"Desde o Princípio Até Ao Fim Do Ano" - Reflexão Em Final De Ano


"Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales: da chuva dos céus beberão as águas; terra de que cuida o Senhor vosso Deus: os olhos do Senhor vosso Deus estão sobre ela continuamente, desde o princípio até o fim do ano." (Dt. 11:11,12).

INTRODUÇÃO:
Diante de nós está um novo ano. Se por um lado ficamos felizes por termos chegado ao fim deste, por outro sempre pensamos o que nos aguarda, trará o amanhã ou o próximo ano. Cada dia é pois um desafio à nossa pessoa.

A NECESSIDADE DA CERTEZA NAS PROMESSAS DE DEUS
"...a terra que passais a possuir..."
Esta foi uma certeza dada ao povo de Israel, que infelizmente pelas mais diversas razões, mas principalmente pela incredulidade dos corações, nem todos possuíram a terra.
Perante as promessas de Deus, não se deixe abalar pela incerteza, viva cada dia crescendo na confiança em Deus. Se na verdade podem existir dúvidas em nossas mentes e corações quanto ao dia de amanhã, nosso coração deve estar seguro que Deus está sobre nós, ou seja, Ele é maior que qualquer dúvida, ansiedade e dificuldade.
Assim como Deus foi a razão pela qual o povo herdou a terra prometida, apesar de todas as dificuldades existentes ao longo de uma caminhada de 40 anos, do mesmo modo, devemos estar cientes que as lutas não faltarão, porém Deus é maior.
"Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo." (I Jo.4:4)

A CERTEZA QUE DEUS CUIDARÁ DE NÓS
“...os olhos do Senhor vosso Deus estão sobre ela continuamente.”
Deus prometeu cuidar da terra, a qual o povo iria herdar. Este cuidado de Deus duraria o ano inteiro. Cremos também que "...até aqui nos ajudou o Senhor" (1Sm 7.12), assim como durante este novo ano Ele continuará a fazê-lo, pois "...Deus é Fiel..." (2Cor 1.18, 2Tess 3.3, 2Tm 2.13)
Se Deus cuida de sua criação é certo que o Senhor cuidará muito mais do seu povo de seus filhos.

26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? (Mt.6.26,30)Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mt.6:34)

Assim como os olhos do Senhor estariam sobre a terra, há uma promessa que os olhos do Senhor estão sobre os seus fiéis.
"Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; Mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal." (I Pd.3:12)

O povo de Israel podia estar seguro de que Deus lhes iria proporcionar as condições para habitarem na terra que Ele mesmo havia prometido.
Assim como não haveria seca, pois Deus sempre enviaria a chuva, podemos nós ter esta mesma confiança. Só haverá seca em nossa vida e nossa alma, se permitimos que assim seja, pois da parte de Deus a benção é certa.
O desejo de Deus é que possamos frutificar com as chuvas que Ele derrama sobre nossos corações e vida:
"Então a terra dará o seu fruto; e Deus, o nosso Deus, nos abençoará." (Slm.67:6)
"Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos," (Slm.92:14)
"Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto."  (Jr.17:7,8)

A NECESSIDADE DA OBEDIÊNCIA A DEUS E SUA PALAVRA
Guardai, pois, todos os mandamentos que eu vos ordeno hoje, para que sejais fortes, e entreis, e ocupeis a terra que passais a possuir; (Dt.11.8)
Aqui deve sim, residir a nossa preocupação - Em nossa fidelidade a Deus. Não devemos duvidar de Deus e Suas grandiosas promessas, mas de nós próprios.
A cada momento que passa, devemos rogá-Lo que nos capacite, dê a força necessária e sabedoria afim de que sejamos achados fiéis (2Pd 3.14).
Não há dúvida que sermos fiéis a Deus é um grande desafio nos tempos que correm. A bênção de Deus é sempre o resultado de nossa obediência a Ele.

LUTAS, PROVAS E VITÓRIAS
“...é terra de montes e de vales...”
Assim como na terra de Israel, há a certeza que haverá em nossas vidas altos(montes) e baixos(vales), porém que jamais falte a chuva, a benção de Deus sobre nossos corações e vida.
Que seja um ano de muito trabalho, mas de muito fruto, de muita vitória. Isso certamente depende do empenho, dedicação e consagração de cada um.
Deixando que o Senhor trabalhe em nós, seremos com certeza, mais amáveis, mais tratáveis, mais amigos, mais unidos.
OBJECTIVOS
Não precisamos "entrar com o pé direito" neste novo ano, precisamos entrar sim, com o coração direito, recto diante de Deus:
"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto."  (Slm. 51:10)
"Seja reto o meu coração nos teus estatutos, para que não seja confundido."  (Slm. 119:80)
"Faze bem, ó SENHOR, aos bons e aos que são retos de coração."  (Slm. 125:4)

Façamos um balanço, uma restrospectiva e introspectiva a este ano que tem passado, e vejamos o quanto poderíamos ser melhores e mais úteis na obra de Deus e uns para os outros.
Nós não podemos mudar muita coisa em pouco tempo, mas podemos ao longo do ano permitir que Deus trabalhe em nós afim de que sejamos bastante diferentes ao terminar este novo ano que se avizinha.

DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE E UM 2011 PRÓSPERO

Semelhanças Entre O Nascimento De Jesus E O Novo Nascimento


INTRODUÇÃO:

Desejava compartilhar convosco, esperando que sirva de bênção, este artigo, nesta época natalícia, quando o nascimento de Jesus é de forma intensa anunciado e falado, embora não haja base bíblica nem histórica, para afirmar que esta seja na verdade a época(Dezembro) do seu nascimento.
Espero que todos nós possamos considerar a mais célebre verdade espiritual: Se Jesus não tivesse nascido, nós nunca poderíamos ter nascido para Deus.


