Sua glória e somos purificados com a brasa viva do altar.


Receba nossos artigos em seu email:


Delivered by FeedBurner

0 comentários:

Enviar um comentário

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.