Já Agradeceu Hoje, Ingrato?


"E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos."
(Colossenses 3:15)

Certa vez uma irmã que chegou em nossa igreja, e revelou interesse em congregar, lhe perguntei:
-Apresente-me algumas razões, as quais a leva a decidir congregar connosco?
Ao que ela respondeu, entre outras coisas:
-Porque notei, que vocês agradecem a Deus pelas coisas mínimas da vida, quando oram
Isso parece insignificante? Não é!
"Em tudo dai graças" (1Tess 5:18)


A GRATIDÃO NÃO DEPENDE ...

I
DE RECEBER ALGO MATERIAL/ FÍSICO
1 BOM é louvar ao SENHOR, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; 2 Para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade; (Slm 92.1,2)
Maioria das vezes agradecemos quando recebemos algo físico/palpável, mas raramente há em nós o agradecimento apenas de podermos ter alguém para desabafar, agradecer porque existe alguém que nos ouve, alguém que é paciente connosco, que nos atura.
Ou seja, meus pais, pode não me conceder nada material, mas se ele é uma pessoa atenciosa, conselheira, amável, tratável, cuidadosa comigo, e eu devo ser muito grato.
No aspecto espiritual, em nosso relação com Deus Pai, o mesmo deveria acontecer. Não apenas sermos gratos por aquilo que Deus nos dá, mas por aquilo que Ele é. Quanto a isso, não creio que exista muitos que o conseguem.


II
DO VALOR DAQUILO QUE SE RECEBE
12 E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; 13 E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. 14 E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. 15 E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16 E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. 17 E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? 18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? 19  E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou. (Luc 17.11-19)

Não havia pior doença do que a lepra nos dias de Jesus. Era uma doença que excomungava a pessoa da sociedade, da família, dos amigos etc. No entanto, perante uma grande cura o que aprendemos?

Deus não se esquece dos seus benefícios
E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? (vers 17)

Nós também não nos deveríamos esquecer:
"Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação." (Slm 68:19)
"Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios." (Slm 103:2)
"Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito?" (Slm 116:12)

Pergunto:
Para onde foram os outros nove? Com quem foram celebrar?

Quem é grato acabará por receber a maior benção
E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou. (v. 19)

Muitos até têm reconhecido o Jesus da cura, mas são poucos os que O reconhecem como o Senhor das suas vidas e Salvação. Há muita gente que somente tem fé para a cura física, no entanto jamais compreendem a necessidade de cura para sua pobre alma perdida.
Interessante constatarmos que até os nove mal agradecidos, tiveram um certo nível de fé para obedecer a Jesus, quando este disse:
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. (v. 14)
Podemos mesmo dizer que é preciso muito mais fé para agradecer a Deus do que para obedecê-Lo para nosso próprio bem e benefício. São poucos aqueles que voltam para caírem a seus pés, dando-Lhe graças.



III
DO NÚMERO DE VEZES QUE SE REALIZA A MESMA COISA
É fácil agradecermos quando nos fazem algo, uma vez, duas, até três.... porém temos a tendência quando algo é feito diariamente e sistematicamente, mesmo sendo nós os beneficiados, acabamos por esquecer de agradecer.
27 Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça. 28 Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. 29 Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! (Prov 31.27-29)
Oramos, agradecendo os alimentos, mas talvez seja raro agradecermos a Deus por quem os colocou em cima da mesa ou os confeccionou. Que o hábito, não nos traga desagradecimento.


IV
DA RESPONSABILIDADE DE QUEM O FAZ
"É o dever dele" 
"Não faz mais do que o seu dever e obrigação" 
"Recebe para isso"
Qual o empregado que não gosta de ouvir uma palavra de agradecimento, de louvor por aquilo que faz, mesmo recebendo o ordenado no fim do mês ?

Há pais que dizem: "Não sei mais o que hei-de dar a este meu filho, para o contentar "
Geralmente as pessoas que mais possuem, materialmente, são as que mais reclamam. Ora, o problema é não ter, ou a questão é muito mais profunda?
Com certeza que sim! E passa por não possuir um coração grato.