ELEMENTOS PRESENTES NO NASCIMENTO DE JESUS E EM NOSSO NOVO NASCIMENTO: 

1) A ALEGRIA
JESUS:
Quando Jesus nasceu, houve alegria nos céus:
13 E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: 14 Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. (Lc 2:13,14)

NÓS:
Quando alguém vem à salvação, nasce de novo, há alegria nos céus:
Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. (Lc 15:10)


2) PRESENTES
PARA JESUS:
Quando Jesus nasceu, recebeu presentes:
E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. (Mt 2:11)

PARA NÓS:
Quando nascemos de novo, recebemos bênçãos, dádivas, riquezas espirituais:
"Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,"  (Ef 1:7)
6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; 7 Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. (Ef 2.6,7)


3) A ACÇÃO E PODER DO ESPÍRITO SANTO
EM JESUS:
Jesus nasceu de forma sobrenatural, sem intervenção humana, sendo gerado pelo Espírito Santo de Deus:
18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. 20 E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; 25 E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus. (Mt 1:18,20,25)

EM NÓS:
O novo nascimento não é pelo poder do homem, mas sim pela intervenção divina:
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. (Jo. 3:3-6,8)


4) A HUMILDADE
EM JESUS:
Jesus Cristo, sendo humilde, nasceu num lugar humilde:
E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. (Lc 2:7)
"Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis."  (2Cor 8:9)
"E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz."  (Flp 2:8)

EM NÓS:
Tem de haver humildade e reconhecimento de nossos próprios erros, pecados e fracassos
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR, (At 3.19 comp. Prov 28:13; 19:11)


5) FUGIR PARA SOBREVIVER
JESUS:
Jesus quando nasceu teve que ser levado para o Egipto para não ser morto
13 E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. 14 E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito. (Mt 2:13,14)

NÓS:
Depois do novo nascimento, necessitamos fugir do mundo para não morrer
15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1Jo 2.15-17)


AGRADECIMENTOS:
Mais uma vez agradeço à minha grande amiga Débora sua paciência para comigo em trabalhar na imagem deste artigo. Visite seu blog AQUI

Neste Natal Quero Ser Como Maria, Mãe de Jesus - Nove Bem Aventuranças


INTRODUÇÃO:

De uma maneira ou de outra, sempre trazemos em nós, o reflexo da influência de alguém e se assim é,  é bom termos pessoas de carácter e testemunho ao nosso redor. Tais pessoas, são escolhidos e acolhidas por nós, possuindo em nosso coração um lugar especial e sem dúvida  tornam-se um exemplo de vida, de fé e de coragem.
Irei tecer alguns pensamentos sobre Maria, como alguém que viveu muito perto de Jesus pois estava lá quando Ele nasceu, era sua mãe, por força das circunstâncias tinha que lá estar(perceberam?) e acompanhou Jesus até à cruz. Era sem dúvida uma pessoa muito especial!
Ao contrário do que talvez muitos pensam, os cristãos evangélicos, ou protestantes como nos costumam apelidar, apreciam, amam e admiram Maria, mãe de Jesus.
Mas que mulher tão especial foi Maria? O que a torna tão especial? Maria não era uma mulher, humanamente falando diferente das demais. Era uma jovem como tantas outras, em muitos aspectos  porém com certas qualidades. E foram estas qualidades e virtudes que levou Maria a ser escolhida por Deus, para tornar-se mãe de Jesus.
Será que nós hoje não poderemos imitar Maria em sua forma de ser e proceder? Estou certo que sim!
Que tipo de pessoa era Maria, o que fez e disse e de que forma pode ser um exemplo para nós?


MARIA FOI BEM-AVENTURADA, PORQUE...

1) ERA UMA SERVA DE DEUS, HUMILDE E PERMITIA QUE A PALAVRA DE DEUS SE CUMPRISSE EM SUA VIDA
Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. (Lc 1.38)
Porque atentou na baixeza de sua serva (Lc 1.48)
Nós também podemos ser como ela! A humildade de Maria não estava relacionada ao seu nível sócio-económico, ou até intelectual, mas sim a uma disposição de coração e de espírito. 
Será que estamos dispostos a dizer a Deus como Maria: Faça-se a Tua vontade na minha vida! Maria estava aberta à vontade de Deus. Independentemente do plano que Deus tinha para sua vida, ela estava disposta a aceitar isso, como mandamento.
Por vezes somos capazes de ouvir o que os outros nos dizem, mas não somos capazes de ouvir o que Deus nos quer dizer. Devemos como Maria ser humildes, pensar e interrogar-nos: 
"Eu sei que não sou nada, não mereço nada de Deus, mas o que Deus quer de mim? Será que Deus está interessado numa pessoa como eu?"
O jovem Samuel respondeu a Deus: "Fala porque o teu servo ouve" (1Sm. 3.10)
Isaías disse: "Eis-me aqui, envia-me a mim" (Is. 6.8)
Afim de que sejamos como Maria temos que ser humildes e deixar Deus falar, deixando de lado nosso orgulho, razão, vontade, dando lugar à vontade de Deus. 
Maria considerava-se uma serva de Deus e Deus aprovou isso. Para sermos alcançados por Deus temos que estar dispostos a servir a Deus naquilo que Ele manda. Maria fez isso. E nós?


2) FOI ESCOLHIDA POR DEUS AFIM DE JESUS SER GERADO EM SEU VENTRE
"Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus."  (Lc. 1.30)
Nós também podemos deixar que Jesus seja gerado dentro de nós. Cristo precisa e quer nascer em cada um de nós.
A palavra de Deus nos mostra que nós por meio de Jesus Cristo somos agraciados com a Salvação de Deus.  Na verdade, o desejo de Jesus é nascer em cada coração e vida. Tantas pessoas estão tão perto da verdade, porém falta-lhes darem lugar a Jesus Cristo, para que Ele possa nascer e permanecer em seus corações.
Paulo diz: "Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;"  (Gl.4:19)
Maria achou graça aos olhos de Deus, e nós também podemos achar! Que possamos dar lugar para que Jesus possa nascer dentro de nós.


