Perigos Da Sonolência Espiritual: Um Alerta [Introdução]

]Fonte[


Introdução:
Muito tem sido o meu desejo de falar e escrever sobre este grave problema que tem assolado a igreja, ou pelo menos o movimento evangélico - O SONO
Creio que não serei o único a ter e a sentir este combate tanto ao nível pessoal, como a nível congregacional.
Este será o primeiro, se o Senhor permitir, de uma sequência de artigos que tenho vindo a preparar e a partilhar com meus irmãos na fé. Sei e ainda creio que é pela Palavra de Deus que tem o poder de despertar-nos e avivar-nos para a glória do bom Deus.
Contudo, antes de avançarmos nas consequências e perigos espirituais, colocarei umas reflexões abordando os benefícios físicos que o sono traz.

FALANDO SOBRE O SONO FÍSICO! O QUE ACONTECE DURANTE O SONO? 

O SONO CARACTERIZA-SE POR:
  • Uma redução da consciência através de periódicos estados de repouso
  • Redução na pressão sanguínea
  • Redução na irrigação sanguínea no cérebro
  • Diminuição da frequência respiratória
  • Limitação das actividades do sistema nervoso
Tudo isso aponta para um consumo mínimo de energia(entende o que isso pode significar ao nível espiritual?!).
Não há dúvida que o sono é uma coisa maravilhosa. O sono serve para nós "recarregarmos" as forças e a vitalidade que o nosso corpo tanto necessita.
O nosso corpo está feita para descansar. Deus, o Criador, sabendo isso institui um dia de descanso para o povo israelita.
Quando isso não acontece traz problemas não só de foro físico, mas também psicológico. Pessoas que dormem o suficiente tendem a viver mais anos e ter menos problemas de saúde.
Existem pessoas que sofrem perturbações ao nível do sono e que não dormem, pois existe algo em seu sistema cerebral que não está funcionado adequadamente.
Em contrapartida, outras há que dormem demais. Há pessoas que apresentam distúrbios de sono, conhecido como narcolepsia[1].
Este distúrbio de sono leva as pessoas a não realizarem tarefas comuns do dia a dia, como trabalhar, dirigir o carro, permanecer nas  escola acordados, etc.
O Canal Odisseia, transmite um documentário que retrata muito bem esta realidade - Apanhados Pelo sono. Neste documentário, é referido que no Reino Unido estima-se que 20 000 pessoas possam estar com esta doença, que segundo afirmam, não possui cura.
Estas pessoas podem mesmo durante seus afazeres caírem de um momento para o outro. Estas quedas provocadas pelo sono, é conhecida como: Catalepsia. Maioria das vezes conscientes do que se passa à sua volta, ouvindo as conversas, porém o cérebro "desliga" a função motora do corpo, levando as pessoas a perderem a força muscular. Sabia disso?
Esta sonolência torna-se anormal, pois mesmo depois de uma boa noite de sono, a pessoa durante o dia, continua ensonada.
É comum portadores da narcolepsia passarem a vida inteira sem se darem conta que o seu quadro é motivado por uma doença, sendo tachados por todo esse tempo de preguiçosos e dorminhocos.[1]

Do que se tem registo na literatura especializada, o período mais longo que uma pessoa já conseguiu ficar sem dormir foi de onze dias. Por curiosidade, Napoleão Bonaparte e Margaret Thatcher dormiam quatro horas por noite; já Albert Einstein precisava de dez horas de sono.[2] Não há provas sobre esta afirmações.

Curiosidade:
No dia 23 de março, comemora-se o dia Mundial do sono

RISCOS PROVOCADOS PELA FALTA DE SONO A CURTO E A LONGO PRAZO[3]
CURTO PRAZO:
Cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.

LONGO PRAZO:
Falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastro-intestinais e perda crônica da memória.


DORMIR É BOM, PORÉM TEM...
  1. Lugar próprio
  2. Hora própria
  3. Tempo próprio
CONSEQUÊNCIAS DO SONO ESPIRITUAL
Após esta breve introdução falando do sono físico, colocaremos toda a nossa atenção na área espiritual.
Um pensamento diz: “quem dorme não peca”. Mas será mesmo assim?

Há um alerta entre muitos outros na Palavra de Deus para despertarmos, ora vejamos:
11 E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. 12 A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. 13 Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. 14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. (Romanos 13:11-14)

O que podemos nós depreender das palavras do apóstolo Paulo? Eis minhas conclusões:
1) Não estamos em tempo de dormir
"...conhecendo o tempo..." "...já é hora de despertarmos do sono..." vers.11a

2) Se não atentarmos para a necessidade de despertamento, seremos apanhados desprevenidos
"...a nossa salvação está agora mais perto de nós..." vers.11b

3) O tempo de dormirmos espiritualmente já passou
"...A noite é passada, e o dia é chegado." vers.12a
Outrora estávamos como dormentes para as coisas espirituais, a nossa condição era de mortos em ofensas e pecados. 
O dia representa novidade de vida. Representa um compromisso com a verdade.
As Escrituras revelam que...
[Disse Jesus]"Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar." (Jo. 9:4)
9 Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; 10 Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz." (Jo. 11:9,10)

"Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite." (I Tess. 5:7)

4) O tempo de agirmos como dormentes já passou
Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.” vers.13
“...não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” vers.14
Se estamos verdadeiramente acordados, avivados e despertos para Deus, iremos com certeza demonstrar isso em termos práticos e não apenas em nossa linguagem, muitas vezes de propaganda religiosa.

Guarde isso em seu coração e medite!

Continua
Notas:
[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Narcolepsia
[2] http://pt.wikipedia.org/wiki/Sono
[3] http://www.cerebromente.org.br/n16/opiniao/dormir-bem1.html

1 comentário:

  1. OLÁ BOA TARDE,SOU SUA SEGUIDORA NO TWITTER,E VIM VISITAR SEU BLOG,QUERO DIZER QUE GOSTEI MUITO DE SEU BLOG, PRINCIPALMENTE ESSE POST!PARABÉNS POR ESSE LINDO TRABALHO,QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO VOCÊ PARA QUE POSSA NOS ILUMINAR ATRAVÉS DE SÁBIAS PALAVRAS EM SEU BLOG!
    TAMBÉM TENHO UM BLOG E UM SITE,DISPONHO AQUI O LINK DE AMBOS PARA CASO QUEIRA VISITAR O SITE E O BLOG ESPIRITUALIDADE E MENSAGENS
    http://espiritualidades.multiply.com/
    http://espiritualespiritualidade.blogspot.com/
    QUE DEUS TE ABENÇOE HOJE E SEMPRE!AMÉM.

    ResponderEliminar

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.