ASSIM SENDO, DÊ GRAÇAS A DEUS

a) Pela vida
"Os meus tempos estão nas tuas mãos; ..." (Slm 31:15)
"Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração."  (At 17:28)

b) Pelos seus irmãos na fé
"E de lá, ouvindo os irmãos novas de nós, nos saíram ao encontro à Praça de Ápio e às Três Vendas, e Paulo, vendo-os, deu graças a Deus e tomou ânimo." (Act 28:15)
"Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações:"  (Ef 1:16)
"Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós," (Filip 1:3)
"Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações," (1Tess 1:2)
"Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia;"  (II Timóteo 1 : 3 Comp.: Rom 1:8, 2Tess 1:3, I Ped 1:3, Rom 6:17, 1Tess 2:13)

c) Pelos alimentos:
11 E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam. 23 (Contudo, outros barquinhos tinham chegado de Tiberíades, perto do lugar onde comeram o pão, havendo o SENHOR dado graças)." (Jo 6:11,23)
3 Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças; Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças." (1Tim 4:3,4)

d) Pelas vitórias concedidas em Cristo
"Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo." (1Cor 15:57)
"E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento." (2Cor 2:14)

e) Pela oportunidade de salvação e de estar na salvação:
"Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo." (1Cor 1:4)
"Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;" (Col 1:12)
"Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças." (Col 2:7)
"Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do SENHOR, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;" (2Tess 2:13)

f) Pelos dons concedidos e oportunidade de trabalho:
"E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus SENHOR nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério;" (1Tim 1:12)

g) Pelas orações respondidas:
"Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido." (Jo 11:41)

h) Pelas benção espirituais:
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;" (Ef 1:3)

i) Pelas tribulações
Meus irmãos, tende por motivo de toda a alegria, o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Tiago 1.2-4 


DA PRÓXIMA VEZ, QUE ...
- Se queixar da roupa (porque é pouca, porque não tem aquela cor para combinar com a outra), é importante mostrar alguém que não tem roupa alguma para vestir.

- Reclamar de seus pais, visite um orfanato

- Quando se queixar em demasia daquela gripe e começar quase que a pedir a morte, faça uma visita aos cuidados intensivos num hospital

- Quando reclamar da comida, da falta de manteiga, de doces para barrar o pão, mostre-lhe alguém que procura raízes de alguma coisa em terra seca e não encontra.

- Quando alguém reclamar que não tem refrigerante em casa, da marca x ou y mostre-lhe a criança que chocou o mundo que aparece bebendo a urina de um animal, para matar a sede.

- Quando alguém ou você mesmo reclamar que é muito difícil servir a Deus, que nem sempre temo disposição para O louvar através de hinos; que é complicado levantar a voz em oração, convém mostrar, ler, pensar nos milhares de cristãos que estão perdendo tudo o que têm materialmente, que estão em risco de perder sua vida simplesmente porque querem seguir a Jesus Cristo.

Dando mais, comprando menos e mostrando mais exemplos é a melhor forma de aprendermos a ser mais gratos com o muitíssimo que já temos e nos livrarmos de um coração rabugento e queixoso:
"Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse." (Jud 1:16)


Alguns textos para meditação:
"Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;" (Ef 5:20)
"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças."  (Filip 4:6)
"E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." (Col 3:17)
"Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;" (Col 4:2)
"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (1Tess 5:18)
"ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;" (1Tim 2:1)


E ENTÃO, VOCÊ JÁ AGRADECEU HOJE ?


0 comentários:

Enviar um comentário

Seus comentários são importantes para o blog. Deixe sua apreciação negativa ou positiva, mas não seja neutro.

Reservo-me no direito de não publicar comentários anónimos, caso entenda como necessário ou qualquer outro tipo de comentários que saia da orientação do blog.
Qualquer tipo de comentários que traga linguagem abusiva ou ofensiva de igual modo serão descartados.