3) FEZ PARTE DA FAMÍLIA DE JESUS
E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe. E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. (Mt. 12.46-50)
Pode até parecer estranho, esta ordem de pensamentos, afinal como acontece com qualquer filho, é ele que incorpora a família e não o contrário. Porém Jesus não era um filho qualquer, era o Filho de Deus.
Jesus mostra neste texto que Ele não estabelece nenhuma relação especial com Maria e seus outros irmãos por serem família sanguínea, terrena. Jesus pretende elevar aqui a condição especial e espiritual. 
Há uma família muito mais excelente do que a  família terrena. Embora para com esta tenhamos determinados deveres - Deus assim deseja!
Jesus sempre respeitou seus pais e era-lhes sujeito: "E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito..."  (Lc.2:51), porém nunca deixou de priorizar os mandamentos e a vontade do Pai celestial.
E quando o viram, maravilharam-se, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que fizeste assim para connosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. E ele lhes disse: Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai? (Lc. 3.48,49)
“Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui connosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.” (Mc. 6.3)
“Porque nem mesmo seus irmãos criam nele.” (Jo. 7.5)
Enquanto os seus irmãos terrenos não criam em Jesus e envergonhavam-se d'Ele, Jesus jamais se envergonha da sua família espiritual. Ele não se envergonha de seus irmãos(família espiritual):
"Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos," (Hb. 2:11)
O desejo de Jesus é ampliar sua família. Jesus apresenta aqui uma nova espécie de parentesco, que é de natureza espiritual.
"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;"  (Jo. 1.12)
Jesus chama de irmãos a seus discípulos:
Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia, e lá me verão. (Mt. 28.10 comp. Jo.20.7)


4) RECONHECEU QUE A ORDEM DE JESUS ERA MAIS IMPORTANTE DO QUE A SUA.
"Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser."  (Jo. 2:5)
A quem damos mais valor? A Jesus ou a Maria?
Se queremos ser como Maria, teremos que exactamente fazer como ela fazia. Colocava a ordem e vontade de Jesus em primeiro lugar. Maria compreendia bem o seu lugar diante de Jesus, que era seu filho terreno, mas que em primeiro lugar era o Filho de Deus.


5) NÃO SE IMPORTOU DE SER MALTRATADA, PASSAR POR INFÂMIAS, POR JESUS.
Até José pensou em deixá-la.
"E, projectando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;"  (Mt. 1.20)
Maria estava disposta a passar por uma má reputação para que a vontade de Deus fosse feita em sua vida. Ela podia ser expulsa da casa de seus pais. Ela não estava casada, mas sim desposada, ou seja, prometida a José.
"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo."  (Mt. 1.18 comp. Lc. 1.27)
Maria negou-se a si mesma, para fazer a vontade de Deus. Ela sujeitou-se a passar por vergonhas. Ela estava sujeita até a ser morta, pela infâmia que era uma mulher prometida ter um filho de outro homem, que não o seu noivo.
O próprio Jesus foi(segundo se pode entender) chamado filho da prostituição:
"Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus."  (Jo. 8.41)
Outra tradução diz: “...Nós não somos bastardos.”
Quantas pessoas têm sido desprezadas, injuriadas, perseguidas e até mortas por Jesus?
Alguém afirmou: A salvação não tem preço, (porque foi paga por Jesus) mas aceitar a salvação exige de nós, tudo aquilo que temos. Jesus certa vez disse:
"...Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me."  (Mc. 8:34)
"Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me."  (Lc. 9:23)
Maria expôs-se a a estes perigos, será que nós estamos dispostos?


6) O QUE ELA OUVIA A RESPEITO DE JESUS, GUARDAVA EM SEU CORAÇÃO
“Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.” (Lc 2.19)
“Ela guardava todas as coisas no seu coração” (Lc 2.51)
Das poucas ou muitas vezes que durante esta época ouvimos falar de Jesus, o que fazemos pois com estas informações que ouvimos?
Pilatos perguntou à multidão: "Que farei de Jesus, chamado Cristo?" (Mt. 27:22) Pilatos não sabia o que fazer com Cristo, e nós, sabemos?
Espero que possamos guardar a Palavra de Deus em nossos corações e que esta possa produzir vida em nossas vidas.


7) RECONHECEU QUE SÓ JESUS ERA DIGNO DE ADORAÇÃO
"E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra."  (Mt. 2:11)
Devemos ser reconhecedores que mesmo sendo aquilo que somos e feito aquilo que façamos, somente Jesus é digno de ser adorado e exaltado.
Maria reconhecia que Jesus é que era o Senhor, e ela apenas uma serva humilde de Deus. A virtude não estava em Maria, mas em Deus que a escolheu. Logicamente que ela tinha grandes qualidades, mas não há dúvida, como já vimos, que por ser humilde, não via em si estas qualidades e estes atributos.
Os presentes são para Jesus, não para Maria!
A adoração é para Jesus, não para Maria!
O nosso coração deve ser para Jesus, não para Maria!
A nossa oração deve ser para Jesus, não para Maria!


8) SUA ALEGRIA ESTAVA EM DEUS
E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; (Lc. 1.47)
Maria alegrava-se em Deus. Quantas pessoas estão alegres pensando apenas nas coisas materiais que esta época pode trazer?
Tudo isso é em vão. Possamos fundamentar a nossa alegria, no melhor presente que podemos ter neste natal - Jesus Cristo.


9) RECONHECEU JESUS COMO SEU SALVADOR
E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador; (Lc. 1.47)
Jesus foi chamado de Jesus porque: “...porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mt.1:21)
"Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor."  (Lc.2:11)
"E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo."  (Jo.4:42)
A palavra de Deus mostra que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus(Rm 3.23), e isso portanto inclui Maria.

CONCLUSÃO:
Não há dúvida que pelo facto de Maria ser escolhida por Deus para carregar em seu ventre Jesus Cristo, ela é uma mulher bem aventurada.
“Pois eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc. 1.48)

Não somente podemos ser como Maria, como até mais bem aventurados do que Maria: 
“E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.” (Lc. 11.27,28)
Jesus aqui revela que pelo que ouvirmos a palavra de Deus somos mais bem aventurados do que Maria.

AGRADECIMENTOS:
Desejo deixar registados meus agradecimentos a minha amiga Débora a bonita imagem no tópico desta mensagem. Visite seu blog AQUI

Neste Natal, Não Tire Férias


Tenho visto alguns amigos no facebook, twitter, orkut e até nos blogs anunciarem férias e até acho que são merecidas, não estivesse eu a escrever para vós.(risos).
Não me entendem mal, não sou contra as férias nem contra o natal. Acho que ambos fazem bem quando são usados mas não abusados, lembra do que Paulo disse? Use mas não abuse, é isso mesmo!

Gostaria apenas de dizer que há coisas na época de Natal que não deve entrar em férias, por exemplo:

a) NÃO TIRE FÉRIAS DE SEU TEMPO DE ORAÇÃO
"De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz."  (Salmos 55:17)
"Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!"  (Salmos 19:14)

b) NÃO TIRE FÉRIAS DE SUA PORÇÃO DIÁRIA DAS ESCRITURAS
"Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite."  (Salmos 1:2)
"Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos."  (Salmos 119:15)
"Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra."  (Salmos 119:148)

c) NÃO TIRE FÉRIAS DE SUA VIDA CONGREGACIONAL
"Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo."  (Salmos 27:4)
"O meu louvor será de ti na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem."  (Salmos 22:25)
"Louvar-te-ei na grande congregação; entre muitíssimo povo te celebrarei."  (Salmos 35:18)
"Exaltem-no na congregação do povo, e glorifiquem-no na assembléia dos anciãos."  (Salmos 107:32)

d) NÃO TIRE FÉRIAS DA COMUNHÃO COM SEUS OS IRMÃOS EM CRISTO
"Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação."  (Hebreus 2:12)

e) NÃO TIRE FÉRIAS DE SUA FAMÍLIA
Nossa família também deverá merecer neste tempo de férias e de algum repouso um pouco mais de nossa atenção. Por esta razão se está de férias não dê férias à sua família. Àqueles que seguem a Jesus consigo ou não apenas aproveite esta época e siga o conselho que Jesus deu ao ex endemoninhado:
"...Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o SENHOR te fez, e como teve misericórdia de ti."  (Marcos 5:19)

CONCLUSÃO:
Espero que este final de ano seja muito relaxante, porém não se esqueça que: Mesmo em tempo de férias não tire férias(desculpem-me a redudância).
Um bom Natal, Feliz Navidad e Merry Christmas desfrutando das mais ricas e maravilhosas bênçãos de Deus. Aproveite as férias, se for o caso e faça um balanço em estilo de reflexão de como foi o ano de 2010 em vários aspectos: espiritual, profissional, pessoal, familiar, etc.

O QUE NECESSITA MELHORAR, MELHORE; NO QUE ERROU APRENDA

[Reflexão] Um Cão Especial, Mas Incompreendido - Prepare-se Para A Incompreensão


]Fonte[
Um açougueiro estava em sua loja e ficou surpreso quando um cachorro entrou. Ele espantou o cachorro, mas logo o cãozinho voltou. Novamente ele tentou espantá-lo, foi quando viu que o animal trazia um bilhete na boca.

Ele pegou o bilhete e leu:
- Pode me mandar 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor. Assinado.... Ele olhou e viu que dentro da boca do cachorro havia uma nota de 50 Reais.
Então ele pegou o dinheiro, separou as salsichas e a perna de carneiro, colocou numa embalagem plástica, junto com o troco, e pôs na boca do cachorro.

O açougueiro ficou impressionado e como já era mesmo hora de fechar o açougue, ele decidiu seguir o animal.
O cachorro desceu a rua, quando chegou ao cruzamento deixou a bolsa no chão, pulou e apertou o botão para fechar o sinal. Esperou pacientemente com o saco na boca até que o sinal fechasse e ele pudesse atravessar a rua.

O açougueiro e o cão foram caminhando pela rua, até que o cão parou em uma casa e pôs as compras na calçada.
Então, voltou um pouco, correu e se atirou contra a porta. Tornou a fazer isso. Ninguém respondeu na casa.
Então, o cachorro circundou a casa, pulou um muro baixo, foi até a janela e começou a bater com a cabeça no vidro várias vezes.
Depois disso, caminhou de volta para a porta, e foi quando alguém abriu a porta e começou a bater no cachorro.

O açougueiro correu até esta pessoa e o impediu, dizendo:
- "Por Deus do céu,o que você está fazendo? O seu cão é um gênio!"

A pessoa respondeu: - "Um gênio? Esta já é a segunda vez esta semana que este estúpido ESQUECE a chave!!!"

Moral da História:
"Você pode continuar excedendo às expectativas, mas para os olhos de alguns, você estará sempre abaixo do esperado".
Qualquer um pode suportar a adversidade, mas se quiser testar o caráter de alguém, dê-lhe o poder.

Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:
- Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic.
- Quem conhece os outros é inteligente.
- Quem conhece a si mesmo é iluminado.
- Quem vence os outros é forte.
- Quem vence a si mesmo é invencível!!

Fonte: Recebido por email

E você, já passou por alguma momento de falta de compreensão? Quer compartilhar connosco seu testemunho? Faça-o aproveitando o espaço dos comentários.

Muda-se o Coração, Mudam-se As Vontades

]Fonte[
INTRODUÇÃO:
Há bem pouco tempo assisti um documentário: "Mais Luz Sobre o Coração". Este documentário, como o próprio nome indica, traz algumas e as mais recentes descobertas sobre transplantes de coração e seus efeitos pós operatórios.
O mais interessante de destacar é que alguns cientistas(cardiologistas e neurologistas), estão começando a descobrir uma ligação muito directa entre o coração e o cérebro. Vão até mais longe, afirmando que o coração tem um tipo de cérebro. Admirado? Também eu!
Um dos testemunhos que são relatados neste documentário é de um homem transplantado que após a operação tornou-se um homem totalmente diferente. As duas grandes mudanças ocorreram nas seguintes áreas:
-Antes ele era do tipo "macho men", tornando-se extremamente dócil, amável e carinhoso para sua esposa, e...
-Antes ele não era um homem voltado à escrita, porém depois tornou-se um verdadeiro poeta. E o mais impressionante, da noite para o dia, literalmente.
Foram estudar a origem e quem era o doador e chegaram à conclusão que tal coração pertencera a um homem que morreu até bastante novo e que era um poeta e um romântico, no verdadeiro sentido da palavra, ainda os há, eu sou testemunha disso(risos).

APLICAÇÃO ESPIRITUAL
Isso levou-me a reflectir nas seguintes palavras das Escrituras:
26 "E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. 27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.(Ezequiel 36:26,27)

Sem dúvida que quando nosso coração é transformado pelo poder de Deus e sofremos este "transplante espiritual", começamos a viver uma nova forma de vida, não só em relação a Deus, mas também em nossos relacionamentos inter-pessoais. O desejo de Deus ao produzir tal operação em nós, passa por nos tornarmos pessoas inclinadas à prática de Sua vontade.
Paulo, o apóstolo, faz uma réplica sobre esta realidade aos irmãos de Coríntio dizendo:
"Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração."  (2 Coríntios 3:3)
Ou seja, a Lei de Deus não deveria ser mais como uma coisa fria e formal, mas algo que acaba por ter o sopro de vida em nossas vidas e corações.
Paulo também diz:
"O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica."  (2Coríntios 3:6)
Isso, claro está, acontece pela acção do Espírito Santo de Deus na vida do salvo. É Ele que nos faz lembrar as palavras que temos ouvido e conhecido:
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito."  (João 14:26)

O Salmista afirmou: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."  (Salmos 119:11)
De que maneira precisamos de um coração capaz de reter as Palavra que nos traz vida para as nossas vidas:
"O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida."  (João 6:63)

Jesus demonstrou que nosso maior problema está em um coração envelhecido e estragado pelo pecado, pois "...do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias."  (Mateus 15:19)
Somente passando pelo "transplante" divino é possível sermos transformados pela renovação do nosso entendimento e entendermos qual a vontade de Deus para nossa vida. (Rm.12.2)
Querer mudar de vida sem uma mudança de coração não é mais do que uma simples camada de verniz sobre uma peça de mobiliário envelhecido que necessita de um tratamento muito mais profundo e restaurador.
Alguns filósofos e outros que pertencem à classe freudiana & Cia, dizem que o problema não está no indivíduo mas à volta dele. Ou seja, se formos capazes de criar um ambiente perfeito, para que, por exemplo, uma criança se desenvolva, esta será a mais perfeita das criaturas.
No entanto, não é isso que a Palavra de Deus diz(prefiro ficar com esta), antes pelo contrário:
"...a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice,..."  (Gênesis 8:21)
Não é difícil chegar a esta conclusão, ou será?!

EU NASCI ASSIM E PORTANTO...

O homem de coração transformado por Deus, não há dúvida que muda em seus hábitos, em sua forma de viver, de estar, de pensar e até de falar. O seu prazer é outro, o seu alvo mudou e isso é o que chamamos de CONVERSÃO - MUDANÇA DE SENTIDO.

Deus faz aquilo que a psicologia, a filosofia, a auto-ajuda, as organizações eclesiásticas jamais conseguirão. Deus muda o homem do seu mais profundo interior até ao seu exterior. Isso é conseguido pelo poder da Palavra de Deus. Só mesmo a Palavra de Deus pode chegar tão fundo:
"...a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."  (Hebreus 4:12)

Não há dúvida que existe determinados factores que nos podem influenciar e levar a ser quem somos. Dentre os mais fortes, destaco:
-O meio onde nascemos
-Questões genéticas herdadas
-A formação/Educação que recebemos

Todavia e apesar disso, creio que nada disso poderá ser mais forte que a acção de Deus sobre nossa vida e coração. Se assim, não fosse, como minhas atitudes egoístas e egocêntricas entre outras coisas poderiam ser condenáveis por Deus, haja vista eu talvez as ter herdado dos meus pais e não devo por isso ser condenado? Mas sinto-me pela PALAVRA DE DEUS! Graças a Deus por isso, pois este sentimento me tem trazido mudança de vida.
Richard Dawkins escreveu um livro: O gene egoísta onde ele procura defender, ao que me parece esta teoria.
Não faz muito tempo que li a notícia que, alguns cientistas suecos haviam descoberto que a infidelidade masculina tem causas genéticas (Leia a notícia). Ora isso à luz da Palavra de Deus é completamente descabível e absurdo. Isso é apenas uma forma moderna de fugir do antigo problema do Homem - O PECADO. E da Única Solução - DEUS. Volto a lembrar o seguinte texto:
"O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más."  (Mateus 12:35)
Há pessoas, inclusivé até crentes, que gostam de afirmar, referindo-se a atitudes desajustadas ao título que fazem questão de levantar(cristãos): "Eu sempre fui assim" 
Ora isso de maneira nenhuma é desculpa diante de Deus para que não haja mudanças. O foco não deve estar em "Eu sou assim!", mas: "Eu quero permanecer assim?" 
Não é verdade que nós, como filhos de Deus, acreditamos no que diz a Palavra de Deus? E o que dizer do texto:
"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (2Coríntios 5.17)

CONCLUSÃO:
Concluo dizendo que todos nós temos a oportunidade de mudar, mesmo que estas mudanças aparentem ser difíceis. Mas lembre-se difícil não é impossível. Deus pode todas as coisas, pois para Ele nada é impossível. Deixe que Deus mude seu coração e então o milagre acontecerá. Aceita o desafio?
E você prezado amigo, terá alguma experiência pessoal que gostaria de compartilhar connosco daquilo que Deus tem feito em você e de que forma Ele o tem transformado? Aproveite o espaço dos comentários.

Se gostou deste artigo considere a possibilidade de receber  outros artigos em sua caixa de email. Subscreva Reflexões Bíblicas.

Saindo Do Egipto - Cuidado Com as Imitações Parte 3-3

]Cavaleiros de Faraó Perecendo No Mar Vermelho - Gustave Doré[
ENTÃO toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite. 2 E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto! 3 E por que o SENHOR nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito? 4 E diziam uns aos outros: Constituamos um líder, e voltemos ao Egito. (Nm. 14.1-4)

Não fosse a misericórdia de Deus e a mediação de Moisés, o povo seria totalmente destruído naquele dia (Nm. 14.11-19)
Como alguém com muita propriedade afirmou: "O povo saiu do Egipto, mas o Egipto não saiu do povo"
Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos. (Nm. 11.5)

Uma mente carnal, um coração vazio e uma alma sedenta de Deus sempre dirá algo do tipo: "Ai se eu não fosse crente", "ai se não fosse o pastor", "ai se não fosse a igreja eu fazia, eu podia, eu fazia..."
Isso claramente demonstra aquilo que diante de Deus a pessoa já fez. Jesus falou que o pecado não está apenas na consumação deste acto, mas pecamos mesmo através  doo próprio desejo de ter, adquirir, algo que sabemos à partida que consiste numa violação dos mandamentos divinos.

Assim como Deus concedeu um rei ao povo de Israel(leia o artigo) e este serviu apenas para aumentar os problemas e as desgraças do povo, do mesmo modo Deus concedeu e atendeu ao desejo dos israelitas concedendo carne que serviu para morte:
"Quando a carne estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, se acendeu a ira do SENHOR contra o povo, e feriu o SENHOR o povo com uma praga mui grande."  (Nm. 11:33)
13 Porém cedo se esqueceram das suas obras; não esperaram o seu conselho. 14 Mas deixaram-se levar à cobiça no deserto, e tentaram a Deus na solidão. 15 E ele lhes cumpriu o seu desejo, mas fez definhar as suas almas. (Slm. 106.13-15)

A história de Balaão também demonstra esta mesma realidade de insistir, teimar com Deus, sobre algo para o qual já temos resposta.
É muito mau, quando o passar do tempo nos faz cair no esquecimento da vida miserável que vivíamos longe de Deus. Nós que temos sido libertos do mundo, em suas práticas e modo de vida, não devemos esquecer o quão escravos éramos do pecado, de satanás e até de nós mesmos:
8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. (2Pd. 1.8,9)

O problema da igreja são sempre aqueles que não nasceram de novo, mas estão bem misturados, como aconteceu com o povo de Israel:
"E subiu também com eles muita mistura de gente, e ovelhas, e bois, uma grande quantidade de gado."  (Êx. 12:38)
Em determinada ocasião Paulo falou que é necessário que surja este tipo de pessoas, para que os verdadeiros, os fiéis, se manifestem.
"E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós."  (I Coríntios 11:19)
Sem dúvida que desta geração incrédulo, murmuradora, apóstata, destacou-se Josué e Calebe.
Quantas vezes este povo murmurou e deixou que o desejo de seu coração o levasse à destruição. A cegueira era tal que o relato bíblico deixa trespassar a ideia de que eles até haviam se esquecido que foram anteriormente escravos. Tal era tamanho desejo.
Não há dúvida que aquilo que eles ambicionavam era tão fraco relacionado com a liberdade que Deus os estava concedendo, mas mesmo assim blasfemavam de Deus e de Moisés.
Paulo, na primeira carta de Corintios 10.1-11, revela os perigos de nós enveredarmos pelo caminho de imitarmos os israelitas. O apóstolo destaca o seguinte:
"Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso,..." (vers.11), Ou seja, convém NÃO IMITAR !!

CONCLUSÃO:
Meu desejo é que nós como Igreja de Cristo não caiamos na tentação de procurar imitar aquilo que faz parte do modo de vida do mundo ou mesmo que fazia parte da nossa velha vida. Pergunto:
Será que a Igreja de Jesus Cristo não tem alternativas a apresentar a um mundo e a um povo que não tem esperança e alegria de viver?
Se a nossa resposta passa apenas por uma imitação rasca e fraca daquilo que o mundo tem, minha pergunta é a seguinte: Porque as pessoas deixarão o original(o mundo) e apegar-se-ão à imitação(da "igreja")? Que Deus tenha misericórdia de nós!

2
 Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus. 3 Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias; 4 E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós. (1Pd. 4.2-4)


LEIA OS ARTIGOS ANTERIORES DESTA SÉRIE:
1ª Parte - ACAZ
2ª Parte - UM REI

O Meu Querer - Paulo César Baruk



Letra:

Cada vez que eu abrir a minha boca
Cada vez que eu olhar na direção de alguém
Cada vez que, passo a passo, eu chegar em algum lugar
Seja a tua voz, sejam teus olhos, sejam os teus pés

Cada vez que eu tocar num rosto em pranto
Cada vez que eu fizer o que já não se faz
Cada vez que, em silêncio, eu doar a outra face
Sejam Tuas mãos, seja Tua graça e o teu amor

Eu quero te servir, eu quero te obedecer
Viver tua vontade, refletir tua verdade
Te honrar com minha vida, em tudo te adorar
Mestre, amigo, amado Jesus
Esse é o meu querer.

Cada vez que eu tocar num ombro amigo
Cada vez que eu fizer o que já não se faz
Cada vez que, em silêncio, eu doar a outra face
Serei tuas mãos, venha tua graça e o teu amor

O Que Pregaram? A Bíblia(risos)!

]Fonte[
Certo dia travei uma conversa com uma pessoa, que acabara de vir, ao que parece, maravilhada d'um culto. Dizendo mais ou menos assim:
         - "O culto hoje foi uma benção".
Então pensei eu, ignorantemente, e retruquei:
         - "Sobre o que foi que o pastor pregou?"
A pessoa olhou para mim, quase como surpreendida pela pergunta, como se a pergunta não fizesse qualquer sentido naquela conversa, e respondeu:
         - "Sobre a Bíblia". Soltando um leve sorriso nos lábios
Bom...nossa conversa ficou por aí.

Entendemos a gravidade da declaração?!
Pregar a Bíblia, é algo bonito de se ouvir, mas torna-se demasiadamente vasto, comparativamente aquilo que é o desejo de Deus para nós. Há pessoas que querem conhecer tudo sobre a Bíblia, mas nem se dão ao trabalho de estudar um versículo por dia.

Deu para perceber duas coisas, do exemplo relatado acima:
1) Ou a exposição foi do tipo: "Fast Food", ou
2) A pessoa que ouviu não estava "nem aí", para a Palavra

Creio até tratando-se de um caso que conheço pessoalmente, haja uma mescla dos dois pontos supracitados, ou seja: há pouco interesse na Palavra por parte de quem prega, assim como há um enorme desinteresse de quem ouve.

Então pergunto: O que houve de tão interessante naquele culto, para que tal pessoa o considerasse uma benção?
a) Provavelmente, houve "gritos de júbilo", muita festa, muito louvor, muito "mexe-mexe" e, 
b) Não houve uma palavra de conscientização

Isto é deveras interessante perceber, na medida em que se não houver uma pregação expositiva, as pessoas certamente irão voltar seus olhos e colocar o foco do culto em outra coisa qualquer.
O que as pessoas hoje necessitam, como sempre necessitaram, é uma alternativa ao modus vivendi, uma contra-cultura à cultura, ao modo de vida do mundo e no mundo.
As pessoas precisam de uma mensagem de resgate e uma clara exposição e clarificação de suas posições diante do Deus Santo. É urgente que se grite bem alto: "Salvai-vos desta geração perversa."  (Atos 2:40)

O Evangelho não passa por um questão de sentir-me bem ou mal, muito antes pelo contrário; quando recebo a Palavra ela deverá sempre vir no sentido correctivo, instrutivo e preventivo.
A Palavra de Deus nos foi conferida afim de preencher a lacuna da falta de conhecimento que nós, humanos, temos de Deus:
"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;"  (II Timóteo 3:16)

As pessoas não têm encontrado uma satisfação nas Escrituras, porque dela não se alimentam. Isto é óbvio e fácil de entender. Não porque as Escrituras não tenha poder para as satisfazer.
As ovelhas estão magras e conseguem(por vezes) perceber isto, porém nem sequer se dão ao trabalho de comer. Está faltando, não apenas um compromisso da Igreja para com a Palavra, mas acima de tudo um compromisso pessoal em nossa vida devocional e em nossas casas como família.
Se olharmos para os Evangelhos, iremos perceber quanto tempo de seu curto ministério, Jesus "gastou" a pregar e a ensinar as pessoas. Lucas refere isto:

"FIZ o primeiro tratado, ó Teófilo, acerca de tudo o que Jesus começou, não só a fazer, mas a ensinar," (Atos 1.1)
A Igreja Primitiva, percebeu a importância da pregação:
"Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas,"  (Atos 20:20)
"E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo."  (Atos 5:42)

Muitas vezes colocamos os nossos olhos nos milagres que eram realizados na Primitiva Igreja, porém o segredo está em que eles "todos os dias...não cessavam de ensinar". Isto acontecia em qualquer lugar - No templo ou nas casas particulares. Eles remiam o tempo (Ef. 5.16)
É triste constatarmos que haja uma ignorância tão grande das Escrituras e as pessoas ainda são capazes de soltar um sorriso. Esta ignorância não passa por não ter oportunidade de esclarecimento ou de aprendizagem, mas simplesmente porque desejam continuar assim. Nunca a Palavra de Deus foi tão promulgada e espalhada, não concorda?
Tais pessoas não são capazes de serem diligentes quanto à vida espiritual, como o são em termos físicos e materiais, no entanto a Palavra de Deus nos alerta:
"Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;" (Romanos 12.11)

Atentemos para a seguinte passagem:
30 E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? 31 E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. (Atos 8.30,31)
O Eunuco não sabia, mas demonstrou interesse em conhecer mais da Palavra de Deus. É isso que está faltando em nossos dias - Interesse pela Palavra de Deus.
Vejo nesta passagem, como em tantas outras, um interesse de Deus em revelar-se a todo aquele que O Deseja conhecer mais e mais. O nosso problema não é falta de meios para conhecer, mas FALTA DE INTERESSE.


O Foco da Ignorância
Em países ditatoriais e comunistas havia um grande desejo de manter o povo na ignorância, para que assim este fosse controlado mais facilmente e creio que é isto que está acontecendo dentro de muitas congregações. Ao contrário daquilo que Salomão disse:
"E, quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria..."  (Eclesiastes 12:9).

Será mesmo que tais líderes religiosos, também vivem na ignorância das coisas espirituais e assim fazem jus ao ditado: "Quem dá o que tem a mais não é obrigado" ? Isso não são críticas senão constatações daquilo que apreendemos.
Creio ser de Spurgeon a seguinte afirmação: Já é tempo de deixar de entreter os bodes e alimentar as ovelhas"
"Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." (Atos 17.11)

Será que somos dos tais que simplesmente contenta-se em dizer que o culto foi uma bênção e nem sequer temos consciência da importância da Palavra no culto a Deus?

Seja bereano vá à Palavra, beba da Palavra, coma da Palavra, VIVA DA PALAVRA


Dica de Leitura(Artigo no Genizah):
9 Marcas de Uma Igreja Saudável, Mark Dever, Editora Fiel
Se deseja conhecer um pouco sobre este livro, aceda ao site Bom Caminho


Se gostou deste artigo considere a possibilidade de receber  outros artigos em sua caixa de email. Subscreva Reflexões Bíblicas

[Parceria] Blog: Esboçando Ideias - André Sanchez



Este blog tem o prazer de anunciar a seus leitores a parceria estabelecida com o blog de André Sanchez - Esboçando Ideias. Trazemos em primeira mão e ainda "quentinha" (risos) uma entrevista dada pelo mesmo e não outro.


1) Porque o título: "Esboçando Ideias"?
Quando comecei o Esboçando Ideias eu tinha em mente colocar artigos simples e diretos, para que as pessoas lessem de forma rápida e compreendessem bem a mensagem. É o que venho tentando fazer. Tento domar meus dedinhos para escrever sempre dentro deste objetivo. Às vezes consigo.

2) Quando nasceu este blog?
O Esboçando Ideias nasceu em Agosto de 2009. É uma criança de 1 ano e 4 meses.

3) Faça uma pequena apresentação, aos leitores, de quem é o André Sanchez
O André é um apaixonado pela Bíblia e por Jesus Cristo. Gosto muito de ensinar, vejo que esse é o meu principal dom. Sou apaixonado também por música, e por isso toco no grupo de louvor. Sou um aventureiro no mundo da Internet e dos blogs, mas quero avançar e fazer a palavra de Deus mais conhecida. Sou um cara bem agitado, não consigo ficar parado. Minha esposa acha que eu sou exageradamente dedicado a algumas coisas...já os defeitos, é melhor não descrever para não deixar a entrevista muito longa! rsrsrs

4) Que tipo de conteúdo podem os leitores encontrar no "Esboçando Ideias"?
No Esboçando Ideias o leitor vai encontrar artigos devocionais, apologéticos, que buscam trazer luz para desmascarar heresias, muito bom humor, vídeos selecionados, notícias, várias séries relevantes para os cristãos e muitas novidades para 2011. O diferencial do Esboçando Ideias é que o conteúdo da maioria dos artigos são exclusivos. Tem conteúdo novo e exclusivo todos os dias. Esse é o meu compromisso.

5) Quais os objetivos e planos futuros, se é que pode revelar, para o "Esboçando Ideias"?
O Esboçando Ideias vai continuar com a sua "pegada" simples, inteligente e objetiva e irá expandir suas "ideias" para os vários aspectos da vida do cristão. Dentre as novidades (vou revelar só uma senão perde a graça) estaremos postando uma série sobre o cristão e a sua responsabilidade ambiental. Ser cristão é influenciar a sociedade positivamente! Espere também muito mais humor para 2011! Que Deus nos ajude nesta obra!!

Muito obrigado irmão André Sanchez! Desejamos as maiores bênçãos!
Se ainda não conhecia o blog "Esboçando Ideias" faça já uma visita e será certamente abençoado.

Conselhos Aos "Derrotados"

]Fonte[
"Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;"  (II Coríntios 4:9)

INTRODUÇÃO:
Não há dúvida que uma das coisas mais dificeis de lidar é a Derrota. Esta provém de muitas fontes e de uma forma ou de outra o que importa é como lidamos com ela, como resultado final. Isso é que faz de nós pessoas realmente diferentes. Todas as pessoas têm derrotas, porém nem todas estão preparadas para vencer.
Aconselhar e acompanhar pessoas desencorajadas é com certeza um grande desafio para todos aqueles que foram chamados a este ministério. O melhor deste ministério é vermos os resultados positivos, as transformações na vida da pessoas.
Acredito num aconselhamento bibliocêntrico, portanto ainda creio que a Palavra de Deus é poder de Deus.
"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus."  (I Coríntios 1:18)

Gostaria de deixar alguns conselhos práticos, àqueles que acabam de vir de uma derrota:

1) NÃO SE ISOLE
Se a derrota é algo extremamente negativo, isolar-se certamente o acabará por afundar ainda mais. Sempre que a tentação de isolar-se lhe atacar, combata esta vontade. Olhando para o exemplo de Elias, vemos que ele depois de receber uma ameaça de Jezabel, deixou seu moço e foi-se. (1Reis 19.3,4)

2) NÃO RESUMA A VIDA AO COMER E DORMIR
Geralmente a inércia é uma das "actividades", que após uma derrota muitos se entregam. Ou seja, resumem a sua via ao mais básico e elementar. Isto é algo que deverá ser rejeitado.
Mesmo Jesus nos mostra, que algumas vezes tentou descansar, mas as obrigações e os deveres falavam mais alto. Há pessoas que chegam mesmo a abandonar suas responsabilidades familiares ao entregarem-se a este tipo de sedentarismo. Elias também tentou fazer isso mesmo, mas Deus tinha algo muito mais sublime. (1Reis 19.5-7)

3) NÃO DÊ OUVIDO A TODAS AS VOZES
Devemos na vida saber muito bem filtrar tudo o que ouvimos. A palavra de Deus nos ensina que somente as coisas importantes devem ser guardadas e conferidas em nosso coração.
"Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração."  (Lucas 2:19)
Um ditado diz: "Vozes de burro não chegam ao céu." Se dermos ouvidos a todo o tipo de comentários, apreciações que possam fazer a nosso respeito, dificilmente chegaremos a algum lugar. E chegar a um lugar é o que queremos, não é mesmo?

4) NÃO DEIXE DE FAZER ALGO
Este é com certeza o resultado do ponto anterior. Logicamente que após virmos de uma derrota não estamos a funcionar nas melhores condições, contudo mesmo que não esteja disposto a trabalhar a 100%, contudo nunca deixe de fazer algo proveitoso, tanto para si como para alguém que ama.
"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças,..." (Eclesiastes 9:10)

5) EVITE O SÍNDROME DA PERSEGUIÇÃO
Isto é algo que acontece com alguma frequência. Quando as coisas não correm de feição, ou mesmo muito mal, pensamos como diz uma determinada música: "Parece que o mundo inteiro se uniu para me tramar". No entanto maioria das vezes, o que acontecesse não passa por um enredo global contra si. Precisa de ver mais além.

6) NÃO QUEIRA CONTROLAR O MUNDO TODO
Após determinada pessoa sentir-se perseguida, o contra-ataque passa por vezes por um desejo, uma ânsia de controlar tudo e todos. Ora isso como compreendemos é completamente impossível. Você além de ter poucas forças, não as gaste em coisas como estas. Uma pessoa que deseja controlar tudo é alguém que não se consegue controlar a si mesma.
"Melhor, ... o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade."  (Provérbios 16:32)

7) NÃO QUEIRA MUDAR TUDO NUM SÓ DIA
A vida faz-se e constrói-se de pequenos gestos e o dia poderá exigir muito de si. No entanto creio que é muito importante tomarmos consciência que após uma derrota, um desânimo, uma frustração não querer-mo-nos reerguer num só momento. Há muita coisa que provavelmente ficou destruído, alguns sentimentos machucados, mas creia, tudo isso é possível de ser ultrapassado, no entanto não esqueça: Não num só dia!

8) NÃO SE DESILUDA EM DEMASIA CONSIGO
Pessoas desiludidas consigo mesmas, são pessoas fadadas à desgraça. A pessoa que deixa-se conduzir por este tipo de pensamentos cai num ciclo tremendamente vicioso, um poço sem fundo.
Não quero insinuar que em nós não deva haver o desejo de fazer mais e melhor, mas que devemos num processo de "recuperação", estar dispostos a encarar outras pequenas derrotas.
Olhando para o apóstolo Pedro, vemos este a ser recuperado aos poucos por Jesus, no entanto aquele ar compulsivo que lhe era próprio lhe trouxe alguns dissabores, no entanto ele tornou-se um homem tremendamente usado por Deus, creio que só perdendo em "destaque" e obra para o apóstolo Paulo.

CONCLUSÃO:
Só faz sentido falarmos em derrotados, pensando que existe o verso da moeda - Os vitoriosos.
As derrotas sempre também como um remédio à nossa doença da presunção, orgulho, soberba. Deus disse a Paulo que Seu poder se aperfeiçoava na sua fraqueza. Não olhe para a derrota como algo que o vai totalmente destruir, mas como um "match point", por onde você tem que passar para que aprenda a crescer tanto como humano, assim como homem de Deus
"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo."  (II Coríntios 12:9)